quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sweet & salty rolls

Massa da trança (aqui e no livro base):

Antes de amassar,  triturei 200gr chocolate de culinária - 2 ou 3 toques no turbo e 10 seg/vel. 9 e reservei.

Ingredientes

250 g leite
100 g margarina
50 g açúcar
1 saqueta de femento seco
2 ovos
700 g farinha
1 c. chá de sal
1 gema de ovo para pincelar

Acessórios

Preparação

  1. Coloque no copo o leite, a margarina, o açúcar e programe 2 min/37ºC/vel 2.
  2. Junte o fermento, os ovos e programe 10 seg/vel 6.
  3. De seguida adicione a farinha, o sal e programe 3 min/vel Teigstufe .
  4. Deixe levedar durante 20 minutos, num local morno.
  5. Faça três rolos iguais e forme uma trança. Pincele com a gema de ovo e faça montinhos com o açúcar humidificado.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 50ºC até que dobre de volume, em seguida aumente a temperatura para 180ºC cerca de 25 minutos. 

Dividir a massa ao meio e esticar em forma de rectângulo as duas partes. Numa delas deita-se o chocolate reservado e amendoa picada e enrola-se como uma torta.
Na outra usar chouriço cortado em cubinhos, azeitonas às rodelas, queijo ralado e oregãos e enrolar como uma torta.

Cortam-e as tortas em fatiz que se achatam com a mão e leva-se ao forno a cozer (não foi desta forma que fiz, mas não consigo explicar por palavras como fazê-lo... sorry)





Iguarias de natais passados

Bolachas hungaras: (daqui)

Ingredientes

300 gr de farinha
50 gr de farinha custard
150 gr de manteiga (temp ambiente)
100 gr de açucar em pó
1 pitada de sal
2 gemas de ovo
20 gr de leite
1 gema (para pincelar as bolachinhas)
chocolate de leite qb (para molhar as bolachinhas)

Acessórios

pincel, moldes de bolachinhas

Preparação

Coloque todos os ingrediente pela ordem no Mixtopf geschlossen e deixe misturar tudo durante cerca 30 segundos na velocidade 5.
Retire a massa do Mixtopf geschlossen, estenda a massa e corte com os moldes.
Já cortados coloque-os num tabuleiro untado com manteiga ou desmoldante e pincele-os com a gema de ovo.
Leve-os ao forno pre-aquecido a 180º durante cerca de 10/15 minutos  (até ficarem douradinhos)
Em banho-maria derreta o chocolate. E depois de cozidas mergulhe as bolachinhas no chocolate.

Tronco de Natal - mistura de várias receitas
Bolo Rei - receita do livro base

Bacalhau de Consoada gratinado:

Cozem-se todos os ingredientes na bimby (Bacalhau e couves na varoma e batatas às rodelas + ovos no cesto coador dendro do copo).
1000 gr de água, 40min, temp. Varoma

Depois de cozido limpa.se o bacalhau de peles e espinhas e faz-se em lascas.
Colocam-se todos os ingredientes por camadas num pirex e regam-se com azeite e bechamel (receita no livro base) e vai a gratinar até estar dourado.



Canja de Natal (daqui)

½ frango, cortado em pedaços
1 cebola, cortada
2 cenouras, cortadas
½ alho-francês, cortado
Água q.b.
Sal q.b.
12 ovos de codorniz
100g de miolo de amêndoa, laminado e torrado
1 cubo de caldo de galinha
50g de manteiga
75g de arroz
2dl de natas

Pulverizar o arroz - 1.30 min/vel. Max  e reservar.
Colocar o alho francês, a cebola e as cenouras em pedaços no copo. Encher o copo de água até ao limite maximo e temperar com sal. Na Varoma, colocar o frango em pedaços e os ovos de codorniz e programar 30 min/varoma/vel. 2.
Quando terminar deitar os ovos em água fria e deixar arrefecer o frango.
Coar o caldo com a ajuda do cesto coador e reservar cerca de um litro e meio.
Limpar o frango de peles e ossos em colocá-lo no copo, 6seg/Linkslauf/vel.4. quando termina o tempo, reserva-se a carne.
Deitar a manteiga e a farinha no copo e programar 90º/1 1/2 min/vel. 1.
Juntar a farinha e misturar Sanftrührstufe/1 min.
Programar 9 min/vel.2/temp. 100º  e juntar o caldo em fio , com a máquina em movimento. Quando acabar adicionar as natas e o frango desfiado.
Deitar numa terrina onde já estão os ovos cortados em metades e a amêndoa laminada e torrada.

