Os bolinhos da moda invadiram França! Ou pelo menos, a cozinha dos Rosado!
Foi a primeira experiência tirada do livrinho do post ali em baixo.
Para a massa:
100 gr farinha
1 pitada de sal
1/2 colher café bicarbonato de soda
100 gr açúcar
100 gr manteiga à temperatura ambiente
1 colher de café de essência de baunilha
2 ovos
Pesa-se a farinha, junta-se o sal e o bicarbonato e reserva-se.
Numa taça coloca-se o açucar, a manteiga e a essência de baunilha e bate-se até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junta-se um ovo de cada vez, mexendo sempre. Finalmente e continuando a bater, vai-se juntando a mistura peneirada de farinha, sal e bicarbonato.
Deita-se a massa nas formas (usei de silicone, forradas com forminhas de papel) e leva-se a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos.
Depois de cozidos deixam-se arrefecer antes de colocar a cobertura.
Para a cobertura:
75 gr açúcar em pó
75 gr manteiga à temperatura ambiente
100 gr chocolate para culinária
1 colher sopa de natas
Derrete-se o chocolate em banho maria, ou no micro-ondas, juntam-se as natas mexendo bem para incorporar e deixa-se arrefecer. Bate-se o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo e aos poucos junta-se o chocolate. Mete-se este preparado no frigorífico até ficar com a consistência desejada.
Quando estiver pronto, coloca-se no saco de pasteleiro com o bico ondulado e decoram-se os cupcakes a gosto.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Ginjinha com elas
2 kg de ginjas
3 l de álcool pra frutas (devia ser aguardente, mas em França não se encontra facilmente)
1,5 kg açúcar (usei meio por meio açúcar amarelo e branco)
1,5 l água
7,5 dl vinho tinto de qualidade
Canela em pau
Há cerca de um ano compramos as ginjas e colocamo-las num frasco com o álcool para frutas, e assim ficou, quase esquecidos, dentro de um armário, durante todo este tempo.
No domingo metemos mãos à obra!
3 l de álcool pra frutas (devia ser aguardente, mas em França não se encontra facilmente)
1,5 kg açúcar (usei meio por meio açúcar amarelo e branco)
1,5 l água
7,5 dl vinho tinto de qualidade
Canela em pau
Há cerca de um ano compramos as ginjas e colocamo-las num frasco com o álcool para frutas, e assim ficou, quase esquecidos, dentro de um armário, durante todo este tempo.
No domingo metemos mãos à obra!
Num tacho deitamos a água, o açucar e os paus de canela e metemos ao lume até ficar em ponto de pérola (ao o vazar de uma colher um pouco de calda, forma-se um fio mais resistente, cuja extremidade se assemelha a uma pérola.). Deixa-se arrefecer um pouco e depois junta-se o álcool com as ginjas e no fim o vinho tinto.
Distribui-se o preparado por garrafas ou frascos e deixa-se em repouso até as ginjas irem ao fundo (o nosso ainda está nesse processo, por isso ainda não podemos dizer como foi o resultado final...).
Lombo de porco assado
1 lombo de porco
150 gr bacon aos cubinhos
alhos qb
azeite qb
2 limões
Coloca-se o lombo num tabuleiro que vá ao forno, fazem-se uns golpes e neles introduzem-se os dentes de alho, tempera-se com sal e pimenta e rega-se com vinho branco. À volta da carne coloca-se o bacon e os limões cortados aos quartos e vai ao forno para assar.
Vai bem com quase todos os acompanhamentos.
150 gr bacon aos cubinhos
alhos qb
azeite qb
2 limões
Coloca-se o lombo num tabuleiro que vá ao forno, fazem-se uns golpes e neles introduzem-se os dentes de alho, tempera-se com sal e pimenta e rega-se com vinho branco. À volta da carne coloca-se o bacon e os limões cortados aos quartos e vai ao forno para assar.
