terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Bacalhau com crosta de chouriço e batatinha a murro
Ingredientes:
1 posta de bacalhau por pessoa (3 no caso)
Meio chouriço alentejano
4 dentes de alho
Azeite qb
Batatinhas para assar qb
Preparação:
No copo da Bimby colocam-se os dentes de alho e picam-se 5seg/vel5.
Junta-se o chouriço em pedaços e tritura-se 10seg/vel.
Num tabuleiro de ir ao forno colocam-se as postas de bacalhau e por cima a pasta de alho e chouriço,
Rega-se com azeite a gosto e leva-se ao forno a 180º.
No copo da Bimby deita-se 1000 gr água e o cesto com as batatas salpicadas com sal e programa-se 15 min/100º/vel.3.
Quando acabar o tempo, retira-se o cesto, dá-se um murro nas batatas e juntam-se as mesmas ao bacalhau.
Mais 10 minutos de forno e está pronto a servir.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Surprise!!!
Oferta da Fábrica Lusitana para comemorar o recente lançamento de novos produtos Espiga e Branca de Neve.
Em breve haverá receitinhas com estes ingredientes.
Me aguarrrrdemmmmm
Os panos também foram oferta da Lusitana quando este blog passou a fazer parte d'Os Melhoras blogues de Culinária Portugueses.
Mimos bons!
OBRIGADA LUSITANA!!!!
Em breve haverá receitinhas com estes ingredientes.
Me aguarrrrdemmmmm
Os panos também foram oferta da Lusitana quando este blog passou a fazer parte d'Os Melhoras blogues de Culinária Portugueses.
Mimos bons!
OBRIGADA LUSITANA!!!!
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Pasteis de nata com alho francês
Ingredientes:
200 gr alho francês cortado em juliana fina
30 gr manteiga
50 gr água
80 gr natas
3 gemas
1 placa de massa folhada fresca
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
No copo da Bimby coloca-se um pouco de manteiga e o alho francês, refoga-se 5 min/colher inversa/100º.
No fim do tempo junta-se a água e programa-se 5min/100º/colher inversa.
Entretanto enrola-se a massa e corta-se em 12 partes. Untam-se as formas individuais e em cada forma coloca-se um pedaço de massa que se "estica" com as pontas dos dedos até cobrir a forma.
Quando acabar o tempo da Bimby, juntam-se as gemas e as natas e tritura-se 30 seg/vel.7.
Rectificam-se os temperos e tritura-se mais 15 seg/vel.7.
Enchem-se as formas até 2/3 e vão ao forno, pré-aquecido a 215º, durante cerca de 10 minutos.
Os nossos serviram de acompanhamento a este rolo de carne
200 gr alho francês cortado em juliana fina
30 gr manteiga
50 gr água
80 gr natas
3 gemas
1 placa de massa folhada fresca
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
No copo da Bimby coloca-se um pouco de manteiga e o alho francês, refoga-se 5 min/colher inversa/100º.
No fim do tempo junta-se a água e programa-se 5min/100º/colher inversa.
Entretanto enrola-se a massa e corta-se em 12 partes. Untam-se as formas individuais e em cada forma coloca-se um pedaço de massa que se "estica" com as pontas dos dedos até cobrir a forma.
Quando acabar o tempo da Bimby, juntam-se as gemas e as natas e tritura-se 30 seg/vel.7.
Rectificam-se os temperos e tritura-se mais 15 seg/vel.7.
Enchem-se as formas até 2/3 e vão ao forno, pré-aquecido a 215º, durante cerca de 10 minutos.
Servem-se quentes, como acompanhamento, ou frios como entrada ou aperitivo.
| Adaptado daqui |
Os nossos serviram de acompanhamento a este rolo de carne
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Aperitivos,
Pastéis,
Vegetais
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Broas Boas
Ingredientes:125 manteiga
100 gr água
Casca limão
10 gr canela pó
500 gr farinha Branca de -Neve para bolos
250 gr açúcar
1 ovo para pincelar
Preparação:
No copo coloca-se a casca de limão, e programa-se 10 seg/ vel 9
Juntar a água, a manteiga e a canela, 10 min/100º/vel. 2
Deitar a farinha e o açúcar, 10 seg/vel. 6
Amassar 2 min/espiga.
