domingo, 13 de dezembro de 2009

Entrecosto assado no forno

  
4 pedaços de entrecosto com ossos, temperados com sal, pimenta moida na hora, colorau, louro, sumo de limão e rodelas de laranja e limão.

Rega-se com um pouco de azeite, junta-se vinho branco e por cima põe-se umas nozinhas de manteiga ou margarina.
Vai ao forno a 180º durante mais ou menos uma hora.
Quando estiver quase assado juntam-se batatas q.b cortadas em cubos e uma cebola cortada em gomos.
Retira-se do forno e... hummmm

domingo, 6 de dezembro de 2009

Empadão

Sobras de carnes de cozido à portuguesa, picadas e refogadas com cebola, alho e tomate.
Arroz cozido com água e um caldo de legumes. (pode optar-se por fazer com puré de batata)

Unta-se um tabuleiro, deita-se metade do arroz, por cima a carne e finalmente uma ultima camada de arroz, pincela-se com gema de ovo e vai ao forno para alourar.
Acompanhar com uma salada verde.


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Açorda Alentejana de Bacalhau

Ingredientes:
  • 4 dl azeite
  • Vinagre e sal q.b.
  • 4 lombos de bacalhau
  • 400 gr de pão alentejano
  • 4 ovos
  • 2 litros de água
  • 6 dentes de alho
  • 1 molho de coentros

Açorda à Alentejana de Bacalhau
Preparação:

Num recipiente alto, coloque os coentros previamente lavados e escolhidos, os dentes de alho, o sal e o azeite. Com a varinha mágica triture muito bem todos os ingredientes até ficarem em papa.
Ponha água ao lume a ferver com um fiozinho de azeite, e coza o bacalhau durante mais ou menos 5 minutos.
Ponha ao lume uma caçarola com água e um pouco de vinagre. Quando a água estiver a ferver escalfe os ovos que irá utilizar na açorda. Logo que os ovos estejam no ponto, retire-os e coloque-os num recipiente com água fria, afim de parar a cozedura.
Coloque a papa dos coentros dentro de uma terrina, verta a água onde cozeu o bacalhau que deverá estar a ferver (se não quiser poderá juntar apenas água fervida, ou a água onde escalfou os ovos).
Rectifique de sal, introduza o pão alentejano cortado muito fininho, os ovos e o bacalhau.

A receita não é 'minha' e a foto também não... são daqui.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Douradas assadas no forno

Temperam-se as douradas com uma pasta feita com:
Sal e pimenta a gosto
colorau
alho picado (ou às rodelas)
um pouco de polpa de tomate
azeite
vinho branco


Dispõem-se as douradas num tabuleiro de ir ao forno, corta-se uma cebola em meias luas e meio pimento vermelho às tiras.
Mete-se no forno durante 30 minutos, no fim deste tempo juntam-se batatas cortadas em quartos a volta a ir ao forno mais uns 30 minutos.



Bon Appétit!

Codornizes na Actifry

6 codornizes
4 dentes alho
louro a gosto
sal e pimenta qb

Temperam-se as codornizes com sal, pimenta, o louro e o alho cortados em rodelas, regam-se com um fiozinho de azeite e com um pouco de vinho branco e programa-se a Actifry para 30 minutos de funcionamento, vai-se verificando se é necessário virá-las durante o tempo de preparação.




E como estava cheia de fome, esqueci-me de tirar fotos depois de prontas... dahhhh!

Broas de Mel e Erva Doce

125 gr. de Miolo de Noz
125 gr. de Mel
125 gr. de Açúcar
250 gr. de Água
125 gr. de Azeite
1 colher (de sopa) de Canela
1 colher (de chá) de Erva Doce
1 pitada de Cravinho Moído (não usei)
250 gr. de Farinha de Trigo
250 gr. de Farinha de Milho


Coloque no copo a noz e pique 15 seg., vel. 7.
Reserve.
Sem lavar o copo, junte a água, o azeite, o açúcar e o mel.
Programe 8 min., vel. 1, temp. 100º.
Junte os restantes ingredientes, excepto as farinhas, e programe 1 min., vel. 3.
Adicione por fim as farinhas, programe 5 min., temp. 100º, vel. 5.
Convém envolver bem com a espátula porque o copo fica bastante cheio.
Retire para uma taça e deixe arrefecer um pouco.
Depois molde broas com formato oval, dando golpes por cima com uma faca.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 190º.
Depois de frias passe-as por açúcar.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Espetadinhas de frango e bacon



3 peitos de frango
200 gr bacon fumado fatiado
sal e pimenta a gosto
pauzinhos de espetada

Cortam-se os peitos de frango em cubos de tamanho idênticos e temperam-se ligeiramente com sal e pimenta. Cortam-se as fatias de bacon ao meio e enrola-se cada cubo de frango num pedaço de bacon. À medida que se vão preparando os rolinhos, vão se espetando nos pauzinhos.
Colocam-se todas as espetadinhas num tabuleiro do ir ao forno e rega-se com um pouco de azeite ou vaqueiro liquida. Vai ao forno para cozinhar, durante cerca de 30 minutos, a 180º. Se preferir, e o tempo ajudar, pode assá-las no carvão, o que lhes dará um outro gostinho...