Vai bem com quase todos os acompanhamentos.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
domingo, 30 de maio de 2010
Lombo assado no forno com batatinhas
Não posso deixar a receita, porque não fui eu que fiz, mas deixo-vos aqui a foto do jantar preparado pelo maridão no dia em que voltei da maternidade.
Só posso dizer que estava muito bom!!!
Só posso dizer que estava muito bom!!!
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Biscoitos de Avelã e Cacau, Biscoitos de Baunilha e Biscoitos de Laranja
Biscoitos de Avelã e Cacau
100 gr. de Avelãs
100 gr. de Açúcar
30 gr. de Cacau em Pó
100 gr. de Farinha
1 colher (de chá) de Fermento em Pó
80 gr. de Margarina
1 colher (de sopa) de Vinho do Porto
1 pitada de Sal
No copo da Bimby colocam-se as avelãs. Trituram-se 10 seg., vel. 5-7-10. Adiciona-se o açúcar e repete-se a operação. Junta-se a farinha, o fermento e o cacau e mistura-se 10 seg., vel. 5. Coloca-se então a margarina, o vinho do Porto e uma pitada de sal. Programa-se 10 seg., vel. 5. Depois 2 min., vel. espiga. Tendem-se pequenas bolas que se colocam num tabuleiro forrado com tapete de silicone. Leva-se a forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos, não deixar cozer demasiado. Descolam-se do tapete e deixam-se arrefecer completamente.
Biscoitos de Baunilha e Biscoitos de Laranja
300 gr. de Farinha de Trigo
1 colher (de chá) de Fermento em Pó
100 gr. de Açúcar
180 gr. de Margarina
1 Ovo
1 pitada de Sal
Introduzir todos os ingredientes no copo e programar 20 seg., vel. 6
Em seguida programar 2 min., vel. espiga.
1 colher (de chá) de Fermento em Pó
100 gr. de Açúcar
180 gr. de Margarina
1 Ovo
1 pitada de Sal
Introduzir todos os ingredientes no copo e programar 20 seg., vel. 6
Em seguida programar 2 min., vel. espiga.
Dividi a massa a meio, numa das partes misturei aroma natural de baunilha e na outra juntei aroma natural de laranja.
Meti a massa no dispara-biscoitos e disparei em cima de um tapete de silicone. Meti no forno durante 15 minutos e aqui está o resultado:
Etiquetas:
Bimby,
Biscoitos e Bolachas,
Dispara-biscoitos
Arroz de Tamboril
6 lombinhos de tamboril cortados em cubos
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros
35 gr azeite
sal qb
850 gr água
250 gr arroz (usei carolino)
coentros picados a gosto
Coloca-se no copo a cebola, os alhos e os tomates. Tritura-se durante 10 seg, vel. 6.
Junta-se o azeite e programa-se 10min, vel. 3, temp. Varoma.
No fim do tempo acrescenta-se um bocadinho de água e tritura-se o refogado, 10 seg, vel. 7.
Deita-se a água e o sal no copo, coloca-se o cesto com o peixe, fecha-se o copo e programa-se 15 min, temp. 100º, vel. 3 1/2.
Terminada esta fase, retira-se e reserva-se o peixe, junta-se o arroz e programa-se 15 min, temp. 100º, vel.colher inversa. (atenção que este tempo depende do tipo de arroz que se está a usar, eu usei carolino e em 15 minutos ficou no ponto!).
Depois foi juntar tudo no pirex de servir e misturar os coentros picados.
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros
35 gr azeite
sal qb
850 gr água
250 gr arroz (usei carolino)
coentros picados a gosto
Coloca-se no copo a cebola, os alhos e os tomates. Tritura-se durante 10 seg, vel. 6.
Junta-se o azeite e programa-se 10min, vel. 3, temp. Varoma.
No fim do tempo acrescenta-se um bocadinho de água e tritura-se o refogado, 10 seg, vel. 7.
