quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lombo de porco assado

1 lombo de porco
150 gr bacon aos cubinhos
alhos qb
azeite qb
2 limões

Coloca-se o lombo num tabuleiro que vá ao forno, fazem-se uns golpes e neles introduzem-se os dentes de alho, tempera-se com sal e pimenta e rega-se com vinho branco. À volta da carne coloca-se o bacon  e os limões cortados aos quartos e vai ao forno para assar.
Vai bem com quase todos os acompanhamentos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Oh amiguinha!!!

Minha Kiduxinha, olha aqui o que vamos poder aprender a fazer...

domingo, 30 de maio de 2010

Lombo assado no forno com batatinhas

Não posso deixar a receita, porque não fui eu que fiz, mas deixo-vos aqui a foto do jantar preparado pelo maridão no dia em que voltei da maternidade.
Só posso dizer que estava muito bom!!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Biscoitos de Avelã e Cacau, Biscoitos de Baunilha e Biscoitos de Laranja


Biscoitos de Avelã e Cacau
100 gr. de Avelãs
100 gr. de Açúcar
30 gr. de Cacau em Pó
100 gr. de Farinha
1 colher (de chá) de Fermento em Pó
80 gr. de Margarina
1 colher (de sopa) de Vinho do Porto
1 pitada de Sal

No copo da Bimby colocam-se as avelãs. Trituram-se 10 seg., vel. 5-7-10. Adiciona-se o açúcar e repete-se a operação. Junta-se a farinha, o fermento e o cacau e mistura-se 10 seg., vel. 5. Coloca-se então a margarina, o vinho do Porto e uma pitada de sal. Programa-se 10 seg., vel. 5. Depois 2 min., vel. espiga. Tendem-se pequenas bolas que se colocam num tabuleiro forrado com tapete de silicone. Leva-se a forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos, não deixar cozer demasiado. Descolam-se do tapete e deixam-se arrefecer completamente.


Biscoitos de Baunilha e Biscoitos de Laranja
300 gr. de Farinha de Trigo
1 colher (de chá) de Fermento em Pó
100 gr. de Açúcar
180 gr. de Margarina
1 Ovo
1 pitada de Sal

Introduzir todos os ingredientes no copo e programar 20 seg., vel. 6
Em seguida programar 2 min., vel. espiga.


Dividi a massa a meio, numa das partes misturei aroma natural de baunilha e na outra juntei aroma natural de laranja.
Meti a massa no dispara-biscoitos e disparei em cima de um tapete de silicone. Meti no forno durante 15 minutos e aqui está o resultado:
 

Arroz de Tamboril

6 lombinhos de tamboril cortados em cubos
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros
35 gr azeite
sal qb
850 gr água
250 gr arroz (usei carolino)
coentros picados a gosto
Coloca-se no copo a cebola, os alhos e os tomates. Tritura-se durante 10 seg, vel. 6.

Junta-se o azeite e programa-se 10min, vel. 3, temp. Varoma.
No fim do tempo acrescenta-se um bocadinho de água e tritura-se o refogado, 10 seg, vel. 7.
Deita-se a água e o sal no copo, coloca-se o cesto com o peixe, fecha-se o copo e programa-se 15 min, temp. 100º, vel. 3 1/2.
Terminada esta fase, retira-se e reserva-se o peixe, junta-se o arroz e programa-se 15 min, temp. 100º, vel.colher inversa. (atenção que este tempo depende do tipo de arroz que se está a usar,  eu usei carolino e em 15 minutos ficou no ponto!).
Depois foi juntar tudo no pirex de servir e misturar os coentros picados.

Mousse de Morangos

250 gr morangos
2 danoninhos de morango (usei morango e baunilha)
4 claras batidas em castelo

Reduzem-se os morangos a puré e juntam-se os danoninhos, no final envolvem-se as claras batidas em castelo, divide-se o preparado por tacinhas individuais e vai ao frigorifico para solidificar.
Nos meus separou-se uma parte liquida da mousse em si, porque eu bati a claras ainda congeladas na bimby e ao descongelaram fizeram esse efeito... 

Doce da Avó

Um clássico a que quase todos os restaurantes chamam doce da casa.