Acompanhei com:
Arroz de lombardo e bacon (uma ideia original de Kiduxa!)
Num tacho deitei uns cubos de bacon (que sobraram das espetadinhas), polvilhei com alho em pó e cebola laminada, reguei com um pouco de azeite e deixei refogar um pouco, depois juntei o arroz (cerca de uma mão cheia por cada pessoa), deixei-o fritar para ganhar gosto e depois de estar esbranquiçado adicionei lombardo já cortado em juliana e juntei a água já quente. Temperei com sal e deixei cozer o arroz durante cerca de 10 minutinhos.

As azeitona da fotos foram oferecidas por uma algarvia amiga e vizinha da minha mãe e como disse o Carlos, são um perigo (de tão saborosas!). Mãe, não te esqueças de agradecer por mim à "Mocha" !!

Creme para barrar «NUTELLA»

O frasco é o original, mas o conteudo foi made by me&bimby!

Creme para barrar «NUTELLA»

100 gr chocolate para culinária
100 gr avelãs
120 gr açucar
60 gr leite em pó
150 gr nata liquida

Trituram-se as avelãs e o chocolate alguns segundos na velocidade máxima, adicionam-se os restantes ingredientes e programa-se 3 a 4 min/vel. 6/temp. 70º, até obter um creme suave.
depois de pronto, deita-se num frasco.

Doce de Abóbora



Doce de abóbora

800 gr de abobora, descascada e limpa de sementes
500 gr de açucar
1 casquinha de limão
1 casquinha de laranja
1 pau de canela
Nozes a gosto (opcional)

Na Bimby:
Corta-se a abobora em cubos pequenos e deitam-se no copo, juntamente com as cascas de laranja e de limão e o açucar. Tritura-se durante alguns segundos até ficar quase em puré. Junta-se o pau de canela e programa-se 25 min/vel. 2/100º. Depois retira-se o copinho da tampa e coloca-se o cesto por cima, para evitar salpicos e programa-se mais 10 ou 15 minutos/vel. 2/ temp. Varoma. Findo este tempo, verifica-se a consistência, se ainda estiver muito liquido, repete-se o ultimo passo.
Juntam-se nozes picadas grosseiramente, antes de colocar o doce nos frascos (opcional).

Tradicional:
Num tacho deitam-se todos os ingredientes e põe-se no fogão, em lume brando. Vai-se mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, depois de cozido e bem apurado, retira-se o pau de canela e tritura-se com a varinha mágica.
Juntam-se nozes picadas grosseiramente, antes de colocar o doce nos frascos (opcional). 

Em qualquer dos casos, deita-se o doce ainda quente em frascos esterilizados, tapam-se os frascos e metem-se de cabeça para baixo até arrefecerem, desta forma cria-se vácuo dentro do frasco e o doce conserva-se mais tempo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bolo de chocolate

Na sexta-feira houve um aniversariante lá por casa, como está de castigo, não houve festa de anos, nem bolinho de aniversário... para compensar os 'danos' no domingo fiz o bolo preferido dele (qualquer um que tenha muito, muito, muito chocolate!)

4 ovos (os meus tinham 270 gr)
o peso dos ovos em açucar (roubei um bocadinho de açucar, meti só 230 gr)
o peso do ovos em farinha (aqui também roubei um bocadinho... meti 250 gr)
1 chávena de leite
100 gr de chocolate em pó
1 frasco de Nutella

Batem-se as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado, aos poucos vai-se juntando a farinha que se vai alternando com pequenas quantidades de leite, de maneira a tornar mais fácil o bater da massa, depois junta-se o chocolate em pó e finalmente as claras batidas em castelo.
Vai cozer a 180º, durante cerca de meia-hora (depende do forno e do tipo de forma). Depois de cozido, desenforma-se, corta-se ao meio no sentido longitudinal, molha-se ligeiramente com leite simples ou com leite com chocolate (para os ainda mais gulosos!) e barra-se com uma camada não muito espessa de Nutella, sobrepõem-se as duas partes e cobre-se o bolo com Nutella, depois é só decorar a gosto e saborear (ok, também vale lamber os dedos... eheheh).