Deita-se a água e o sal no copo, coloca-se o cesto com o peixe, fecha-se o copo e programa-se 15 min, temp. 100º, vel. 3 1/2.
Terminada esta fase, retira-se e reserva-se o peixe, junta-se o arroz e programa-se 15 min, temp. 100º, vel.colher inversa. (atenção que este tempo depende do tipo de arroz que se está a usar, eu usei carolino e em 15 minutos ficou no ponto!).
Depois foi juntar tudo no pirex de servir e misturar os coentros picados.
Mousse de Morangos
250 gr morangos
2 danoninhos de morango (usei morango e baunilha)
4 claras batidas em castelo
Reduzem-se os morangos a puré e juntam-se os danoninhos, no final envolvem-se as claras batidas em castelo, divide-se o preparado por tacinhas individuais e vai ao frigorifico para solidificar.
Nos meus separou-se uma parte liquida da mousse em si, porque eu bati a claras ainda congeladas na bimby e ao descongelaram fizeram esse efeito...
2 danoninhos de morango (usei morango e baunilha)
4 claras batidas em castelo
Reduzem-se os morangos a puré e juntam-se os danoninhos, no final envolvem-se as claras batidas em castelo, divide-se o preparado por tacinhas individuais e vai ao frigorifico para solidificar.
Nos meus separou-se uma parte liquida da mousse em si, porque eu bati a claras ainda congeladas na bimby e ao descongelaram fizeram esse efeito...
Doce da Avó
Um clássico a que quase todos os restaurantes chamam doce da casa.
1 lata de leite condensado
a mesma lata de leite 'normal'
5 ovos
1 pacote de natas
1 embalagem de palitos la reine
café forte ou leite com chocolate qb
Separam-se as gemas das claras e reservam-se as claras.
Colocam-se e batem-se as gemas num tacho, onde se junta e se vai mexendo o leite condensado e o leite normal, leva-se ao lume para engrossar.
Desta vez decidi fazer de forma diferente... forrei (literalmente!) o fundo e as laterais uma forma de aro amovível com os palitos la reine embebidos em café forte e não açucarado, por cima dos palitos deitei o creme de leite condensado e ovos.
Batem-se as claras e as natas, separadamente, em castelo e a cada um dos preparados juntam-se 3 ou 4 colheres de açúcar, misturam-se as claras e as natas e cobre-se o creme 'amarelo' com este creme branco.
Vai ao frigorifico para refrescar bem e voilà...
1 lata de leite condensado
a mesma lata de leite 'normal'
5 ovos
1 pacote de natas
1 embalagem de palitos la reine
café forte ou leite com chocolate qb
Separam-se as gemas das claras e reservam-se as claras.
Colocam-se e batem-se as gemas num tacho, onde se junta e se vai mexendo o leite condensado e o leite normal, leva-se ao lume para engrossar.
Desta vez decidi fazer de forma diferente... forrei (literalmente!) o fundo e as laterais uma forma de aro amovível com os palitos la reine embebidos em café forte e não açucarado, por cima dos palitos deitei o creme de leite condensado e ovos.
Batem-se as claras e as natas, separadamente, em castelo e a cada um dos preparados juntam-se 3 ou 4 colheres de açúcar, misturam-se as claras e as natas e cobre-se o creme 'amarelo' com este creme branco.
Vai ao frigorifico para refrescar bem e voilà...
Bolo de Bolacha
2 pacotes de bolacha Maria
200 gr manteiga ou margarina (usei planta)
2 gemas de ovo
150 gr açúcar
café forte (açucarado ou não, dependendo do gosto) - eu uso sempre sem açúcar, para cortar o doce do creme
No copo pulverizei o açúcar durante 10 seg, vel 7, juntei a margarina à temperatura ambiente, depois um pouco de café que por estar quente vai ajudando a trabalhar todo o creme e no fim as gemas. Todo este processo à velocidade 3 e sem tempo programado, é ir controlando até estar homogéneo e com textura bem cremosa.