Dicas: Pode servir-se polvilhada de cebolinho picado.


Orangettes (daqui)

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo na bimby: 40 minutos

Ingredientes:
4 laranjas
1000 gr de água
Açucar
Chocolate para culinária

Preparação:
Descascar as laranjas, deixando a parte branca e cortar as cascas em lamelas.
Deitar a água e as cascas de laranja no copo e programar 20 min/100º/colher inversa.
No fim do tempo filtra-se o preparado com a ajuda do cesto coador.
Reposicionar o copo, seleccionar a balança e pesar as cascas.
Juntar o mesmo peso das cascas em açucar e deitar água até cobrir.
Programar 20min/Varoma/colher inversa, no fim do tempo verificar se já não tem água. Caso ainda tenha, programa-se mais uns minutos na mesma temperatura e velocidade.
Deixar arrefecer as cascas em cima de papel vegetal.
Depois de frias cobrem-se de açucar e/ou de chocolate para culinária derretido.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aniversários atrasados...


Coisas boas para o aniversário do marido em setembro de 2010 (não, não é engano, é mesmo 2010!)



Aniversário do sogro - março 2011



Aniversário da sogra - agosto 2011



1º aniversário do 'sobrinho' Tomás - setembro 2011



Aniversário da 'sobrinha' Lara - setembro 2011



E finalmente aniversário do Sérgio, que fez 18 anos em outubro 2011



E não publico as receitas porque já nem sei bem que massas fiz... LOL

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Esparguete com cogumelos e miolo de camarão à la moi!

300 gr miolo camarão
250 gr esparguete
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 lata de cogumelos inteiros
30 gr azeite
salsa picada a gosto
1000 gr água

No copo deita-se a cebola, os alhos e o azeite e programa-se 5 seg/vel.5 e de seguida 5 min/100º/vel.2.Quando terminar juntam-se os cogumelos e o miolo de camarão e programa-se mais 6 min/100º/colher inversa. Retira-se do copo e reserva-se.
Deita-se no copo a água, 10 min/100º/vel. 2. No final do tempo junta-se o esparguete pelo bocal, põe-se a máquina em funcionamento 10min/100º/colher inversa.
Quando acabar escorre-se o esparguete, que se volta a colocar no copo, e junta-se o preparado de cogumelos e camarão reservado. Envolve-se 2min/90º/colher inversa.
Verte-se para uma saladeira, polvilha-se com salsa picada e está pronto a servir.



Quente é óptimo e parece-me que frio também se deve deixar comer... :-P

domingo, 21 de agosto de 2011

Bolas de Berlim

Ingredientes para o creme de recheio:
600gr leite
130gr açúcar
2 ovos
2 gemas
40 gr amido de milho
15 gr açúcar baunilhado
1 pitada de sal

Ingredientes para a 1ªmassa:
1/2 colher chá açúcar
100 gr leite
15 gr fermento de padeiro fresco
55 gr farinha, tipo 65

Ingredientes para a 2ª massa:
50 gr açúcar
20 gr margarina
2 gemas de ovo
15 gr rum (opcional)
100 gr leite morno
400 gr farinha, tipo 65
1 pitada de sal

Oleo qb para fritar
Açúcar fino para envolver

Preparação do creme:
Coloque todos os ingredientes e programe 6 min/90º/vel.4. Retire de imediato para uma taça e deixe arrefecer (o que vai acontecer durante o tempo de preparação da receita).

Preparação da 1ª massa:
Com o copo limpo, coloque o açúcar, o leite e o fermento e programe 1min/37º/vel.2.
adicione a farinha e misture 5seg/vel.3.
Não retire do copo e aguarde cerca de 15 minutos, até ficar com uma consistência esponjosa.

Preparação da 2ª massa:
Após os 15 min. junte os restantes ingredientes e programe 2min/vel. espiga. Retire e deixe levedar até dobrar de volume.