1 lata de leite condensado
a mesma lata de leite 'normal'
5 ovos
1 pacote de natas
1 embalagem de palitos la reine
café forte ou leite com chocolate qb

Separam-se as gemas das claras e reservam-se as claras.
Colocam-se e batem-se as gemas num tacho, onde se junta e se vai mexendo o leite condensado e o leite normal, leva-se ao lume para engrossar.
Desta vez decidi fazer de forma diferente... forrei (literalmente!) o fundo e as laterais uma forma de aro amovível com os palitos la reine embebidos em café forte e não açucarado, por cima dos palitos deitei o creme de leite condensado e ovos.
Batem-se as claras e as natas, separadamente, em castelo e a cada um dos preparados juntam-se 3 ou 4 colheres de açúcar, misturam-se as claras e as natas e cobre-se o creme 'amarelo' com este creme branco.
Vai ao frigorifico para refrescar bem e voilà...

Bolo de Bolacha

2 pacotes de bolacha Maria
200 gr manteiga ou margarina (usei planta)
2 gemas de ovo
150 gr açúcar
café forte (açucarado ou não, dependendo do gosto) - eu uso sempre sem açúcar, para cortar o doce do creme

No copo pulverizei o açúcar durante 10 seg, vel 7, juntei a margarina à temperatura ambiente, depois um pouco de café que por estar quente vai ajudando a trabalhar todo o creme e no fim as gemas. Todo este processo à velocidade 3 e sem tempo programado, é ir controlando até estar homogéneo e com textura bem cremosa.
Depois do creme pronto é montar o bolo. Vão-se embebendo as bolachas no café à medida que se vão metendo no bolo.

No centro de um prato coloca-se uma bolacha e à volta dessa colocam-se outras seis bolachas, depois barram-se ligeiramente com creme e por cima mais uma camada de bolachas, depois creme, depois bolachas... e assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Barra-se todo o bolo com mais creme e depois decora-se a gosto.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Empadão

4 salsichas grelhadas que tinham sobrado de um almoço
2 costoletas grelhadas que sobraram de um jantar
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço mouro
1 cebola
1 ou 2 alhos
1 bocadinho de pimento
polpa de tomate q.b.

Picam-se as carnes todas na picadora e reservam-se. Picam-se a cebola e os alhos e faz-se um refogado, junta-se o pimento e a polpa de tomate ao refogado e finalmente a carne picada, deixa-se cozinhar. Entretanto coze-se o arroz com água e um ou dois caldos knorr (conforme a quantidade de arroz).
Unta-se um tabuleiro, no fundo mete-se metade do arroz, por cima a carne e a ultima camada será de arroz. Pincela-se com ovo batido e metem-se umas rodelinhas de chouriço para decorar. Vai ao forno alourar e está pronto a servir!
Acompanha bem com uma saladinha verde, bem temperada.

Eu gosto mais de empadão com puré de batata, mas essa não é a opinião geral da malta cá de casa, por isso, tenho de me render de vez me quando.
Outra opção interessante é metade do tabuleiro ser com arroz outra metade com puré ou se toda a gente gostar de ambas as coisas, em baixo colocar o arroz e em cima puré (ou o contrário)... o limite é a imaginação!!!!

Que meninos tão queques!!!!

4 ovos
2 iogurtes cremosos (eu usei naturais, mas podem ser de aroma)
3 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1/2 copo medida de óleo

Batem-se os ovos inteiros com o açucar (eu bati à mão). Junta-se a farinha copo a copo e intercalando com o óleo. Por fim juntam-se os iogurtes, que se envolvem na massa, sem bater muito.
Coloca-se a massa em formas de queques e vão cozer a forno previamente aquecido a 180º.
Para lhes dar um toque diferente por cima deles deitei, nuns pepitas de chocolate, noutros amêndoa laminada, noutros uma mistura de chocolate e coco, noutros nougatine e noutros ainda pérolas de açúcar coloridas.
Basicamente é bolo de iogurte transformado em queques e estão bons, mas bons!

domingo, 11 de abril de 2010

Omelete na Varoma

6 ovos
100 gr bacon em cubos
150 gr queijo ralado
1/2 pacote de natas
1 raminho de salsa picada

Batem-se os ovos, junta-se as natas, o bacon, o queijo e a salsa picada.
No copo colocam-se 800 gr de água, no tabuleiro baixo da Varoma mete-se uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e aí deita-se o preparado.
Programa-se 15 minutos/Varoma/vel. 2.
Quando acaba o tempo verifica-se se está cozinhado e se for necessário programa-se à mesma velocidade e temperatura durante mais uns minutinhos.
Uma alternativa bem mais saudável do que as que habitualmente comemos, bem embebidas em óleo...