Depois do creme pronto é montar o bolo. Vão-se embebendo as bolachas no café à medida que se vão metendo no bolo.
No centro de um prato coloca-se uma bolacha e à volta dessa colocam-se outras seis bolachas, depois barram-se ligeiramente com creme e por cima mais uma camada de bolachas, depois creme, depois bolachas... e assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Barra-se todo o bolo com mais creme e depois decora-se a gosto.
200 gr manteiga ou margarina (usei planta)
2 gemas de ovo
150 gr açúcar
café forte (açucarado ou não, dependendo do gosto) - eu uso sempre sem açúcar, para cortar o doce do creme
No copo pulverizei o açúcar durante 10 seg, vel 7, juntei a margarina à temperatura ambiente, depois um pouco de café que por estar quente vai ajudando a trabalhar todo o creme e no fim as gemas. Todo este processo à velocidade 3 e sem tempo programado, é ir controlando até estar homogéneo e com textura bem cremosa.
Depois do creme pronto é montar o bolo. Vão-se embebendo as bolachas no café à medida que se vão metendo no bolo.
No centro de um prato coloca-se uma bolacha e à volta dessa colocam-se outras seis bolachas, depois barram-se ligeiramente com creme e por cima mais uma camada de bolachas, depois creme, depois bolachas... e assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Barra-se todo o bolo com mais creme e depois decora-se a gosto.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Empadão
4 salsichas grelhadas que tinham sobrado de um almoço
2 costoletas grelhadas que sobraram de um jantar
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço mouro
1 cebola
1 ou 2 alhos
1 bocadinho de pimento
polpa de tomate q.b.
Picam-se as carnes todas na picadora e reservam-se. Picam-se a cebola e os alhos e faz-se um refogado, junta-se o pimento e a polpa de tomate ao refogado e finalmente a carne picada, deixa-se cozinhar. Entretanto coze-se o arroz com água e um ou dois caldos knorr (conforme a quantidade de arroz).
Unta-se um tabuleiro, no fundo mete-se metade do arroz, por cima a carne e a ultima camada será de arroz. Pincela-se com ovo batido e metem-se umas rodelinhas de chouriço para decorar. Vai ao forno alourar e está pronto a servir!
Acompanha bem com uma saladinha verde, bem temperada.
Eu gosto mais de empadão com puré de batata, mas essa não é a opinião geral da malta cá de casa, por isso, tenho de me render de vez me quando.
Outra opção interessante é metade do tabuleiro ser com arroz outra metade com puré ou se toda a gente gostar de ambas as coisas, em baixo colocar o arroz e em cima puré (ou o contrário)... o limite é a imaginação!!!!
2 costoletas grelhadas que sobraram de um jantar
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço mouro
1 cebola
1 ou 2 alhos
1 bocadinho de pimento
polpa de tomate q.b.
Picam-se as carnes todas na picadora e reservam-se. Picam-se a cebola e os alhos e faz-se um refogado, junta-se o pimento e a polpa de tomate ao refogado e finalmente a carne picada, deixa-se cozinhar. Entretanto coze-se o arroz com água e um ou dois caldos knorr (conforme a quantidade de arroz).
Unta-se um tabuleiro, no fundo mete-se metade do arroz, por cima a carne e a ultima camada será de arroz. Pincela-se com ovo batido e metem-se umas rodelinhas de chouriço para decorar. Vai ao forno alourar e está pronto a servir!
Acompanha bem com uma saladinha verde, bem temperada.
Eu gosto mais de empadão com puré de batata, mas essa não é a opinião geral da malta cá de casa, por isso, tenho de me render de vez me quando.
Outra opção interessante é metade do tabuleiro ser com arroz outra metade com puré ou se toda a gente gostar de ambas as coisas, em baixo colocar o arroz e em cima puré (ou o contrário)... o limite é a imaginação!!!!
Etiquetas:
Aproveitamentos,
Empadão,
Invenções
Que meninos tão queques!!!!