Divida a massa em porções de aprox. 65gr cada e modele em forma de bolas.De seguida espalme-as para ficarem com cerca de 1 cm de espessura. Coloque-as num tabuleiro untado e enfarinhado ou forrado com papel vegetal. Deixe levedar até dobrar o volume.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Leve as bolas aos forno durante cerca de 6 minutos.
Retire e frite em óleo abundante, virando do dois lados para alourar por igual.
Coloque em papel de cozinha para absorver o excesso de gordura, passe-as por açucar e recheie com o creme.

Eu recheei alguma com o creme da receita:

Outras com creme de chocolate e avelãs (nutella para os amigos... lol):
A receita original está no livro «A Bimby Massas e Doces»

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bolo de chocolate sem farinha com frutos vermelhos

Para o bolo:
200 gr açucar mascavado escuro
300 gr chocolate p/ culinária em pedaços
6 ovos
1 pitada sal
150 gr água
1 colher/chá café solúvel
1 colher/chá canela em pó
200 gr manteiga

Para  a cobertura:
50 gr açucar
250 gr queijo Mascarpone
300 gr frutos vermelhos frescos (eu usei compei congelados e descongelei antes de usar)

No copo coloca-se o açucar e o chocolate e dá-se 3 golpes de turbo, de seguida oulveriza-se 15seg/vel. 9. Retira-se e reserva-se.
No copo limpo e com a borboleta, deitam-se as claras e o sal e bate-se 8min/vel. 3 1/2.  Retira-se e reserva-se.
Pré-aquece-se o forno a 180ºC.
Sem a borboleta coloca-se a água e programa-se 3min/100ºC/vel.1.
Adiciona-se o café, a canela e a manteiga e envolve-se 10seg/vel.4.
Junta-se a mistura de açucar e chocolate e as gemas e mistura-se 20seg/vel.4. Retira-se e com a ajuda da vara de arames envolvem-se as claras reservada.
Coloca-s numa forma de fundo removível de aprox. 22cm de diâmetro e leva-se ao forno a 180º cerca de 45 minutos.
Para a cobertura, no copo limpo e seco pulveriza-se o açucar, 10seg/vel.9.
Adiciona-se o queijo e 70 gr de frutos vermelhos e envolve-se 30seg/vel.3.
Desenforma-se o bolo, deixa-se arrefecer, barra-se com a cobertura e distribui-se os frutos vermelhos restantes por cima.

Eu não bati as claras em castelo, usei os ovos inteiros e ficou de comer chorar por mais.



Receita retirada da revista Bimby - Momentos de Partilha nº08 - Julho/2011

Medalhões de Pescada com vinho branco e berbigões

400gr Medalhões pescada
Sal qb
4 fatias de queijo
4 fatias de presunto
Azeite qb para untar
2 dentes de alho
70gr cebola
30gr azeite
1 colher/chá colorau
100gr vinho branco
100gr água
500 gr berbigão

Temperam-se os medalhões de pescada com sal e envolva cada um com uma fatia de presunto, pressionando ligeiramente para que fique bem fechado.
Colocam-se na Varoma previamente untada com azeite e reserva-se.
No copo coloca-se o alho, a cebola e o azeite e pica-se 5seg/vel5.
De seguida refoga-se 5min/1varoma/vel.1.
Adiciona-se o colorau, o vinho, a água e a Varoma e programa-se 8min/Varoma/vel.1.
Coloca-se o berbigão na Varoma e programa-se 5min/Varoma/vel.1.
Servem-se os medalhões com o berbigão e o molho.

Acompanhámos com favinhas de coentrada.

Receita publicada na revista Bimby Momentos de Partilha nº07 - Junho/2011

domingo, 21 de novembro de 2010

Licores...

 ... de chocolate:

4 chávenas de água
2 chávenas de açucar
2 chávenas de vodka
100 gr chocolate para culinária
1 colher/chá de essência de baunilha

Num tacho leva-se ao lume a água com o açucar. Deixa-se ferver durante 10 minutos. Depois junta-se o chocolate, previamente derretido, aos poucos e mexendo sempre com um batedor de varas, mantém-se ao lume para apurar durante mais 5 minutos. Retira-se do lume, deixa-se arrefecer e depois de frio junta-se a vodka e a essência de baunilha. Coloca-se nas garrafinhas e espera-se pelo menos duas semanas até provar o resultado (se conseguirem aguentar-se, claro...).