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lasanha de aproveitamentos

Tinha no congelador uma caixa com vários pedaços de carne que foram sobrando de uma refeição aqui outra ali, mas que nunca chegavam para outra refeição de pelo menos um de nós, no frigorífico andavam duas costeletas grelhadas que sobraram de um almoço do fim de semana e ainda uma salsicha e meia de um jantar mais apressado. Cá por casa todo o mundo é fã de lasanha, e vai daí...

No copo meti meia cebola, 2 dentes de alho e um tomate maduro, programei 7seg/vel 5. depois juntei as carnes limpas e cortadas em pedaços, dei uns toques de turbo até a carne estar picada, juntei polpa de tomate e programei 10min/temp. 100º/vel. 2.

Quando acabou fiz a receita de bechamel, do livro base (600 gr leite, 60 gr farinha, 40 gr manteiga, sal, pimenta e noz moscada - 8 min./temp.90º/vel 4.

Depois disto foi só montar a lasanha no tabuleiro untado:
camadas sucessivas de folhas de lasanha, um pouco de bechamel e carne, sendo a última uma camada abundante de bechamel e por cima deita-se queijo ralado.

Vai ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos, ou o tempo suficiente para ficar douradinha, vejam lá se não apetece dar uma dentadinha...


Chicken Wings

Temperam-se as asas de frango (eram 20, acho eu...), com alho, sal, gengibre em pó, colorau, sumo de limão. deixa-se marinar durante pelo menos meia hora e fritam-se em óleo abundante.
Neste caso foram fritas na Actifry, que é outra amiga indispensável na nossa cozinha! Apenas uma colher de óleo deu para fritá-las todas!
Acompanhamos com arroz e salada.


domingo, 18 de outubro de 2009

Cordon Bleu

Ingredientes:
4 bifes de peru
4 fatias de fiambre
8 fatias de queijo
1 ovo
pão ralado qb



Modo de preparação:
Abrem-se os bifes, temperam-se com sal fino e pimenta, em cima de cada bife coloca-se uma fatia de fiambre e duas de queijo (cortadas em 4 partes iguais, cada uma), fecham-se os bifes com palitos, passam-se por ovo batido e pão ralado e metem-se num tabuleiro, por cima de cada bife deitei umas gotas de vaqueiro líquida. Vai ao forno durante cerca de meia hora e está pronto! Podem ser fritos, em vez de feitos no forno.
Acompanha bem com qualquer coisa! Neste caso foi só uma bela saladinha de alface.

Dourada ao Sal

Ingredientes:
2 douradas
2 kg de sal
1 litro água

Ao comprar as douradas, não se pode pedir para tirar as escamas (muito importante!!!!) - apesar de que desta vez o marido esqueceu-se e elas foram arranjadas-.
Lavam-se e secam-se bem as douradas.
Na Varoma deita-se uma camada de sal, em cima do sal colocam-se as douradas e cobrem-se com o restante sal.
No copo deita-se a água, programa-se 10min./temp. varoma/vel. 2.
Quando o tempo acaba, tira-se rapidamente o copinho e mete-se a Varoma, programa-se 40 min/temp. Varoma/ vel. 4.



Para acompanhar cozi batatas, brócolos e couve-flor. A meio do tempo, coloca-se o cesto dentro do copo e retoma-se a cozedura. Não temperar o acompanhamento com sal, porque a água que vai escorrendo da Varoma é bastante salgada e vai dar gosto aos legumes.


Na cozinha tradicional, procede-se da mesma forma, colocando os peixes e o sal num tabuleiro e vai ao forno durante cerca de 40 minutos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Filet Mignon à la moutarde (Lombinhos de porco com mostarda)



1 ou 2 lombinhos de porco, conforme o tamanho deles
100 gr cogumelos frescos (ou uma lata ) - não usei
75 gr vinho da Madeira ou Vermute (eu usei vinho do Porto)
100 gr leite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 ou 3 colheres de café de mostarda (conforme o gosto)
1/2 caldo Knorr de galinha
2 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de maizena
sal e pimenta a gosto


Laminam-se os cogumelos, depois de bem lavados. Cortam-se os lombinhos em 'rodelas' e no cesto colocam-se em camadas alternadas a carne e os cogumelos.
Deita-se a cebola e os alhos no copo e tritura-se 5seg/vel. 5.
Terminado o tempo deita-se o leite, a mostarda, o vinho, o caldo knorr, o sal e a pimenta, mete-se o cesto no copo e programa-se 25 a 30 minutos, vel. 4, temp. 100º (eu coloquei 40 min no total, para a carne ficar bem cozinhada). E meio do tempo mexe-se o conteúdo do cesto (eu mexi 3 vezes durante a cozedura). no fim do tempo, tira-se a carne e os cogumelos para um prato de servir e reserva-se quente.
No copo junta-se a maizena e as natas e programa-se mais 3 min/temp. 80º, vel. 4.
Finalmente, deita-se o molho em cima da carne e serve-se de seguida.