Tender as broas, pincelar com ovo batido e cozer em forno pré-aquecido a 180º.
Bife à Portuguesa com Vaqueiro Ideal para Bifes
Ingredientes para 4 pessoas:
4 bifes da vazia
4 fatias de presunto
3 ou 4 dentes de alho
Vaqueiro Ideal para Bifes qb
4 batatas médias
1500 gr água
Preparação:
Colocar no copo da bimby 1500 gr de água e cesto coador com as batatas cortadas às rodelas grossas e temperadas com sal programar 20min/100º/vel. 4.
Enquanto as batatas cozem, preparam-se os bifes:
Numa frigideira derrete-se a Vaqueiro Ideal para Bifes e os alhos esmagados com a lâmina de uma faca, quando estiver
bem quente, selam-se* os bifes dos dois lados e deixam-se fritar.
A meio da fritura, põem-se as fatias de presunto em cima dos bifes.
Quando as batatas estiverem cozidas, salteiam-se no molho dos bifes, emprata-se e serve-se.
* Selar bife: coloque os bifes na frigideira e NÃO MEXA EM NADA. Depois de devidamente acomodados, os bifes tem que queimar na chapa quente até despegarem sozinhos, mesmo que sem óleo nenhum na frigideira. Isto acontece porque a gordura é feita de açúcares, que “caramelizam” na frigideira criando aquela magnífica casquinha de sabor por fora do bife. A este processo chama-se “selar a carne”, e depois de cerca de 1 minuto na frigideira, quando o primeiro lado do bife despegar, é hora de virar a carne pela primeira vez e fazer a mesma coisa do outro lado do bife.
Com os dois lados selados, você garante que todos os sucos da carne vão ficar ali dentro. Mais uma vez: NUNCA FURE O BIFE. Nada de o espetar com garfo ou coisa parecida – use uma espátula dessas de hambúrguer, ou uma pinça (do tipo das pinças de gelo).
4 bifes da vazia
4 fatias de presunto
3 ou 4 dentes de alho
Vaqueiro Ideal para Bifes qb
4 batatas médias
1500 gr água
Preparação:
Colocar no copo da bimby 1500 gr de água e cesto coador com as batatas cortadas às rodelas grossas e temperadas com sal programar 20min/100º/vel. 4.
Enquanto as batatas cozem, preparam-se os bifes:
Numa frigideira derrete-se a Vaqueiro Ideal para Bifes e os alhos esmagados com a lâmina de uma faca, quando estiver
bem quente, selam-se* os bifes dos dois lados e deixam-se fritar.
A meio da fritura, põem-se as fatias de presunto em cima dos bifes.
Quando as batatas estiverem cozidas, salteiam-se no molho dos bifes, emprata-se e serve-se.
* Selar bife: coloque os bifes na frigideira e NÃO MEXA EM NADA. Depois de devidamente acomodados, os bifes tem que queimar na chapa quente até despegarem sozinhos, mesmo que sem óleo nenhum na frigideira. Isto acontece porque a gordura é feita de açúcares, que “caramelizam” na frigideira criando aquela magnífica casquinha de sabor por fora do bife. A este processo chama-se “selar a carne”, e depois de cerca de 1 minuto na frigideira, quando o primeiro lado do bife despegar, é hora de virar a carne pela primeira vez e fazer a mesma coisa do outro lado do bife.
Com os dois lados selados, você garante que todos os sucos da carne vão ficar ali dentro. Mais uma vez: NUNCA FURE O BIFE. Nada de o espetar com garfo ou coisa parecida – use uma espátula dessas de hambúrguer, ou uma pinça (do tipo das pinças de gelo).
