250 gr morangos
2 danoninhos de morango (usei morango e baunilha)
4 claras batidas em castelo
Reduzem-se os morangos a puré e juntam-se os danoninhos, no final envolvem-se as claras batidas em castelo, divide-se o preparado por tacinhas individuais e vai ao frigorifico para solidificar.
Nos meus separou-se uma parte liquida da mousse em si, porque eu bati a claras ainda congeladas na bimby e ao descongelaram fizeram esse efeito...
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Mousse de Morangos
Doce da Avó
Um clássico a que quase todos os restaurantes chamam doce da casa.
1 lata de leite condensado
a mesma lata de leite 'normal'
5 ovos
1 pacote de natas
1 embalagem de palitos la reine
café forte ou leite com chocolate qb
Separam-se as gemas das claras e reservam-se as claras.
Colocam-se e batem-se as gemas num tacho, onde se junta e se vai mexendo o leite condensado e o leite normal, leva-se ao lume para engrossar.
Desta vez decidi fazer de forma diferente... forrei (literalmente!) o fundo e as laterais uma forma de aro amovível com os palitos la reine embebidos em café forte e não açucarado, por cima dos palitos deitei o creme de leite condensado e ovos.
Batem-se as claras e as natas, separadamente, em castelo e a cada um dos preparados juntam-se 3 ou 4 colheres de açúcar, misturam-se as claras e as natas e cobre-se o creme 'amarelo' com este creme branco.
Vai ao frigorifico para refrescar bem e voilà...
1 lata de leite condensado
a mesma lata de leite 'normal'
5 ovos
1 pacote de natas
1 embalagem de palitos la reine
café forte ou leite com chocolate qb
Separam-se as gemas das claras e reservam-se as claras.
Colocam-se e batem-se as gemas num tacho, onde se junta e se vai mexendo o leite condensado e o leite normal, leva-se ao lume para engrossar.
Desta vez decidi fazer de forma diferente... forrei (literalmente!) o fundo e as laterais uma forma de aro amovível com os palitos la reine embebidos em café forte e não açucarado, por cima dos palitos deitei o creme de leite condensado e ovos.
Batem-se as claras e as natas, separadamente, em castelo e a cada um dos preparados juntam-se 3 ou 4 colheres de açúcar, misturam-se as claras e as natas e cobre-se o creme 'amarelo' com este creme branco.
Vai ao frigorifico para refrescar bem e voilà...
Bolo de Bolacha
2 pacotes de bolacha Maria
200 gr manteiga ou margarina (usei planta)
2 gemas de ovo
150 gr açúcar
café forte (açucarado ou não, dependendo do gosto) - eu uso sempre sem açúcar, para cortar o doce do creme
No copo pulverizei o açúcar durante 10 seg, vel 7, juntei a margarina à temperatura ambiente, depois um pouco de café que por estar quente vai ajudando a trabalhar todo o creme e no fim as gemas. Todo este processo à velocidade 3 e sem tempo programado, é ir controlando até estar homogéneo e com textura bem cremosa.
Depois do creme pronto é montar o bolo. Vão-se embebendo as bolachas no café à medida que se vão metendo no bolo.
No centro de um prato coloca-se uma bolacha e à volta dessa colocam-se outras seis bolachas, depois barram-se ligeiramente com creme e por cima mais uma camada de bolachas, depois creme, depois bolachas... e assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Barra-se todo o bolo com mais creme e depois decora-se a gosto.
200 gr manteiga ou margarina (usei planta)
2 gemas de ovo
150 gr açúcar
café forte (açucarado ou não, dependendo do gosto) - eu uso sempre sem açúcar, para cortar o doce do creme
No copo pulverizei o açúcar durante 10 seg, vel 7, juntei a margarina à temperatura ambiente, depois um pouco de café que por estar quente vai ajudando a trabalhar todo o creme e no fim as gemas. Todo este processo à velocidade 3 e sem tempo programado, é ir controlando até estar homogéneo e com textura bem cremosa.
Depois do creme pronto é montar o bolo. Vão-se embebendo as bolachas no café à medida que se vão metendo no bolo.
No centro de um prato coloca-se uma bolacha e à volta dessa colocam-se outras seis bolachas, depois barram-se ligeiramente com creme e por cima mais uma camada de bolachas, depois creme, depois bolachas... e assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Barra-se todo o bolo com mais creme e depois decora-se a gosto.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Empadão
4 salsichas grelhadas que tinham sobrado de um almoço
2 costoletas grelhadas que sobraram de um jantar
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço mouro
1 cebola
1 ou 2 alhos
1 bocadinho de pimento
polpa de tomate q.b.