Enquanto o carne cozinhou fiz um arroz de alho para acompanhar:

5 ou 6 dentinhos de alho que se esborracham com o cabo de uma faca
azeite
arroz 
águ
sal a gosto

Num tacho deitam-se os alhos e o azeite, até os alhos começarem a 'estalar', junta-se o arroz (uma mão bem cheia por pessoa) e deixa-se fritar até ficar branco. Junta-se a água já a ferver (o dobro da quantidade de arroz) e deixa-se cozer durante cerca de 10 minutos.

Se o arroz for feito com alhos da avó Caina, fica muito, mas muito melhor!! eheheheh (obrigada minha Kiduxa)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bacalhau à Brás

Para 2 pessoas:
1 posta grande de bacalhau ou uma embalagem de bacalhau já desfiado
1 pacote grande de batata frita palha, podem cortar-se e fritar-se as batatas, opcionalmente
1 cebola
1 dente de alho
2 ovos
salsa picada e azeitonas a gosto

Leva-se o bacalhau ao lume até levantar fervura e deixa-se cozer durante 4 ou 5 minutos, findo este tempo retira-se o bacalhau. Se for à posta, deixa-se arrefecer e desfia-se.
Num tacho refoga-se a cebola e o alho em azeite, quando estiveres douradinhos junta-se o bacalhau já desfiado e envolve-se bem para ganhar o gosto. Junta-se a batata palha que se mistura bem com o bacalhau. Batem-se os ovos, que se juntam no tacho e vai-se mexendo sempre até estarem cozinhados.
No prato polvilha-se com salsa picada e azeitonas a gosto.


sábado, 3 de outubro de 2009

Bolo de amêndoa made by me

3 ovos,
100 gr de margarina
100 gr de açúcar
100 gr mel
120 gr amêndoa
200 gr farinha
1 colher sobremesa fermento royal
2 colheres de sopa de doce de gila (para quem goste)

Na Bimby:
Pulveriza-se a amendoa, 10 seg/ vel 6 e reserva-se.
Bate-se a margarina com o açúcar, 1 min/37º/vel. 2. Juntam-se os ovos e bate-se mais 30 seg/ vel 2.
No fim do tempo, acrescenta-se o mel, o doce de gila e a amêndoa moída, 10 seg/vel 2.
Mistura-se a farinha peneirada com o fermento royal, 1min/vel. 3.
Deita-se o preparado em forma untada e vai ao forno a 180º durante cerca de 25 minutos.

(O meu foi recheado com doce de ovos que me tinha sobrado do bolo de aniversário do marido (e estava congelado desde essa altura).



Tradicional:
Bate-se a margarina com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada, juntam-se os ovos inteiros e bate-se mais um pouco, até obter um creme fofo. Junta-se o mel, o doce de gila e a amêndoa moída continuando a bater. Finalmente, acrescentar a farinha peneirada com o fermento royal. Vai ao forno a 180º durante cerca de 25 minutos, em forma untada.

Opcionalmente pode rechear-se com doce de ovos (como eu fiz).


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Peitos de frango à la moi

6 peitos de frango cortados em cubos
1 cebola picada
1 alho picado
1 lata de cogumelos (ou cogumelos frescos)
1 raminho de salsa picada
100 gr bacon às tirinhas
concentrado de tomate a gosto
sal e pimenta qb
água e vinho branco (a mesma quantidade dos dois)
1/2 caldo de galinha

Coloquei tudo dentro de um tacho, misturei com a colher de pau, juntei meio copo de água e a mesma quantidade de vinho branco (estas quantidades podem variar). Deixei cozinhar durante cerca de 30 a 40 minutos.
Acompanhei com massa chinesa cozida conforme as indicações na embalagem.

O marido lembrou-se de tirar as fotos em sépia...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Açorda de gambas

Eu que nem gosto de açorda de marisco, vejam lá o que tive vontade de fazer ontem... enfim... esbarrei com a receita e pronto, teve de ser...

Para o fumet:
125 gr. cascas/cabeças de gambas
300 gr água

Na bimby:
Colocar tudo no copo, 5 min, temp. 100º, vel 3. No fim do tempo coar o liquido com o cesto e reservá-lo.
(Eu como sou mais prática usei fumet 'instantâneo', juntei-lhe água quente e já está!).

Tradicional:
Ferver a água com as cascas durante uns 8 minutinhos, coar e reservar o liquido.