... de chocolate com piripiri:
Prepara-se o licor de chocolate como na receita anterior e em vez da essência de baunilha junta-se uma colher de chá  bem cheia (ou mais, conforme o gosto) de piripiri em pó. 
Eu reservei cerca de 1/4 do licor de chocolate e foi nessa parte que juntei o piripiri, como é uma experiência, caso não corra bem, não se perde tudo...

Aqui estão eles a aguardar prova, o de chocolate na garrafa maior e o de chocolate com piripiri na garrafa mais pequena.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Camarão com ananás grelhado

 Para duas pessoas:
1 ananás
12 camarões 20/30
8 colheres de sopa de azeite
1 raminho de coentros
1 dente de alho picado fininho
1 malagueta
1 'cheirinho' de vinho branco
Mistura de alfaces qb

Cortam-se duas fatias do ananás, ao alto, com cerca de 0,5cm de espessura e levam-se a grelhar numa frigideira anti-aderente. Depois de grelhadas aparam-se para ficarem bonitinhas, colocam-se já no prato de servir e reservam-se as aparas.
Descascam-se os camarões e salteiam-se em 3 colheres de sopa de azeite (pode ser na mesma frigideira onde grelhamos o ananás, porque aproveita-se esse aroma), depois de douradinhos, junta-se o alho picado e refresca-se com o vinho branco.
No copo da Bimby, ou no liquidificador, colocam-se as aparas de ananás, o restante azeite, os coentros e a malagueta e tritura-se até obter um molho.
No prato, em cima do ananás, metemos a mistura de alfaces, em cima os camarões e rega-se com o molho.

Nham, nham!!!!

A receita original está na Teleculinária Especial Robot deste mês.

Bolo do Sérgio

Preparei dois pães-de-ló 'simples' e um pão-de-ló de chocolate, todos instantâneos e trazidos de Londres, depois de cozidos (num tabuleiros os dois 'simples' e noutro o de chocolate), desenformei-os, barrei a massa simples com creme de pasteleiro (instantâneo, pk o tempo era muito curto!) e por cima coloquei o de chocolate.
A cobertura é de covapasta (pasta de açucar, do tipo da pasta americana).

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Requeijão delícia

2 requeijões (um por pessoa)
3 fatias de fiambre
6 palitos de delicias do mar
2 colheres de sopa de maionese
2 rodelas de tomate


Cortam-se os requeijões ao meio, temperam-se de sal e pimenta (usei moída na hora) e reservam-se.
Picam-se grosseiramente as fatias de fiambre e as delícias do mar (reserva-se uma para decorar). Numa tacinha deita-se a maionese e mistura-se o fiambre e as delicias picadas.
Em cada prato de servir dispõe-se metade de um requeijão, coloca-se o recheio e 'tapa-se' com a outra metade de requeijão. Em cima do requeijão põe-se uma rodela de tomate e decora-se com a delicia do mar reservada. Em volta deitam-se umas folhinhas de coentros picadas (a receita original fala em manjericão) e rega-se com um pouco de azeite de boa qualidade, depois é saborear!

domingo, 18 de julho de 2010

Red Velvet Cupcakes

Para a massa:
60 gr manteiga sem sal
70 gr açúcar
1 ovo
90 gr farinha
1/2 colher de café de fermento em pó
10 gr cacau em pó
1 colher de café de corante alimentar vermelho (usei corante em gel)
6 cl leite fermentado
uma pitada de sal

Para o creme:
200 gr mascarpone
80 gr açúcar em pó
1/2 vagem de baunilha

Liga-se o forno a 160ºC.
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme, junta-se o ovo e a pitada de sal e continua-se a bater. Junta-se a farinha, o fermento, o cacau, o corante e, no fim, o leite fermentado. Bate-se para obter uma mistura homogénea.
Deita-se a massa nas formas de queques forradas com formas de papel e vão ao forno durante cerca de 20 minutos. Depois de cozidos retiram-se do forno e deixam-se arrefecer sobre uma grelha.
Entretanto prepara-se o creme, misturando o açúcar em pó com o mascarpone e com a polpa da baunilha (abre-se a vagem ao meio e raspa-se o interior, é nas sementes que há maior concentração de aromas e sabores). Mete-se este preparado num saco de pasteleiro (usei o bico estrelado), guarnecem-se os cupcakes e decoram-se a gosto.