4 ovos
2 iogurtes cremosos (eu usei naturais, mas podem ser de aroma)
3 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1/2 copo medida de óleo
Batem-se os ovos inteiros com o açucar (eu bati à mão). Junta-se a farinha copo a copo e intercalando com o óleo. Por fim juntam-se os iogurtes, que se envolvem na massa, sem bater muito.
Coloca-se a massa em formas de queques e vão cozer a forno previamente aquecido a 180º.
Para lhes dar um toque diferente por cima deles deitei, nuns pepitas de chocolate, noutros amêndoa laminada, noutros uma mistura de chocolate e coco, noutros nougatine e noutros ainda pérolas de açúcar coloridas.
Basicamente é bolo de iogurte transformado em queques e estão bons, mas bons!
2 iogurtes cremosos (eu usei naturais, mas podem ser de aroma)
3 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1/2 copo medida de óleo
Batem-se os ovos inteiros com o açucar (eu bati à mão). Junta-se a farinha copo a copo e intercalando com o óleo. Por fim juntam-se os iogurtes, que se envolvem na massa, sem bater muito.
Coloca-se a massa em formas de queques e vão cozer a forno previamente aquecido a 180º.
Para lhes dar um toque diferente por cima deles deitei, nuns pepitas de chocolate, noutros amêndoa laminada, noutros uma mistura de chocolate e coco, noutros nougatine e noutros ainda pérolas de açúcar coloridas.
Basicamente é bolo de iogurte transformado em queques e estão bons, mas bons!
domingo, 11 de abril de 2010
Omelete na Varoma
6 ovos
100 gr bacon em cubos
150 gr queijo ralado
1/2 pacote de natas
1 raminho de salsa picada
Batem-se os ovos, junta-se as natas, o bacon, o queijo e a salsa picada.
No copo colocam-se 800 gr de água, no tabuleiro baixo da Varoma mete-se uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e aí deita-se o preparado.
Programa-se 15 minutos/Varoma/vel. 2.
Quando acaba o tempo verifica-se se está cozinhado e se for necessário programa-se à mesma velocidade e temperatura durante mais uns minutinhos.
Uma alternativa bem mais saudável do que as que habitualmente comemos, bem embebidas em óleo...
100 gr bacon em cubos
150 gr queijo ralado
1/2 pacote de natas
1 raminho de salsa picada
Batem-se os ovos, junta-se as natas, o bacon, o queijo e a salsa picada.
No copo colocam-se 800 gr de água, no tabuleiro baixo da Varoma mete-se uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e aí deita-se o preparado.
Programa-se 15 minutos/Varoma/vel. 2.
Quando acaba o tempo verifica-se se está cozinhado e se for necessário programa-se à mesma velocidade e temperatura durante mais uns minutinhos.
Uma alternativa bem mais saudável do que as que habitualmente comemos, bem embebidas em óleo...
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Bacalhau de Páscoa
Esta receita é a receita de Bacalhau à Barrete Verde (um restaurante em Alcochete).
Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau
2 Cebolas grandes
½ Pimento Vermelho
1 pouco de colorau
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
1 pouco de vinagre
Leite e pimenta q.b
4 ovos e farinha
Coentros picados
Preparação:
Demolha-se o Bacalhau;
Depois de demolhado, partem-se as postas do bacalhau ao meio e retiram-se as espinhas;
Deixar o bacalhau em leite e pimenta de um dia para o outro;
Põe-se o azeite numa frigideira com a cebola cortada em rodelas finas;
Quando a cebola estiver a ficar frita, coloca-se o pimento em tiras finas, o pimentão, a polpa de tomate e um pouco de sal e vinagre, a gosto;
Passa-se o bacalhau por farinha e ovo e frita-se em óleo;
Depois de o bacalhau estar frito, coloca-se num recipiente e deita-se a cebola preparada previamente por cima;
Acompanhamento
Migas
Ingredientes;
1 pão de centeio demolhado;
½ molho de grelos;
1 pouco de coentros;
Mostarda q.b.;
Azeite;
Alhos;
Mete-se tudo num tacho e deixa-se cozinhar.