Etiquetas:
Bifes,
Bimby,
Carne,
Cozinha Tradicional
Broas de Mel
Ingredientes:350 gr de mel
110 gr de azeite
330 gr de água
60 gr de açúcar amarelo
1 Colher de sobremesa de canela (usei duas de chá)
1 Colher de sobremesa de erva-doce (usei uma de sopa)
1 copo medidor da Bimby de miolo de nozes aos pedaços (não usei)200 gr farinha tipo 65 Espiga
350 gr farinha de milho Espiga
Preparação:
Coloque no copo todos os ingredientes excepto as farinhas, programe 10 min temperatura 100º Vel2.
Junte por fim as farinhas de uma só vez e programe 2min na vel4.
Se tiver dificuldade em moldar as broas junte um pouco mais de farinha e programe mais uns segundos na velocidade 4.
Faça as broas e coza no forno a 180º durante 15 a 20 minutos.
![]() |
| Receita original aqui |
sábado, 12 de janeiro de 2013
Bolo de Chocolate do Dancing Days
Ingredientes:
Para a massa
2 chávenas de farinha para bolos
2 chávenas de açúcar (usei amarelo)
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de leite
4 ovos
4 colheres de sopa de margarina derretida (usei vaqueiro liquida)
2 colher chá de fermento para bolos
Para a cobertura
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de água
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
Preparação:
Da massa
Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e programar 15seg/vel.6.
Verter numa forma previamente untada e levar ao forno previamente aquecido durante cerca de 20 minutos.
Cobertura
Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby, misturar durante alguns segundos na velocidade 6 e programar 10 min/100º/vel. 4.
Montagem:
Depois de o bolo estar cozido, desenforma-se e deixa-se arrefecer.
Depois de frio corta-se ao meio, recheia-se com 1/4 da cobertura, unem-se as duas metades e cobre-se com os restantes 3/4 da cobertura.
Decorar a gosto.
Notas:
Com esta massa fiz 2 bolos, de diferentes tamanhos e não os recheei, só cobri ambos e decorei com nozes partidas.
Etiquetas:
Bimby,
Bolos de Fatia,
Chocolate
domingo, 6 de janeiro de 2013
Bolo Rainha Rico (e Bolo Rei)
Ingredientes:
450 gr de farinha Branca de Neve Fina
100 gr de açúcar
casca de 1 laranja e de 1 limão
130 gr de leite
70 gr de manteiga (usei margarina)
2 ovos
25 gr de fermento padeiro fresco (usei uma saqueta de fermento seco)
20 gr de sumo de laranja
40 gr de vinho do Porto
1 pitada de sal
250 gr de frutos secos picados grosseiramente (frutas cristalizadas para a versão Bolo Rei)
100 gr de frutos secos inteiros (frutas cristalizadas para a versão Bolo Rei)
200 gr doce gila (eliminar para fazer o Bolo Rainha normal)
50 gr fios de ovos (eliminar para fazer o Bolo Rainha normal)
1 gema de ovo para pincelar
Preparação:
- Pesar a farinha e reservar.
- Pulverizar o açúcar com as cascas de citrinos - 15 seg, Vel 9.
- Adicionar o leite e a margarina - 30 seg, 37ºC, Vel 6 - e depois - 30 seg, Vel 9.
- Juntar os ovos, o fermento, o sumo da laranja e o vinho - 10 seg, Vel 3.
- Com a Bimby em funcionamento na Vel 3, adicionar a farinha a pouco e pouco pelo bocal da tampa e no final a pitada de sal.
- Programar 3 min, Vel Espiga.
- Deixar levedar a massa dentro do copo, até o copinho medidor levantar do bocal (cerca de 1h30 a 2h, dependendo da temperatura ambiente).
- Terminado este tempo, tirar a tampa e baixar a massa com as mãos, para perder o ar.
- Juntar os frutos secos picados (frutas cristalizadas para a versão Bolo Rei) - 30 seg, Vel Espiga.
- Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e formar uma bola com a mesma, salpicando com farinha para não colar às mãos.
