domingo, 17 de janeiro de 2010

Dobrada com feijão branco

1,5 Kg dobrada
1 Kg feijão branco seco (pode ser usado feijão cozido e em conserva)
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
Vinho branco
Água
Sal e pimenta qb
Malagueta (opcional e a gosto)

Lava-se muito bem a dobrada em várias águas, põe-se de molho com sumo de limão e um limão cortado em pedaços, durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo esfrega-se novamente com a água e os pedaços de limão. Mete-se na panela de pressão, com bastante água temperada com sal. Deixa-se cozer durante entre uma hora e meia e duas horas.
Escorrer-se a dobrada, depois de cozida e reserva-se.
Num tacho bem grande faz-se um refogado com o azeite a cebola, os alhos e a cenoura cortada em rodelas.
Quando a cebola estiver transparente, junta-se o feijão seco bem lavado (não é preciso demolhar e cozer antes, apesar de isso encurtar em muito o tempo de confecção deste prato), a dobrada, o sal, a pimenta (a malagueta), o vinho branco e a água, mais ou menos em partes iguais, até cobrir o conteúdo do tacho.
Deixa-se cozinhar durante cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando para evitar que oegue ao fundo do tacho. Sempre que necessário deve juntar-se mais água ao preparado.
Quando o feijão estiver bem cozido e apurado, verifica-se a 'consistência' do molho, se necessário, retira-se uma pequena quantidade de feijão que se reduz a puré e se volta a colocar no tacho (repete-se esta operação até o molho estar suficientemente espesso.
Rectificam-se os temperos e serve-se acompanhada com arroz branco.

2 comentários:

Kiduxa disse...

heheh... esses montinhos de arroz tem um ar pornográfico! ahahah

Unknown disse...

Eh, eh, eh...