Para a açorda:
500 gr pão
200 gr água
1/2 kg camarão
100 gr azeite (usei só 50gr)
8 dentes de alho (menos se preferirem)
coentros a gosto
sal e pimenta qb
picante a gosto

Parte-se o pão em pedaços e rega-se com o fumet.
Entretanto deitam-se os alhos, o azeite e os coentros no copo e pica-se durante 20 seg/vel 5. e de seguida programa-se 5 min/100º/vel.1.
Coloca-se a borboleta, junta-se o pão e a água, rectificam-se os temperos e junta-se o picante a gosto e programa-se 5min./100 º/vel 1. No final do tempo juntam-se os camarão e programa-se mais 5min/100º/vel 1.
Deita-se tudo numa travessa e junta-se um ou dois ovos batendo energicamente para misturar bem.

Tradicional:
Picar os alhos e os coentros para um tacho, juntar o azeite e refogar legeiramente. Juntar o pão e a água, rectificar temperos, juntar picante e deixar ferver, adicionar os camarões e fever mais um pouco. No fim deitar numa travessa e juntar dois ovos, que se batem energicamente.

Et voilá...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

Bolo de aniversário - parte 2

E depois desta conversa, tinha mesmo de ser, right???
4 ovos
400 gr de açucar
400 gr de farinha
2 pacotes de natas
Batem-se os ovos com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada, juntam-se as natas e no fim a farinha. Vai ao forno em forma untada e enfarinhada, a 180º, cerca de 40 minutos.
Neste caso, usei uma forma 'coração' e duas tacinhas pequenitas de sobremesa (para as mamocas propriamente ditas...)

Recheio:
5 ovos (eu usei só dois ovos porque tinha gemas que sobraram da cobertura do bolo de ontem)
250 gr açucar
150 gr água
Coloca-se a água e o açúcar no copo da bimby e programa-se 17 min/Varoma/vel.1. Deixa-se arrefecer um pouco a calda e junta-se os ovos previamente batidos (como se fosse para omelete) através do bocal, sempre com o copinho metido para os ovos irem cainda lentamente e não cozerem assim que caem na calda. Mete-se a borboleta nas lâminas e programa-se mais 5 min/100º /vel 2.

Depois do bolo cozido, corta-se ao meio no sentido longitudinal, recheia-se e monta-se o bolo. Barrei-lhe o exterior também com os ovos moles, para que a massa americana aderisse melhor. A renda foi 'colada' com uma seringa de massa preta para decoração de bolos.


And that´s it!




As velas são as mesmas do bolo de ontem, mas foram pintadas com tinta acrílica.

Bolo de aniversário

Este bolinho foi o bolo de aniversário que fiz ontem para comemorar os 46 anos do marido.
Foi tudo do mais simples e prático que existe e ficou bommmmm e caríssimo (as contas estão mais abaixo)... (tenho de voltar a Londres!)

A massa do bolo foram 2 embalagens destas:
Compradas durante a nossa viagem a Londres no mês de Maio neste supermercado fantástico, é uma pena que não façam entregas fora de Inglaterra... Ora, ao preparado de cada embalagem junta-se um ovo médio e 5 colheres de sopa de água, bate-se até estar bem misturado e vai ao forno na forma escolhida 8eu fiz num tabuleiro quadrado).
O recheio do bolo foi uma embalagem destas (da mesma loja):
Este também é de preparação muito difícil... ao preparado do pacote junta-se até 425 ml de água a ferver, quantidade de água depende da consistência que se deseja no creme e para o que ele vai servir (esta mistura também se pode usar como creme de tartes de fruta).
A cobertura são 3 claras batidas em castelo muito firme, às quais juntei cerca de 100 gr de açucar em pó e continuei a bater até ganhar a consistência desejada. Depois retirei um pouco da mistura para uma taça e na restante deitei corante verde, no fim disto foi só dar largas à imaginação.


Ora contas feitas:
2 emb. Sponge Mix Cake - 0.46£
1 emb. Instant custard - 0.07£
5 ovos - cerca de 1.5€
100 gr açucar - cerca de 0.09€

Fiz a festa por menos de 5€ (já contando com a electricidade gasta pelo forno). Fantástico, não é???

Boeuf Bourguignon

Boeuf Bourguignon de  La France Gourmande - esta receita pertence à cozinha regional francesa, mas fica aqui a tradução da mesma (e também a receita original)

Tempo de preparo: 01 min 09 h

Ingredientes para 6 pessoas
1,2 kg de carne de vaca para guisar
200 g de bacon
3 cenouras
3 cebolas grandes
2 dentes de alho
320 g de vinho tinto (Borgonha Passetoutgrain)
30 g de azeite
1 cubo de caldo de carne
salsa
Sal e pimenta

Preparação
Um dia antes, cuidadosamente limpa-se a carne e corta-se em pedaços de 1,5 centímetro, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se  marinar no vinho por 12 h (se preferir pode colocar também as cebolas, alhos e cenouras cortadas em rodelas). Coloca-se o alho e a cebola cortada no copo e programe 5 seg /vel. 5. Adicione as cenouras, descascadas e cortadas em fatias grossas, o bacon e o azeite, 3 mn/100 ° / Velocidade 1. Adicione a carne sem a marinada e progrma 8 mn/100 ° / vel 1. Adicione o vinho e o caldo de carne, cerca de 30 a 40 mn/100º / colher inversa . Sirva quente, decorado com salsa, e acompanhado de massa fresca ou batatas cozidas no forno.
 