- Formar o bolo, com o seu formato tradicional
- Abrir um espaço para se rechear o bolo com uma parte do doce de gila (deve ser espalhado a toda a volta do bolo, para ficar como sendo um entremeio).
- Pincelar com uma gema de ovo batida.
- Colocar por cima os frutos secos inteiros,intercalando-os com montinhos de doce de gila e açúcar humedecido (a uma pequena quantidade de açúcar juntam-se umas gotas de água e mistura-se) ou granulado e deixar levedar até duplicar de volume.
- Cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
- Colocar no prato de servir e depois de frio encher o 'buraco' do bolo com fios de ovos.
Neste caso, dividi a massa em duas partes, no ponto 10, para metade da massa segui a receita como está (a quantidade de frutos secos usada também foi metade da mencionada em Ingredientes).
E fiz este Bolo Rainha Rico:
Mini Bolos Rainha em formato Cupcake:
À outra parte da massa adicionei metade da quantidade de frutas cristalizadas mencionada em Ingredientes e fiz este Bolo-Rei:
e Mini Bolos Rei em formato cupcake:
Etiquetas:
Bimby,
Bolos,
Bolos de Fatia,
Natal
Galette des Rois
Para matar saudades de outros tempos...
Ingredientes:
2 placas de massa folhada
1 gema de ovo para pincelar
Para o Creme Frangipane:
150 gr de amêndoas sem pele
100 gr de açúcar
100 gr de manteiga amolecida
1 ovos
1 gema (a clara usa-se para pincelar)
2 colh. de rhum (ou outra bebida a gosto - usei whisky ) - opcional
1 colh. de café de aroma de amêndoa amarga
Preparação:
Pulverizar as amêndoas 15 Seg. Vel.9 (que ficam em pasta, por causa do óleo que têm), retirá-las e pulverizar o açúcar 15 Seg. Vel.9.
Juntar no copo todos os ingredientes, a manteiga tem que estar muito mole, e bater tudo 30 Seg. Vel. 3 ½. Guardar no frigorífico algum tempo até o creme ficar mais consistente.
Esticar uma placa com o rolo e colocar sobre o tabuleiro do forno (eu pus entre a massa e o tabuleiro uma folha de papel vegetal), e colocar o creme no centro da massa em forma de círculo, e á volta pincelar com a clara do ovo, e colocar por cima a outra placa de massa também já esticada, e fazer um corte em circulo, com a ajuda de um cortador de pizza. Depois do corte estar feito ligar as duas massas com cortes, para que não se despeguem na cozedura no forno.
Pincelar com a gema do ovo a parte de cima e fazer riscos oblíquos de modo a desenhar losangos.
Vai ao forno a 180ºC – 200ºC cerca de 25 min.,
Et Voilá:
Ingredientes:
2 placas de massa folhada
1 gema de ovo para pincelar
Para o Creme Frangipane:
150 gr de amêndoas sem pele
100 gr de açúcar
100 gr de manteiga amolecida
1 ovos
1 gema (a clara usa-se para pincelar)
2 colh. de rhum (ou outra bebida a gosto - usei whisky ) - opcional
1 colh. de café de aroma de amêndoa amarga
Preparação:
Pulverizar as amêndoas 15 Seg. Vel.9 (que ficam em pasta, por causa do óleo que têm), retirá-las e pulverizar o açúcar 15 Seg. Vel.9.
Juntar no copo todos os ingredientes, a manteiga tem que estar muito mole, e bater tudo 30 Seg. Vel. 3 ½. Guardar no frigorífico algum tempo até o creme ficar mais consistente.
Esticar uma placa com o rolo e colocar sobre o tabuleiro do forno (eu pus entre a massa e o tabuleiro uma folha de papel vegetal), e colocar o creme no centro da massa em forma de círculo, e á volta pincelar com a clara do ovo, e colocar por cima a outra placa de massa também já esticada, e fazer um corte em circulo, com a ajuda de um cortador de pizza. Depois do corte estar feito ligar as duas massas com cortes, para que não se despeguem na cozedura no forno.