Souflé de pescada e camarão

A receita está aqui e não me apetece copiá-la! lol


Com uma saladinha fica bom, mas bom!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bacalhau de Páscoa

Esta receita é a receita de Bacalhau à Barrete Verde (um restaurante em Alcochete).

Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau
2 Cebolas grandes
½ Pimento Vermelho
1 pouco de colorau
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
1 pouco de vinagre
Leite e pimenta q.b
4 ovos e farinha
Coentros picados

Preparação:
Demolha-se o Bacalhau;
Depois de demolhado, partem-se as postas do bacalhau ao meio e retiram-se as espinhas;
Deixar o bacalhau em leite e pimenta de um dia para o outro;
Põe-se o azeite numa frigideira com a cebola cortada em rodelas finas;
Quando a cebola estiver a ficar frita, coloca-se o pimento em tiras finas, o pimentão, a polpa de tomate e um pouco de sal e vinagre, a gosto;
Passa-se o bacalhau por farinha e ovo e frita-se em óleo;
Depois de o bacalhau estar frito, coloca-se num recipiente e deita-se a cebola preparada previamente por cima;

Acompanhamento
Migas
Ingredientes;
1 pão de centeio demolhado;
½ molho de grelos;
1 pouco de coentros;
Mostarda q.b.;
Azeite;
Alhos;


Mete-se tudo num tacho e deixa-se cozinhar.


Batatas cozidas e depois salteadas em azeite, alho e cubinhos de bacon.


Dá um trabalhão infernal, mas o resultado vale bem a pena! Este foi feito pelo maridinho no Domingo de Páscoa.

terça-feira, 30 de março de 2010

Biscoitos Diversos

500 gr farinha
200 gr manteiga
2 ovos
250 gr açúcar
1 colher chá fermento royal
1 copo de leite (mais ou menos, conforme a textura e consistência da massa)

Rebuçados de várias cores pulverizados (cada cor em separado) na bimby (2 toques de turbo para cada 4 rebuçados).
15 chocolatinhos Daim's (aqueles suecos muito bons que se vendem no IKEA) pulverizados na bimby



Juntei todos os ingredientes no copo, programei 30 seg/vel. 5 e no fim programei mais 3 min/vel. espiga. Dividi a massa em 3 partes e depois fiz assim:

Uma das partes ficou 'em bruto' e depois de disparar os biscoitos com forma de saida que deixa um
buraquinho no centro dos biscoitos e esse buraquinho foi cheio com o pó colorido dos rebuçados (com o calor do forno derrete e fica uma pelicula transparente com cor e sabor).

Noutra parte juntei pepitas de chocolate de 2 colheres de sopa de coco ralado.

A terceira e ultima parte foi misturada com os Daim's pulverizados.

Depois foi disparar, cozer e comer!

Bifinhos com cogumelos revisitados

4 bifinhos de perú temperados com sal, alho e sumo de limão
Mistura de cogumelos congelados

Grelhei os bifinhos no grelhador eléctrico e entretanto fiz arroz de manteiga e salteei a mistura de cogumelos com azeite e alho.
Servi assim:
 Ontem não me apetecia os tradicionais bifes com cogumelos e decidi alterar e inventar e improvisar! O resultado agradou e a experiência é a repetir.

Bolo de Amendoa com recheio de ovos moles (1 bolo para 3 aniversários)

6 ovos
150 gr manteiga/margarina amolecida
200 gr farinha
200 gr açucar
100 gr amendoa moída
1 colher chá fermento royal
1 pitada de canela
1 iogurte cremoso natural
Ovos moles caseiros ou de compra

Bate-se a manteiga amolecida (não derretida) com o açucar até obter um creme homogéneo. Juntam-se as gemas e bate-se bem, vai-se juntando a farinha com o fermento e a canela. No final acrescenta-se o iogurte e as claras previamente batidas em castelo.
Vai a cozer na forma escolhida, untada e polvilhada com farinha (eu uso um spray fantástico que não suja as mãos e dispensa a farinha!) em forno aquecido a 180º. O meu demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, preparam-se os ovos moles (receita do livro base da Bimby):

8 gemas
140 gr água
250 gr açúcar

Mete-se a água e o açucar no copo, programa-se 17min/temp. Varoma/vel 1 1/2. Desfazem-se as gemas num recipiente.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer a calda de açucar e depois junta-se lentamente às gemas.
Programa-se mais 5 min/temp. 100º/vel. 2 e vai-se deitando a mistura de gemas e calda pelo bocal. Depois de o tempo acabar verifica-se se o creme engrossou, se não programa-se mais uns minutos (eu juntei um colher de sopa de maizena e engrossou que foi um mimo!