Temps de préparation : 01 h 09 mn





Ingrédients pour 6 personnes

1,2 kg de boeuf à braiser (jumeau macreuse paleron ou gite de noix)
200 g de lardons
3 carottes
3 gros oignons
2 gousses d'ail
320 g de vin rouge (Bourgogne Passetoutgrain)
30 g d'huile d'olive
1 cube de bouillon de bœuf
persil
sel et poivre
Préparation

La veille, dégraisser soigneusement la viande et la couper en morceau de 1,5 cm de côté. La faire mariner dans le vin pendant 12 h. Mettre l'ail et l'oignon coupés en deux dans le bol et mixer 5 sec/vitesse 5. Ajouter les carottes épluchées et coupées en grosses rondelles, les lardons et l'huile d'olive et programmer 3 mn/100°/vitesse 1. Ajouter la viande égouttée et régler 8 mn/100°/vitesse 1. Ajouter le vin et le cube de bouillon, le sel et le poivre et régler environ 30 à 40 mn/100°/sens inverse/mijotage. Servir bien chaud décoré de persil, accompagné de pâtes fraîches ou de pommes de terre cuites au four.

domingo, 6 de setembro de 2009

Chamuças

Sexta-feira foi dia de jantar ligeiro.

Tinha umas folhas de massa filo que andavam meio perdidas no frigorífico e para as aproveitar fiz umas chamuças (já andava há muito para experimentar, porque não gosto das de compra e pensei 'se fosse eu a fazer talvez gostasse...').
Adaptei esta receita.

Para já, não usei massa folhada, usei massa filo, como disse anteriormente. A massa não era muita, portanto também não fiz a receita inteira:

1 cebola
1 dente de alho
1 tomate maduro (ou um pouquinho de polpa de tomate)
1 cenoura
1 malagueta pequena (ou mais, conforme o gosto)
250 gr de carne de vaca picada
1 colher de sopa de farinha de milho
1 colher de chá de caril (usei uma mistura das Antilhas chamada COLOMBO)
1 raminho de coentros
1 esguicho de vinagre (quantidade a gosto)
20 gr azeite

Cebola, alho, tomate, cenoura, malagueta. coentros e azeite 7 seg/vel 7.
A seguir 3 min/100º/vel 2 para refogar.
Juntei a carne, farinha, vinagre e colombo e programei 10 min/temp. Varoma/vel. 2.

Depois foi só cortar a massa em quadrado e formas as chamuças, que foram ao forno pinceladas com gema de ovo batida.

Bon appétit!

Além das chamuças, papámos uma focaccia (de compra, mas muito boa!) de três queijos e fiz uma salada com folhas de alface, uma embalagem pequena de mozzarela fresca em bolinhas, tomate cereja e umas nozes pecãs para complementar, temperei com sal, um fio de azeite e vinagre balsâmico (temos pena, mas desta não há fotos...)





PS: Eu estava certa! Feitas por mim, são bastante mais comestíveis! lol

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Polvo à lagareiro

 
Esta receita já dispensa apresentações...
Coze-se o polvo (aprendi com um pescador que se coze apenas com um copo de água e um copo de vinho - o tamanho do copo será em maior ou menor, conforme o tamanho do polvo) ainda congelado  (para encolher menos e focar mais tenro, sem a sensação de pastilha elástica) durante cerca de 15 minutos na panela de pressão. Depois de cozido tempera-se de sal e coloca-se num tabuleiro, espalha-se alho picadinho por cima e à volta batatinhas (estas foram previamente cozidas e foram apenas apanhar uma corzinha). Também juntei um lombinho de pescada. Rega-se com azeite de boa qualidade e vai ao forno tostar um pouco.

Arroz de carreteiro

 
A receita original está aqui e é abaixo transcrita:
3 xícaras de chá de arroz lavado
2 colheres de sopa de óleo
1kg de carne seca
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
7 xícara de chá de água fervente

Coloque com antecedência a carne seca de molho, trocando a água por várias vezes. (Melhor deixar em geladeira, por 24 horas.) Cozinhe-a até que esteja macia, pique ou desfie. Refogue o alho e a cebola no óleo e junte a carne seca. Acrescente o arroz e frite bem, mexendo sempre. Adicione a água e baixe o fogo. Deve ser servido ainda húmido, por isso, prepare na hora de servir.
 