Pincelar com a gema do ovo a parte de cima e fazer riscos oblíquos de modo a desenhar losangos.
Vai ao forno a 180ºC – 200ºC cerca de 25 min.,
Et Voilá:
| Receita original aqui |
sábado, 20 de outubro de 2012
Couscous by Pierre
Ingredientes:
1 cebola
3 cenouras
1 alho francês
1 pedaço de abóbora
Azeite qb
750gr borrego cortado para estufar
6 perninhas de frango
1 frasco de polpa de tomate
2 courgettes
Especiarias 'mistura para taghine' qb
Cominhos em grão qb
1 lata grande de grão cozido
1 mão cheia de sultanas douradas
100gr amêndoa palitada
1 embalagem de couscous
Preparação:
Tapa-se o fundo de uma panela grande com azeite e aloura-se a cebola cortada em meias-luas, quando estiverem transparentes juntam-se as cenoura, alho francês e abóbora cortados em pedaços até alouraren e tomarem o gosto do refogado.
Retira-se e reserva-se os legumes e faz-se o mesmo procedimento à carnes.
Quando estão douradas, voltamos a colocar os legumes reservados, adicionamos a polpa de tomate, as especarias para taghine e os cominhos, por cima colocam-se as courgettes.
Enche-se a panela com água e deixamos cozinhar tudo nos primeiros minutos em lume forte e depois de começar a ferver, baixa-se o lume.
Quando estiver quase cozinhado, retira-se para dois recipientes uma ou duas conchas do caldo de cozedura, num deitamos o grão cozido e escorrido e no outro colocamos as sultanas.
As amêndoas devem ser torradas no forno.
Retificam-se os temperos das carnes e legumes.
Preparação do couscous:
Numa saladeira deita-se o couscous e junta-se azeite, mexe-se para impregnar bem, junta-se sal a gosto e água a ferver no dobro da quantidade do couscous (este vai ensopar e engrossar muito). Vai-se mezendo com dois garfos de maneiras a deixar os grãos separados.
O aspecto? Deliciem-se!!
O Pierre achou que era pouca carne e decidiu assar uma mão de borrego no forno, temperada apenas com sal, regada com azeite e perfumada com folhas de alecrim.
Este Couscous alimentou 12 (!) pessoas e ainda sobraram legumes que foram 'reciclados' por mim, para fazer rissóis de legumes.
Carcaças
Ingredientes:
200gr água
70gr leite
20gr manteiga
20gr fermento padeiro
1 pitada açúcar
500gr farinha
1 1/2 colher chá sal
Preparação:
Colocar no copo da bimby, a agua, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aquecer 2min/37º/vel 2.
Adicionar a farinha e o sal e amassar 3min/função espiga.
Retirar e deixar levedar meia hora num local morno.
dividir a massa em partes de aprox. 65gr, moldar as carcaças, colocar num tabuleiro polvilhado com farinha (eu usei tapete de silicone e saltei este passo) e deixar levedar mais 30 minutos
Polvilhar as carcaças com farinha e com uma faca fazer um golpe ao meio de cada uma, dando-lhes a sua aparência característica.
Levar a forno pre-aquecido a 180º, durante cerca de 25 minutos.
200gr água
70gr leite
20gr manteiga
20gr fermento padeiro
1 pitada açúcar
500gr farinha
1 1/2 colher chá sal
Preparação:
Colocar no copo da bimby, a agua, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aquecer 2min/37º/vel 2.
Adicionar a farinha e o sal e amassar 3min/função espiga.
Retirar e deixar levedar meia hora num local morno.
dividir a massa em partes de aprox. 65gr, moldar as carcaças, colocar num tabuleiro polvilhado com farinha (eu usei tapete de silicone e saltei este passo) e deixar levedar mais 30 minutos
Polvilhar as carcaças com farinha e com uma faca fazer um golpe ao meio de cada uma, dando-lhes a sua aparência característica.