Depois de desenformado, deixa-se arrefecer um pouco o bolo e corta-se longitudinalmente ao meio (eu cortei em três) e depois de bem frio recheia-se com os ovos moles.
O meu foi coberto e decorado com pasta de açúcar, porque foi para comemorar o aniversário de uns amigos.

domingo, 21 de março de 2010

Iogurtes com aromas e Iogurtes com pedaços

Foi a primeira experiência, com os aromas e também com os pedaços. Ainda não sei se estão bons ou se resulta, porque acabei de os fazer e estão  fermentar...

1 litro de leite (meio-gordo)
1 copinho bem cheio de leite em pó
1/2 copinho de açucar
1 iogurte natural

Deita-se o leite, o leite em pó e o acuçar no copo, programa-se 3min/vel. 4/50º . Findo este tempo junta-se o iogurte e mistura-se 15seg/vel. 4, sem temperatura.
Depois é só distribuir pelos recipientes escolhidos e levar ao forno previamente aquecido a 50º (e já desligado), colocados dentro de um saco térmico e enrolados numa mantinha ou em panos de cozinha.


Para os de aromas, coloquei 1/2 colher de café de aroma de limão, em dois frasquinhos e 1/2 colher de aroma de café noutros dois frasquinhos e depois misturei bem.

Limão:

Café:


Para os de pedaços, cortei 1/2 pessego em calda, 1 pera em calda, 2 rodelas de ananás em calda e 8 morangos em calda em pedaços pequenos e cada um dos frutos num frasquinho, noutro meti 1 colher de sopa de coco ralado e deitei o preparado por cima de cada fruto. O ultimo é com mel, primeiro deitei o preparado e depois juntei o mel, que ficou depositado no fundo do frasquinho.

Pêssego e Ananás:
Morango e Mel:
Coco e Pêra:

Migas com entrecosto

De véspera temperam-se as carnes (usei umas fatias - bifes- de lombo de porco e entrecosto) com massa de alho e massa de pimentão (não usar mais sal, uma vez que as massas já o têm em quantidade bastante considerável) e deita-se um pouco de vinho branco. As carnes devem ficar bem envolvidas nesta marinada.
Derrete-se banha qb numa frigideira, fritam-se as carnes e quase no final deita-se a marinada.
Num tacho coloca-se o pão duro (na impossibilidade de ter pão alentejano, desta vez fiz com pão francês mesmo...), um pouco de massa de alho, água para empapar e um pouco de sal e vai fervendo para secar. Entretanto a cerna já está frita e junta-se às migas parte da gordura da fritura, para dar cor e sabor às mesmas. Esta gordura também vai ajudar a descolá-las do tacho e tendo a consistência certo é fácil moldar um rolo com elas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pasteis de Nata

Ingredientes:
500 gr de massa folhada (usei um rolo de massa folhada fresca)
250 gr de leite
250 gr de natas
175 gr de açúcar
50 gr de farinha
5 gemas
Casca de 1 limão
1 pau de canela

Preparação:
Colocar no copo todos os ingredientes do recheio excepto a casca do limão e o pau de canela.
Misturar uns segundos à velocidade 4.
Colocar a borboleta, juntar o pau de canela e a casca do limão e programar 18 min./temp.90º/vel. 1 1/2.
Estender a massa folhada e forrar com ela as forminhas. (usei formas de silicone)
Retirar o pau da canela e a casca do limão e deitar o preparado nas formas. 
 
Pincelar o rebordo da massa com ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 a 20 minutos. 
 

Ensopado de borrego

Faz-se um refogado com banha, cebola, alho e louro, junta-se o borrego que entretanto foi temperado com sal e polvilhado com farinha e deixa-se fritar ligeiramente. Quando estiver lourinho de todos os lados, rectificam-se os temperos e polvilha-se com colorau, junta-se água suficiente para cozinhar a carne e ensopar o pão.
À parte, cozem-se batatas às rodelas.
Ao empratar, colocam-se umas tostas ou fatias de pão torrado que são regadas com o molho da carne.