Fiz algumas pequenas alterações, nada de especial! Gostamos!!! E do vinho também... :)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Rolinhos do deserto

 Adaptação desta receita

Ingrediente
1 pacote de massa filo
50 g de amendoa
50 g de pinhões
50 g de nozes
50 g de manteiga
25 g de mel
Preparação
Ligue o forno, temperatura 180º.
Estenda 2 folhas de massa filo sobrepostas e corte em seis partes.
Pincele toda a superfície com manteiga derretida. Pique grosseiramente os frutos num robot.
Espalhe um pouco numa das pontas da massa, dobre os lados para dentro e enrole como um charuto .Repita a operação até acabar a massa, ou o recheio.
Coloque os rolinhos num tabuleiro forrado.P
incele com uma mistura aquecida de mel e manteiga e leve ao forno até dourarem.
Depois de frio ficam crocantes.
Nota pessoal: para a próxima, vou regar o recheio, antes de fechar os rolinhos, com um pouco da mistura de mel e manteiga, achei o recheio meio seco... mas muito saboroso!

Tiramisu


Ingredientes:
3 ovos
500gr mascarpone
120gr açucar
palitos la reine
café forte q.b.
rum ou whisky ou Kalua a gosto
cacau em pó para polvilhar

Modo de preparação:
Faz-se o café forte e adiciona-se a bebida alcoólica.
Batem-se as claras em castelo (se for na Bimby, 3 min/vel 6 com a borboleta, retiram-se do copo e reservam-se numa taça).
Mexem-se as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado (3 min/vel 5).
Junta-se o mascarpone e bate-se bem (2min/vel 4).
Finalmente juntam-se as claras em castelo.

Num pirex ou forma desmontável (como eu fiz), coloca-se uma camada de palitos la reine embebidos na mistura de café e licor, por cima deita-se metade do creme, seguida de mais uma camada de palitos la reine e para terminar, o restante creme. Polvilha-se com cacau em pó, para o retoque final...

Pão de pirex

 
Ingredientes

175 gr de agua
20 gr de azeite
15 gr de fermento de padeiro fresco
300 gr de farinha (se durante o amassado for necessario mais, junta-se + um pouco)
1 colh de café de sal

Preparação

Colocar no copo, a agua, o azeite e o fermento de padeiro, programar 2m, 37º, veloc 2. De seguida adicionar a farinha, o sal e programar 10s, veloc 6 e depois 2m veloc. espiga.

Enquanto está a amassar verificar através do bucal  se a massa está descolada das paredes do copo, se não está (nem todas as farinhas absorvem os mesmos liquidos) juntamos pouco a pouco mais farinha até a massa começar a descolar das paredes do copo.

Enfarinhamos as mãos, retiramos a massa e passamos para um local enfarinhado, damos a forma à massa e pomos dentro de um pirex c/tampa, previamente pincelado c/azeite e fazemos uns cortes rápidos, pincelamos c/azeite e polvilhamos c/farinha.

Levar ao forno em frio a 220º durante uns 40 a 50m, até que o mesmo esteja dourado.

Queijo fresco e Requeijão

À terceira tentativa, o queijinho fresco ficou quase quase P-E-R-F-E-I-T-O!!!

A receita original está no forum bimby:




Ingredientes:
1 litro LEITE GORDO FRESCO DO DIA
120 gr. leite gordo em pó
20 gotas de coalho líquido
1a colher de chá de sal

Preparação:
Colocar o leite líquido e o em pó no copo, misturar 10 Seg., Vel. 4. 
Em seguida, programar 5 Min., Temp. 37°, Vel. 2.
Colocar 20 gotas de coalho líquido e misturar 2 Min., Vel. Colher (mexer suave).
Deixa-se arrefecer à temperatura ambiente, sem mexer (cerca de 1 ½ hora)
Passado este tempo dão-se uns cortes para que o soro se solte melhor e deixa-se descansar mais 1 hora.
Depois verte-se para um passador de rede fina para que saia todo o soro.
Mexe-se com a ajuda de uma colher para que todo o soro saia para a taça em baixo.
Passa-se o queijo para o cesto 
Por baixo coloquei papel de cozinha para ir ensopando o soro.
Vai-se apertando aos poucos para que tome a forma do cesto e deixa-se um par de horas para que todo o soro saia lentamente.

Também fiz Requeijão, mas só consegui um pedacinho tão pequenino que não tive tempo de tirar foto...
Coloca-se o soro que saiu da 'pasta' anterior num tacho a ferver durante alguns minutos.
Com a ajuda de uma espumadeira vai-se retirando o requeijão que vem acima e coloca-se num cestinho (eu meti-o num papel vegetal).