Levar a forno pre-aquecido a 180º, durante cerca de 25 minutos.
domingo, 19 de agosto de 2012
Chocolate chip cookies
Ingredientes e preparação:
250gr farinha para bolos
200gr farinha sem fermento
1 cc fermento royal
1cc bicarbonato soda
1 pitada sal fino
Pesar, misturar e reservar
200 açúcar mascavado claro
200 açúcar
150manteiga/margarina
Com borboleta, 7 min/ vel 3 1/2
2 ovos grandes ou 3 mais pequenos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
Juntar os ovos um a um sempre com a Bimby na vel.3, adicionar a baunilha.
Retirar a borboleta, deitar a mistura de farinhas e programar 10 seg, vel. 6.
Colocar o preparado numa taça com tampa, juntar 300 gr de pepitas de chocolate, misturando à massa tentando não partir as pepitas.
A massa deve repousar entre 24 e 48horas no frigorifico (a minha esteve cerca de 20 horas)
Usa-se uma colher para fazer bolas de gelado para moldar as bolachas (as minhas foram cortadas com uma faca, porque não tive paciência para formar as bolas)
Leva-se a forno pré-aquecido a 180o até ficarem douradas mas ainda moles. Ao arrefecer vão ficar mais secas.
Rendeu cerca de 60 bolachas de diferentes tamanhos.
250gr farinha para bolos
200gr farinha sem fermento
1 cc fermento royal
1cc bicarbonato soda
1 pitada sal fino
Pesar, misturar e reservar
200 açúcar mascavado claro
200 açúcar
150manteiga/margarina
Com borboleta, 7 min/ vel 3 1/2
2 ovos grandes ou 3 mais pequenos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
Juntar os ovos um a um sempre com a Bimby na vel.3, adicionar a baunilha.
Retirar a borboleta, deitar a mistura de farinhas e programar 10 seg, vel. 6.
Colocar o preparado numa taça com tampa, juntar 300 gr de pepitas de chocolate, misturando à massa tentando não partir as pepitas.
A massa deve repousar entre 24 e 48horas no frigorifico (a minha esteve cerca de 20 horas)
Usa-se uma colher para fazer bolas de gelado para moldar as bolachas (as minhas foram cortadas com uma faca, porque não tive paciência para formar as bolas)
Leva-se a forno pré-aquecido a 180o até ficarem douradas mas ainda moles. Ao arrefecer vão ficar mais secas.
Rendeu cerca de 60 bolachas de diferentes tamanhos.
Caramel au beurre sallé
Ingredientes:
150gr açúcar
100gr manteiga ou margarina
10ml natas
1 pitada de flor de sal (facultativo)
Preparação:
Numa frigideira deita-se o açucar e leva-se a lume médio, sem juntar água e sem mexer até ter a cor desejada (pode abanar-se a frigideira de forma a uniformizar a cor do caramelo).
Retira-se do lume e junta-se a manteiga ou margarina mexendo para incorporar bem, volta a colocar-se ao lume e acrescentam-se as natas, deixa-se ferver durante um a dois minutos (em fogo forte) e está pronto.
Quanto mais tempo ferver, mais consistente ficará depois de frio.
Servir como topping para gelados, cobertura ou recheio para bolos ou até barrando em tostas ou pão! Nhamm
150gr açúcar
100gr manteiga ou margarina
10ml natas
1 pitada de flor de sal (facultativo)
Preparação:
Numa frigideira deita-se o açucar e leva-se a lume médio, sem juntar água e sem mexer até ter a cor desejada (pode abanar-se a frigideira de forma a uniformizar a cor do caramelo).
Retira-se do lume e junta-se a manteiga ou margarina mexendo para incorporar bem, volta a colocar-se ao lume e acrescentam-se as natas, deixa-se ferver durante um a dois minutos (em fogo forte) e está pronto.
Quanto mais tempo ferver, mais consistente ficará depois de frio.