Batatas cozidas e depois salteadas em azeite, alho e cubinhos de bacon.
Dá um trabalhão infernal, mas o resultado vale bem a pena! Este foi feito pelo maridinho no Domingo de Páscoa.
Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau
2 Cebolas grandes
½ Pimento Vermelho
1 pouco de colorau
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
1 pouco de vinagre
Leite e pimenta q.b
4 ovos e farinha
Coentros picados
Preparação:
Demolha-se o Bacalhau;
Depois de demolhado, partem-se as postas do bacalhau ao meio e retiram-se as espinhas;
Deixar o bacalhau em leite e pimenta de um dia para o outro;
Põe-se o azeite numa frigideira com a cebola cortada em rodelas finas;
Quando a cebola estiver a ficar frita, coloca-se o pimento em tiras finas, o pimentão, a polpa de tomate e um pouco de sal e vinagre, a gosto;
Passa-se o bacalhau por farinha e ovo e frita-se em óleo;
Depois de o bacalhau estar frito, coloca-se num recipiente e deita-se a cebola preparada previamente por cima;
Acompanhamento
Migas
Ingredientes;
1 pão de centeio demolhado;
½ molho de grelos;
1 pouco de coentros;
Mostarda q.b.;
Azeite;
Alhos;
Mete-se tudo num tacho e deixa-se cozinhar.
Batatas cozidas e depois salteadas em azeite, alho e cubinhos de bacon.
Dá um trabalhão infernal, mas o resultado vale bem a pena! Este foi feito pelo maridinho no Domingo de Páscoa.
terça-feira, 30 de março de 2010
Biscoitos Diversos
500 gr farinha
200 gr manteiga
2 ovos
250 gr açúcar
1 colher chá fermento royal
1 copo de leite (mais ou menos, conforme a textura e consistência da massa)
Rebuçados de várias cores pulverizados (cada cor em separado) na bimby (2 toques de turbo para cada 4 rebuçados).
15 chocolatinhos Daim's (aqueles suecos muito bons que se vendem no IKEA) pulverizados na bimby
Juntei todos os ingredientes no copo, programei 30 seg/vel. 5 e no fim programei mais 3 min/vel. espiga. Dividi a massa em 3 partes e depois fiz assim:
Uma das partes ficou 'em bruto' e depois de disparar os biscoitos com forma de saida que deixa um
buraquinho no centro dos biscoitos e esse buraquinho foi cheio com o pó colorido dos rebuçados (com o calor do forno derrete e fica uma pelicula transparente com cor e sabor).
Noutra parte juntei pepitas de chocolate de 2 colheres de sopa de coco ralado.
A terceira e ultima parte foi misturada com os Daim's pulverizados.
Depois foi disparar, cozer e comer!
200 gr manteiga
2 ovos
250 gr açúcar
1 colher chá fermento royal
1 copo de leite (mais ou menos, conforme a textura e consistência da massa)
Rebuçados de várias cores pulverizados (cada cor em separado) na bimby (2 toques de turbo para cada 4 rebuçados).
15 chocolatinhos Daim's (aqueles suecos muito bons que se vendem no IKEA) pulverizados na bimby
Juntei todos os ingredientes no copo, programei 30 seg/vel. 5 e no fim programei mais 3 min/vel. espiga. Dividi a massa em 3 partes e depois fiz assim:
Uma das partes ficou 'em bruto' e depois de disparar os biscoitos com forma de saida que deixa um
buraquinho no centro dos biscoitos e esse buraquinho foi cheio com o pó colorido dos rebuçados (com o calor do forno derrete e fica uma pelicula transparente com cor e sabor).
Noutra parte juntei pepitas de chocolate de 2 colheres de sopa de coco ralado.
