quinta-feira, 11 de março de 2010

Manjar de 3 chocolates com ginjinha

 

- 300 g de palitos de champanhe
- 250 g de chocolate negro
- 200 g de açúcar fino
- 150 g de manteiga amolecida
- 50 g de açúcar em pó
- 5 ovos
- 5 dl de natas
- 4 dl de Ginjinha (usei licor de cereja)
- 1 pau de canela
- Raspas de chocolate de leite q.b.
- Raspas de chocolate branco q.b.


 Num tacho, leve ao lume a Ginjinha de Óbidos com 50 g do açúcar e o pau de canela e deixe ferver até reduzir e evaporar o álcool. Retire do lume e deixe amornar. Pique o chocolate com uma faca, deite-o para uma tigela e leve a derreter em banho-maria. Retire do lume e deixe amornar. Noutra tigela, junte a manteiga com os restantes 150 g de açúcar e bata bem até ficar um creme liso. Adicione as gemas, uma a uma e batendo sempre, junte depois o chocolate derretido e bata bem. À parte, bata as claras em castelo, adicione ao preparado, envolva suavemente, junte também metade das natas e envolva novamente.
Numa taça ou tacinhas, coloque camadas alternadas de creme de chocolate e de palitos de champanhe demolhados na mistura da ginja, sendo que a última camada deve ser de palitos de champanhe. Leve ao frigorífico e deixe arrefecer.
Bata as restantes natas em chantilly com o açúcar em pó. Deite num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha pequenas rosáceas sobre os palitos de champanhe. Polvilhe com raspas de chocolate de leite e de chocolate branco e sirva decorado a gosto.


1 comentário:

Kiduxa disse...

Isto deve ser muita bom! Deve, deve!