Servir como topping para gelados, cobertura ou recheio para bolos ou até barrando em tostas ou pão! Nhamm
Etiquetas:
Coberturas e Recheios,
Doces e Compotas
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
73 anos da minha sogra
Bolo de natas recheado de doce de ovos, com amêndoa em palitos e chocolate grosseiramente picado.
Cobertura e decoração em pasta de açucar.
Bolo de Natas:
400gr açucar
4 ovos
400gr farinha
400ml natas (neste bolo usei 1pacote e natas e 1 iogurte natural)
Colocar a borboleta nas lâminas, deitar o açucar e os ovos e programar 4 min/vel.3.
no fim do tempo, e com a máquina em funcionamento na velocidade 2, juntar as natas.
Finalmente, retirar a borboleta, adicionar a farinha e programar 10seg/vel.6.
Deitar o preparado na forma escolhida e levar ao forno para cozer.
Consome-se simples, a acompanhar um chá de fim de tarde ou recheado a gosto.
N.B.: Esta receita faz um bolo bem grande (os dois bolos que compõem o conjunto da foto foram feitos com uma receita dividida em duas formas de diferentes tamanhos).
Etiquetas:
Amendoa,
Bolos de Aniversário,
Bolos de Fatia,
Chocolate,
Ovos Moles
domingo, 13 de maio de 2012
Bolo do M.
Bolo de claras, cortado ao meio, entre as duas metades coloquei massa folhada, previamente cozida, e recheei e cobri com creme de avelãs e chocolate. Enfeitei com fios de ovos.
Etiquetas:
Bolos de Aniversário,
Bolos de Fatia,
Chocolate
Centros de Pescada em Papelote com Legumes ao Vapor
Ingredientes:
3 batatas médias
1 cenoura
12 feijões verdes
4 lombos de pescada
miolo de camarão (opcional e a gosto)
queijo ralado qb
1 cebola
2 dentes de alho
30gr polpa tomate
1 raminho de salsa
50gr azeite
50gr vinho branco
100gr água
sal e pimenta qb
Preparação:
Cortam-se os legumes em cubos, colocam-se na Varoma, salpicam-se de sal e polvilham-se ligeiramente com alho em pó.
No copo da Bimby coloca-se a cebola, os alhos, a salsa e o azeite e pica-se 5seg/vel. 5. Junta-se a polpa de tomate e programa-se 5min/Varoma/vel.2.
Entretanto faz-se um papelote grande no tabuleiro da Varoma. Deita-se metade do refogado no centro do papelote, em cima colocam-se os lombos de pescada previamente temperados com sal e pimenta, o miolo de camarão, cobre-se com o queijo ralado e fecha-se o papelote.
Ao restante molho acrescenta-se o vinho branco e a água, coloca-se a Varoma com o tabuleiro em cima da tampa e programa-se 30min/Varoma/vel.1.
Iogurte Batido com Polpa de Cajú
Ingredientes
1,5l leite meio gordo
10gr leite em pó
75gr açucar amarelo
1 iogurte natural (dos mais básicos)
1 embalagem de polpa de Caju Brasfrut
Preparação
1,5l leite meio gordo
10gr leite em pó
75gr açucar amarelo
1 iogurte natural (dos mais básicos)
1 embalagem de polpa de Caju Brasfrut
Preparação
Colocam-se no copo todos os ingredientes, excepto o iogurte e a
polpa de caju. Programa-se 3 min, 50º, vel.2. Junta-se o iogurte e
mistura-se durante uns seguntos na vel. 3.Deita-se o preparado num
recipiente com tampa, mete-se o mesmo num saco térmico e embrulha-se
numa mantinha polar. Deixa-se fermentar dentro do forno desligado
durante 12 ou 13 horas.Terminada a fermentação, deita-se no copo a polpa
de caju, que se tritura durante 10seg, vel.7. junta-se o iogurte e
bate-se 30seg./vel.6.Distribui-se por garrafinhas individuais e
coloca-se no frigorifico pelo menos 4 horas antes de servir.
domingo, 6 de maio de 2012
Arroz de Carqueja em duas versões
Ingredientes:
250gr água
2 colheres de sopa de carqueja
1 frango do Campo, com o seu sangue, cortado em pedaços (como se fosse para fricassé)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
100gr vinho tinto
1 raminho de salsa
30 gr azeite
20gr banha
350gr arroz carolino
Preparação:
Aquecer a água, 10min/100º/vel.1, retirar, regar a carqueja e deixar em infusão durante pelo menos 10 minutos.