Picam-se as carnes todas na picadora e reservam-se. Picam-se a cebola e os alhos e faz-se um refogado, junta-se o pimento e a polpa de tomate ao refogado e finalmente a carne picada, deixa-se cozinhar. Entretanto coze-se o arroz com água e um ou dois caldos knorr (conforme a quantidade de arroz).
Unta-se um tabuleiro, no fundo mete-se metade do arroz, por cima a carne e a ultima camada será de arroz. Pincela-se com ovo batido e metem-se umas rodelinhas de chouriço para decorar. Vai ao forno alourar e está pronto a servir!
Acompanha bem com uma saladinha verde, bem temperada.
Eu gosto mais de empadão com puré de batata, mas essa não é a opinião geral da malta cá de casa, por isso, tenho de me render de vez me quando.
Outra opção interessante é metade do tabuleiro ser com arroz outra metade com puré ou se toda a gente gostar de ambas as coisas, em baixo colocar o arroz e em cima puré (ou o contrário)... o limite é a imaginação!!!!
2 costoletas grelhadas que sobraram de um jantar
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço mouro
1 cebola
1 ou 2 alhos
1 bocadinho de pimento
polpa de tomate q.b.
Picam-se as carnes todas na picadora e reservam-se. Picam-se a cebola e os alhos e faz-se um refogado, junta-se o pimento e a polpa de tomate ao refogado e finalmente a carne picada, deixa-se cozinhar. Entretanto coze-se o arroz com água e um ou dois caldos knorr (conforme a quantidade de arroz).
Unta-se um tabuleiro, no fundo mete-se metade do arroz, por cima a carne e a ultima camada será de arroz. Pincela-se com ovo batido e metem-se umas rodelinhas de chouriço para decorar. Vai ao forno alourar e está pronto a servir!
Acompanha bem com uma saladinha verde, bem temperada.
Eu gosto mais de empadão com puré de batata, mas essa não é a opinião geral da malta cá de casa, por isso, tenho de me render de vez me quando.
Outra opção interessante é metade do tabuleiro ser com arroz outra metade com puré ou se toda a gente gostar de ambas as coisas, em baixo colocar o arroz e em cima puré (ou o contrário)... o limite é a imaginação!!!!
Etiquetas:
Aproveitamentos,
Empadão,
Invenções
Que meninos tão queques!!!!
4 ovos
2 iogurtes cremosos (eu usei naturais, mas podem ser de aroma)
3 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1/2 copo medida de óleo
Batem-se os ovos inteiros com o açucar (eu bati à mão). Junta-se a farinha copo a copo e intercalando com o óleo. Por fim juntam-se os iogurtes, que se envolvem na massa, sem bater muito.
Coloca-se a massa em formas de queques e vão cozer a forno previamente aquecido a 180º.
Para lhes dar um toque diferente por cima deles deitei, nuns pepitas de chocolate, noutros amêndoa laminada, noutros uma mistura de chocolate e coco, noutros nougatine e noutros ainda pérolas de açúcar coloridas.
Basicamente é bolo de iogurte transformado em queques e estão bons, mas bons!
2 iogurtes cremosos (eu usei naturais, mas podem ser de aroma)
3 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1/2 copo medida de óleo
Batem-se os ovos inteiros com o açucar (eu bati à mão). Junta-se a farinha copo a copo e intercalando com o óleo. Por fim juntam-se os iogurtes, que se envolvem na massa, sem bater muito.
Coloca-se a massa em formas de queques e vão cozer a forno previamente aquecido a 180º.
Para lhes dar um toque diferente por cima deles deitei, nuns pepitas de chocolate, noutros amêndoa laminada, noutros uma mistura de chocolate e coco, noutros nougatine e noutros ainda pérolas de açúcar coloridas.
Basicamente é bolo de iogurte transformado em queques e estão bons, mas bons!
domingo, 11 de abril de 2010
Omelete na Varoma
6 ovos
100 gr bacon em cubos
150 gr queijo ralado
1/2 pacote de natas
1 raminho de salsa picada
Batem-se os ovos, junta-se as natas, o bacon, o queijo e a salsa picada.
No copo colocam-se 800 gr de água, no tabuleiro baixo da Varoma mete-se uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e aí deita-se o preparado.