A terceira e ultima parte foi misturada com os Daim's pulverizados.
Depois foi disparar, cozer e comer!
Etiquetas:
Bimby,
Biscoitos e Bolachas,
Invenções
Bifinhos com cogumelos revisitados
4 bifinhos de perú temperados com sal, alho e sumo de limão
Mistura de cogumelos congelados
Grelhei os bifinhos no grelhador eléctrico e entretanto fiz arroz de manteiga e salteei a mistura de cogumelos com azeite e alho.
Servi assim:
Ontem não me apetecia os tradicionais bifes com cogumelos e decidi alterar e inventar e improvisar! O resultado agradou e a experiência é a repetir.
Mistura de cogumelos congelados
Grelhei os bifinhos no grelhador eléctrico e entretanto fiz arroz de manteiga e salteei a mistura de cogumelos com azeite e alho.
Servi assim:
Ontem não me apetecia os tradicionais bifes com cogumelos e decidi alterar e inventar e improvisar! O resultado agradou e a experiência é a repetir.
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Aves,
Bifes,
Cozinha Tradicional,
Invenções,
Peru
Bolo de Amendoa com recheio de ovos moles (1 bolo para 3 aniversários)
6 ovos
150 gr manteiga/margarina amolecida
200 gr farinha
200 gr açucar
100 gr amendoa moída
1 colher chá fermento royal
1 pitada de canela
1 iogurte cremoso natural
Ovos moles caseiros ou de compra
Bate-se a manteiga amolecida (não derretida) com o açucar até obter um creme homogéneo. Juntam-se as gemas e bate-se bem, vai-se juntando a farinha com o fermento e a canela. No final acrescenta-se o iogurte e as claras previamente batidas em castelo.
Vai a cozer na forma escolhida, untada e polvilhada com farinha (eu uso um spray fantástico que não suja as mãos e dispensa a farinha!) em forno aquecido a 180º. O meu demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, preparam-se os ovos moles (receita do livro base da Bimby):
8 gemas
140 gr água
250 gr açúcar
Mete-se a água e o açucar no copo, programa-se 17min/temp. Varoma/vel 1 1/2. Desfazem-se as gemas num recipiente.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer a calda de açucar e depois junta-se lentamente às gemas.
Programa-se mais 5 min/temp. 100º/vel. 2 e vai-se deitando a mistura de gemas e calda pelo bocal. Depois de o tempo acabar verifica-se se o creme engrossou, se não programa-se mais uns minutos (eu juntei um colher de sopa de maizena e engrossou que foi um mimo!
Depois de desenformado, deixa-se arrefecer um pouco o bolo e corta-se longitudinalmente ao meio (eu cortei em três) e depois de bem frio recheia-se com os ovos moles.
O meu foi coberto e decorado com pasta de açúcar, porque foi para comemorar o aniversário de uns amigos.
150 gr manteiga/margarina amolecida
200 gr farinha
200 gr açucar
100 gr amendoa moída
1 colher chá fermento royal
1 pitada de canela
1 iogurte cremoso natural
Ovos moles caseiros ou de compra
Bate-se a manteiga amolecida (não derretida) com o açucar até obter um creme homogéneo. Juntam-se as gemas e bate-se bem, vai-se juntando a farinha com o fermento e a canela. No final acrescenta-se o iogurte e as claras previamente batidas em castelo.
Vai a cozer na forma escolhida, untada e polvilhada com farinha (eu uso um spray fantástico que não suja as mãos e dispensa a farinha!) em forno aquecido a 180º. O meu demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, preparam-se os ovos moles (receita do livro base da Bimby):
8 gemas
140 gr água
250 gr açúcar
Mete-se a água e o açucar no copo, programa-se 17min/temp. Varoma/vel 1 1/2. Desfazem-se as gemas num recipiente.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer a calda de açucar e depois junta-se lentamente às gemas.