Nota pessoal: as duas tentativas anteriores tinham sido com coalho em pó e não resultaram nada bem. Com o coalho liquido ficaram muito bons! Já posso voltar a tentar.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Legumes à minha moda

Ingredientes:
- duas cenouras, cortadas em rodelas
- uma courgete, não muito pequena, cortada em cubos
- 500 gr de feijão verde cortado em pedaços
- 1 tomate grande bem maduro
- 100 gr de bacon às tirinhas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 20 gr de azeite
Preparação:
Deitar no copo o azeite, a cebola cortada ao meio e o dente de alho (junto sempre o azeite antes de picar a cebola e o alho, porque assim eles não ficam tão dispersos dentro do copo), programar 5 seg / vel 7. Juntar o tomate sem pele e sem grainhas e o bacon. Programar 3.5 min/100º/vel 1. De seguida juntam-se os legumes e programa-se entre 20 e 25 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços de feijão.
Findo este tempo , é só saborear... estes foram acompanhamento de uns belos bifes grelhados!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pernas de frango assadas no forno

 
Ontem o jantar foi a cargo do marido. 
Ingredientes:
Pernas de frango (dependendo do tamanho, uma ou duas por pessoa)
1 cebola
2 dentes de alho
sal pb
pimenta a gosto
1 caldo knorr de galinha
sumo de 1 limão
Preparação:
num tabuleiro metem-se as pernas de frango, que se temperam com sal e pimenta, corta-se a cebola em meias luas fininhas e os alhos às rodelas e deitam-se por cima. Esfarela-se o caldo Knorr e polvilham-se as pernitas, para terminar rega-se com o sumo de limão. Pode juntar-se um pouco de Vaqueiro liquida e um niquinho de vinho branco.
Vai ao forno a assar, virando de vez em quando e regando com o próprio molho, para não ficarem muito secas.
Para acompanhar apenas esparguete.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Surpresinha!!!!

Ora cá temos uma novidade fresquinha, fresquinha!

Um blog novo para as receitas lá de casa! Há algum tempo que andava a planeá-lo e a evitá-lo... ontem tomei a decisão final, e hoje aqui está ele lindo e maravilhoso.

Espero que vos agrade e que nos visitem sempre.

MI CASA ES TU CASA!!!!

PS: abaixo estão as receitas que já estavam no Rosadosblog , para que nada se perca e tudo se transforme!
Blog Design by Gisele Jaquenod

Bimbices de ontem e de hoje...

23 de Agosto de 2009


Depois de pesquisas aturadas, sempre se conseguiram alguns resquícios bimbólicos de ontem:

Bolo do Caco:
- 300 gr de água
- 1 c café sal
- 70gr batata doce
- 1 saq. fermento para pão
- 1 dente de alho
- 250 gr farinha
Colocar 200 gr de água no copo, o sal, a batata descascada e programar 25 min/100º/vel. 1.
Depois da batata cozida, escorrer bem a água e reduzir a puré 30 seg./vel. 4.
Juntar o fermento, o resto da água, o alho, o sal e programar 1 1/2 min./50º/vel. 2.
Adicionar a farinha e programar 30 seg./vel.6 até a massa ficar elástica.
Formar bolas achatadas com cerca de 1 cm de espessura.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar as rodelas de massa, uma a uma, cerca de 8 minutos, virando de vez em quando até estarem douradinhas.

in A Bimby Na Cozinha Tradicional Portuguesa e no fórum dos bimbólicos

O resultado foi este:

Manteiga de Alho e Salsa para acompanhar o Bolo do Caco:
2 pacotes de natas
3 dentes de alho
salsa q.b.

Deitar as natas bem geladinhas no copo, programar 5 min./vel. 7 (eu usei vel. 9).
Verificar se o soro está separado, se não colocar mais 2 ou 3 min.
Juntar os alhos e a salsa e programar mais 1 ou 2 min/vel. 7.
Retira-se do copo, coloca-se no cesto da Bimby, lava-se com água fria e corrente.
Absorve-se o excesso de água com papel e cozinha.
Broa de milho
há várias receitas no forum

Biscoitos de Canela e Erva Doce:

E aqui ficam os de hoje!

Bolo de Claras do livro base, à volte coloquei leite condensado de chocolate:

Bolo de Claras (versão Torta de Claras -lol- o recheio foi de leite condensado com chocolate)
esta foi para oferecer a uns amigos e a bolita escura em cima do tabuleiro é uma flor de chá , ver aqui


E o jantar foi chilli com carne, receita do livro base (muito bom! foi a primeira vez que fiz e vou certamente repetir), uns misturaram com o arroz:
outros quiseram separar as águas...

3 comentários:

Kiduxa disse...
Heheh! Passámos metade do nosso fim-de-semana a cozinhar! Somos umas fantásticas! hihih
sarokas disse...
Tu és fantástica! Foi um fds cheio de bimbalhices, hihihih
Célia Novais Rosado disse...
Bigada amigas!!! Somos todas fantásticas! eheheh Brevemente haverá novidades...