Programa-se 15 minutos/Varoma/vel. 2.
Quando acaba o tempo verifica-se se está cozinhado e se for necessário programa-se à mesma velocidade e temperatura durante mais uns minutinhos.
Uma alternativa bem mais saudável do que as que habitualmente comemos, bem embebidas em óleo...
100 gr bacon em cubos
150 gr queijo ralado
1/2 pacote de natas
1 raminho de salsa picada
Batem-se os ovos, junta-se as natas, o bacon, o queijo e a salsa picada.
No copo colocam-se 800 gr de água, no tabuleiro baixo da Varoma mete-se uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e aí deita-se o preparado.
Programa-se 15 minutos/Varoma/vel. 2.
Quando acaba o tempo verifica-se se está cozinhado e se for necessário programa-se à mesma velocidade e temperatura durante mais uns minutinhos.
Uma alternativa bem mais saudável do que as que habitualmente comemos, bem embebidas em óleo...
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Bacalhau de Páscoa
Esta receita é a receita de Bacalhau à Barrete Verde (um restaurante em Alcochete).
Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau
2 Cebolas grandes
½ Pimento Vermelho
1 pouco de colorau
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
1 pouco de vinagre
Leite e pimenta q.b
4 ovos e farinha
Coentros picados
Preparação:
Demolha-se o Bacalhau;
Depois de demolhado, partem-se as postas do bacalhau ao meio e retiram-se as espinhas;
Deixar o bacalhau em leite e pimenta de um dia para o outro;
Põe-se o azeite numa frigideira com a cebola cortada em rodelas finas;
Quando a cebola estiver a ficar frita, coloca-se o pimento em tiras finas, o pimentão, a polpa de tomate e um pouco de sal e vinagre, a gosto;
Passa-se o bacalhau por farinha e ovo e frita-se em óleo;
Depois de o bacalhau estar frito, coloca-se num recipiente e deita-se a cebola preparada previamente por cima;
Acompanhamento
Migas
Ingredientes;
1 pão de centeio demolhado;
½ molho de grelos;
1 pouco de coentros;
Mostarda q.b.;
Azeite;
Alhos;
Mete-se tudo num tacho e deixa-se cozinhar.
Batatas cozidas e depois salteadas em azeite, alho e cubinhos de bacon.
Dá um trabalhão infernal, mas o resultado vale bem a pena! Este foi feito pelo maridinho no Domingo de Páscoa.
Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau
2 Cebolas grandes
½ Pimento Vermelho
1 pouco de colorau
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
1 pouco de vinagre
Leite e pimenta q.b
4 ovos e farinha
Coentros picados
Preparação:
Demolha-se o Bacalhau;
Depois de demolhado, partem-se as postas do bacalhau ao meio e retiram-se as espinhas;
Deixar o bacalhau em leite e pimenta de um dia para o outro;
Põe-se o azeite numa frigideira com a cebola cortada em rodelas finas;
Quando a cebola estiver a ficar frita, coloca-se o pimento em tiras finas, o pimentão, a polpa de tomate e um pouco de sal e vinagre, a gosto;
Passa-se o bacalhau por farinha e ovo e frita-se em óleo;
Depois de o bacalhau estar frito, coloca-se num recipiente e deita-se a cebola preparada previamente por cima;
Acompanhamento
Migas
Ingredientes;
1 pão de centeio demolhado;
½ molho de grelos;
1 pouco de coentros;
Mostarda q.b.;
Azeite;
Alhos;
Mete-se tudo num tacho e deixa-se cozinhar.
Batatas cozidas e depois salteadas em azeite, alho e cubinhos de bacon.
Dá um trabalhão infernal, mas o resultado vale bem a pena! Este foi feito pelo maridinho no Domingo de Páscoa.
terça-feira, 30 de março de 2010
Biscoitos Diversos
500 gr farinha
200 gr manteiga
2 ovos
250 gr açúcar
1 colher chá fermento royal
1 copo de leite (mais ou menos, conforme a textura e consistência da massa)
Rebuçados de várias cores pulverizados (cada cor em separado) na bimby (2 toques de turbo para cada 4 rebuçados).
15 chocolatinhos Daim's (aqueles suecos muito bons que se vendem no IKEA) pulverizados na bimby
Juntei todos os ingredientes no copo, programei 30 seg/vel. 5 e no fim programei mais 3 min/vel. espiga. Dividi a massa em 3 partes e depois fiz assim:
Uma das partes ficou 'em bruto' e depois de disparar os biscoitos com forma de saida que deixa um
buraquinho no centro dos biscoitos e esse buraquinho foi cheio com o pó colorido dos rebuçados (com o calor do forno derrete e fica uma pelicula transparente com cor e sabor).