Bifes de peru recheados

4 bifes de peru
1 alheira
sal e pimenta a gosto

Temperam-se os bifes com sal e pimenta (cuidado com o sal, porque a alheira já é salgada). Corta-se a alheira em 4 pedaços e mete-se cada um no centro de um bife. Fazem-se trouxinhas que se fecham com palitos. Colocam-se num tabuleiro que vá ao forno e por cimadeita-se um pouco de margarina liquida.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bolo de Ruibarbo

500 gr ruibarbo
75 gr manteiga
200 gr açucar

Numa forma (eu usei um tabuleiro), coloca-se a manteiga e o açúcar e vai ao forno cerca de 10 minutos para esta mistura derreter. Entretanto arranja-se o ruibarbo*, e mete-se cortado em pedaços pequenos por cima.

100 gr manteiga
175 gr açúcar
3 ovos
200 gr farinha
1/2 copo leite
1 colher/chá fermento em pó
1 saqueta de açúcar baunilhado (usei 1 colher de chá de aroma natural de baunilha)

Bate-se a manteiga até ficar cremosa, junta-se o açúcar e bate-se bem. Incorporam-se os ovos inteiros, a farinha, o leite, a baunilha e o fermento.
Deita-se a massa em cima dos pedaços de ruibarbo e vai ao forno (180º) a cozer durante cerca de 30 min.
Depois do bolo estar cozido, vira-se para um prato e deixa-se o bolo "cair" por si, o que pode demorar alguns minutos.

Fica molhadinho e bem apetitoso, tem um travo acidulado, característico desta planta.



*Para arranjar o ruibarbo, tira-se a "casca", para eliminar os filamentos e corta-se em pedaços do tamanho desejado.
Pode ser usado em bolos, doces, compotas, iogurtes...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cupcakes ou queques ou bolinhos da moda

Os bolinhos da moda invadiram França! Ou pelo menos, a cozinha dos Rosado!
Foi a primeira experiência tirada do livrinho do post ali em baixo.

Para a massa:
100 gr farinha
1 pitada de sal
1/2 colher café bicarbonato de soda
100 gr açúcar
100 gr manteiga à temperatura ambiente
1 colher de café de essência de baunilha
2 ovos

Pesa-se a farinha, junta-se o sal e o bicarbonato e reserva-se.
Numa taça coloca-se o açucar, a manteiga e a essência de baunilha e bate-se até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junta-se um ovo de cada vez, mexendo sempre. Finalmente e continuando a bater, vai-se juntando a mistura peneirada de farinha, sal e bicarbonato.
Deita-se a massa nas formas (usei de silicone, forradas com forminhas de papel) e leva-se a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos.
Depois de cozidos deixam-se arrefecer antes de colocar a cobertura.

Para a cobertura:
75 gr açúcar em pó
75 gr manteiga à temperatura ambiente
100 gr chocolate para culinária
1 colher sopa de natas

Derrete-se o chocolate em banho maria, ou no micro-ondas, juntam-se as natas mexendo bem para incorporar e deixa-se arrefecer. Bate-se o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo e aos poucos junta-se o chocolate. Mete-se este preparado no frigorífico até ficar com a consistência desejada.
Quando estiver pronto, coloca-se no saco de pasteleiro com o bico ondulado e decoram-se os cupcakes a gosto.

Ginjinha com elas

2 kg de ginjas
3 l de álcool pra frutas (devia ser aguardente, mas em França não se encontra facilmente)
1,5 kg açúcar (usei meio por meio açúcar amarelo e branco)
1,5 l água
7,5 dl vinho tinto de qualidade
Canela em pau

Há cerca de um ano compramos as ginjas e colocamo-las num frasco com o álcool para frutas, e assim ficou, quase esquecidos, dentro de um armário, durante todo este tempo.

No domingo metemos mãos à obra!
Num tacho deitamos a água, o açucar  e os paus de canela e metemos ao lume até ficar em ponto de pérola (ao o vazar de uma colher um pouco de calda, forma-se um fio mais resistente, cuja extremidade se assemelha a uma pérola.). Deixa-se arrefecer um pouco e depois junta-se o álcool com as ginjas e no fim o vinho tinto. 
 
Distribui-se o preparado por garrafas ou frascos e deixa-se em repouso até as ginjas irem ao fundo (o nosso ainda está nesse processo, por isso ainda não podemos dizer como foi o resultado final...).