No copo coloca-se a cebola, os alhos, o azeite e a banha e pica-se 5seg/vel5, de pois refoga-se 5min/varoma/vel.2.
Junta-se o frango em pedaços, a salsa, o louro, 150 gr do chá de carqueja (depois de filtrado) e o vinho e programa-se 25min/varoma/vel.colher/função inversa.
Depois junta-se o arroz e mais 100gr do chá e deixa-se cozer 20min na mesma velocidade e temperatura. a meio deve interromper-se e misturar com a espátula para descolar os grãos de arroz que ficam no fundo do copo.
Assim que acabar o tempo, coloca-se numa travessa ou terrina e mistura-se o sangue o frango.
2ª versão:
250gr água
2 colheres de sopa de carqueja
1 frango do Campo, com o seu sangue, cortado em pedaços (como se fosse para fricassé)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
100gr vinho tinto
1 raminho de salsa
30 gr azeite
20gr banha
350gr arroz carolino
Preparação:
Aquecer a água, 10min/100º/vel.1, retirar, regar a carqueja e deixar em infusão durante pelo menos 10 minutos.
No copo coloca-se a cebola, os alhos, o azeite e a banha e pica-se 5seg/vel5, de pois refoga-se 5min/varoma/vel.2.
Junta-se o frango em pedaços, a salsa, o louro, 150 gr do chá de carqueja (depois de filtrado) e o vinho e programa-se 25min/varoma/vel.colher/função inversa.
Depois junta-se o arroz e mais 100gr do chá e deixa-se cozer 20min na mesma velocidade e temperatura. a meio deve interromper-se e misturar com a espátula para descolar os grãos de arroz que ficam no fundo do copo.
Assim que acabar o tempo, coloca-se numa travessa ou terrina e mistura-se o sangue o frango.
2ª versão:
![]() |
| Receita do livro 'Das Beiras a Trás-os-Montes |
Jantar Italiano
Estas estavam em atraso... um belo jantarinho italiano na mesma companhia do jantar indiano publicado anteriormente.
| Tapenade deAzeitonas |
| Grissinos |
| Pizza de presunto e rúcula |
| Fettucine Al Alfredo |
As receitas são daqui:
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Nuggets de Frango
Ingredientes:
200 gramas de peito de frango sem pele, cortado em pedaços
Meia colher de chá de sal
Meia colher de chá de alho em pó ou 1 dente de alho (usei alho fresco)
2 fatias de pão de forma sem côdea (usei com côdea)
60 gramas de queijo creme
60 gramas de leite
1 ovo batido com 50 gramas de água
Pão ralado, q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Coloque no copo da Bimby o frango, o sal e o alho e programe 5 seg/vel 7.
Adicione o pão em pedaços, o queijo creme e o leite e programe 10 seg/vel 7.
retire a mistura do copo, forme pequenas bolas (do tamanho de nozes) e espalme-as ligeiramente com o fundo do copinho medida.
Envolva os nuggets em ovo e pão ralado.
Aqueça o óleo numa frigideira funda. frite os nuggets em lume moderado até ficarem dourados.
coloque-os a escorrer em papel absorvente.
| Receita do livro «O Melhor Do Mundo de Receitas», de uma espanhola de nome Maria Teresa Almendral. |
Esta receita fez 20 nuggets. Fiz os primeiros com as formas de bolachas, mas a pasta é dificil de desenformar e fiz os restantes como 'manda' a receita. Achei mais fácil espalmá-los depois de passados por ovo e pão ralado do que antes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







