domingo, 21 de novembro de 2010

Licores...

 ... de chocolate:

4 chávenas de água
2 chávenas de açucar
2 chávenas de vodka
100 gr chocolate para culinária
1 colher/chá de essência de baunilha

Num tacho leva-se ao lume a água com o açucar. Deixa-se ferver durante 10 minutos. Depois junta-se o chocolate, previamente derretido, aos poucos e mexendo sempre com um batedor de varas, mantém-se ao lume para apurar durante mais 5 minutos. Retira-se do lume, deixa-se arrefecer e depois de frio junta-se a vodka e a essência de baunilha. Coloca-se nas garrafinhas e espera-se pelo menos duas semanas até provar o resultado (se conseguirem aguentar-se, claro...).

... de chocolate com piripiri:
Prepara-se o licor de chocolate como na receita anterior e em vez da essência de baunilha junta-se uma colher de chá  bem cheia (ou mais, conforme o gosto) de piripiri em pó. 
Eu reservei cerca de 1/4 do licor de chocolate e foi nessa parte que juntei o piripiri, como é uma experiência, caso não corra bem, não se perde tudo...

Aqui estão eles a aguardar prova, o de chocolate na garrafa maior e o de chocolate com piripiri na garrafa mais pequena.

1 comentário:

Paula disse...

Parece-me excelente este licor. No entanto, fiquei com uma dúvida: a colher de piripiri é para a receita completa ou para 1/4 da receita?