Programa-se mais 5 min/temp. 100º/vel. 2 e vai-se deitando a mistura de gemas e calda pelo bocal. Depois de o tempo acabar verifica-se se o creme engrossou, se não programa-se mais uns minutos (eu juntei um colher de sopa de maizena e engrossou que foi um mimo!
Depois de desenformado, deixa-se arrefecer um pouco o bolo e corta-se longitudinalmente ao meio (eu cortei em três) e depois de bem frio recheia-se com os ovos moles.
O meu foi coberto e decorado com pasta de açúcar, porque foi para comemorar o aniversário de uns amigos.
Etiquetas:
Amendoa,
Bolos de Aniversário,
Bolos de Fatia,
Ovos Moles,
Pasta de Açucar
domingo, 21 de março de 2010
Iogurtes com aromas e Iogurtes com pedaços
Foi a primeira experiência, com os aromas e também com os pedaços. Ainda não sei se estão bons ou se resulta, porque acabei de os fazer e estão fermentar...
1 litro de leite (meio-gordo)
1 copinho bem cheio de leite em pó
1/2 copinho de açucar
1 iogurte natural
Deita-se o leite, o leite em pó e o acuçar no copo, programa-se 3min/vel. 4/50º . Findo este tempo junta-se o iogurte e mistura-se 15seg/vel. 4, sem temperatura.
Depois é só distribuir pelos recipientes escolhidos e levar ao forno previamente aquecido a 50º (e já desligado), colocados dentro de um saco térmico e enrolados numa mantinha ou em panos de cozinha.
Para os de aromas, coloquei 1/2 colher de café de aroma de limão, em dois frasquinhos e 1/2 colher de aroma de café noutros dois frasquinhos e depois misturei bem.
Limão:
Café:
Para os de pedaços, cortei 1/2 pessego em calda, 1 pera em calda, 2 rodelas de ananás em calda e 8 morangos em calda em pedaços pequenos e cada um dos frutos num frasquinho, noutro meti 1 colher de sopa de coco ralado e deitei o preparado por cima de cada fruto. O ultimo é com mel, primeiro deitei o preparado e depois juntei o mel, que ficou depositado no fundo do frasquinho.
Pêssego e Ananás:
Morango e Mel:
Coco e Pêra:
Etiquetas:
Bimby,
Invenções,
Iogurtes com aromas,
Iogurtes com pedaços
Migas com entrecosto
De véspera temperam-se as carnes (usei umas fatias - bifes- de lombo de porco e entrecosto) com massa de alho e massa de pimentão (não usar mais sal, uma vez que as massas já o têm em quantidade bastante considerável) e deita-se um pouco de vinho branco. As carnes devem ficar bem envolvidas nesta marinada.
Derrete-se banha qb numa frigideira, fritam-se as carnes e quase no final deita-se a marinada.
Num tacho coloca-se o pão duro (na impossibilidade de ter pão alentejano, desta vez fiz com pão francês mesmo...), um pouco de massa de alho, água para empapar e um pouco de sal e vai fervendo para secar. Entretanto a cerna já está frita e junta-se às migas parte da gordura da fritura, para dar cor e sabor às mesmas. Esta gordura também vai ajudar a descolá-las do tacho e tendo a consistência certo é fácil moldar um rolo com elas.
Derrete-se banha qb numa frigideira, fritam-se as carnes e quase no final deita-se a marinada.
Num tacho coloca-se o pão duro (na impossibilidade de ter pão alentejano, desta vez fiz com pão francês mesmo...), um pouco de massa de alho, água para empapar e um pouco de sal e vai fervendo para secar. Entretanto a cerna já está frita e junta-se às migas parte da gordura da fritura, para dar cor e sabor às mesmas. Esta gordura também vai ajudar a descolá-las do tacho e tendo a consistência certo é fácil moldar um rolo com elas.
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Carne,
Cozinha Tradicional,
Pão,
Porco
Subscrever:
Mensagens (Atom)