Noutra parte juntei pepitas de chocolate de 2 colheres de sopa de coco ralado.
A terceira e ultima parte foi misturada com os Daim's pulverizados.
Depois foi disparar, cozer e comer!
200 gr manteiga
2 ovos
250 gr açúcar
1 colher chá fermento royal
1 copo de leite (mais ou menos, conforme a textura e consistência da massa)
Rebuçados de várias cores pulverizados (cada cor em separado) na bimby (2 toques de turbo para cada 4 rebuçados).
15 chocolatinhos Daim's (aqueles suecos muito bons que se vendem no IKEA) pulverizados na bimby
Juntei todos os ingredientes no copo, programei 30 seg/vel. 5 e no fim programei mais 3 min/vel. espiga. Dividi a massa em 3 partes e depois fiz assim:
Uma das partes ficou 'em bruto' e depois de disparar os biscoitos com forma de saida que deixa um
buraquinho no centro dos biscoitos e esse buraquinho foi cheio com o pó colorido dos rebuçados (com o calor do forno derrete e fica uma pelicula transparente com cor e sabor).
Noutra parte juntei pepitas de chocolate de 2 colheres de sopa de coco ralado.
A terceira e ultima parte foi misturada com os Daim's pulverizados.
Depois foi disparar, cozer e comer!
Etiquetas:
Bimby,
Biscoitos e Bolachas,
Invenções
Bifinhos com cogumelos revisitados
4 bifinhos de perú temperados com sal, alho e sumo de limão
Mistura de cogumelos congelados
Grelhei os bifinhos no grelhador eléctrico e entretanto fiz arroz de manteiga e salteei a mistura de cogumelos com azeite e alho.
Servi assim:
Ontem não me apetecia os tradicionais bifes com cogumelos e decidi alterar e inventar e improvisar! O resultado agradou e a experiência é a repetir.
Mistura de cogumelos congelados
Grelhei os bifinhos no grelhador eléctrico e entretanto fiz arroz de manteiga e salteei a mistura de cogumelos com azeite e alho.
Servi assim:
Ontem não me apetecia os tradicionais bifes com cogumelos e decidi alterar e inventar e improvisar! O resultado agradou e a experiência é a repetir.
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Aves,
Bifes,
Cozinha Tradicional,
Invenções,
Peru
Bolo de Amendoa com recheio de ovos moles (1 bolo para 3 aniversários)
6 ovos
150 gr manteiga/margarina amolecida
200 gr farinha
200 gr açucar
100 gr amendoa moída
1 colher chá fermento royal
1 pitada de canela
1 iogurte cremoso natural
Ovos moles caseiros ou de compra
Bate-se a manteiga amolecida (não derretida) com o açucar até obter um creme homogéneo. Juntam-se as gemas e bate-se bem, vai-se juntando a farinha com o fermento e a canela. No final acrescenta-se o iogurte e as claras previamente batidas em castelo.
Vai a cozer na forma escolhida, untada e polvilhada com farinha (eu uso um spray fantástico que não suja as mãos e dispensa a farinha!) em forno aquecido a 180º. O meu demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, preparam-se os ovos moles (receita do livro base da Bimby):
8 gemas
140 gr água
250 gr açúcar
Mete-se a água e o açucar no copo, programa-se 17min/temp. Varoma/vel 1 1/2. Desfazem-se as gemas num recipiente.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer a calda de açucar e depois junta-se lentamente às gemas.
Programa-se mais 5 min/temp. 100º/vel. 2 e vai-se deitando a mistura de gemas e calda pelo bocal. Depois de o tempo acabar verifica-se se o creme engrossou, se não programa-se mais uns minutos (eu juntei um colher de sopa de maizena e engrossou que foi um mimo!
Depois de desenformado, deixa-se arrefecer um pouco o bolo e corta-se longitudinalmente ao meio (eu cortei em três) e depois de bem frio recheia-se com os ovos moles.
O meu foi coberto e decorado com pasta de açúcar, porque foi para comemorar o aniversário de uns amigos.
150 gr manteiga/margarina amolecida
200 gr farinha
200 gr açucar
100 gr amendoa moída
1 colher chá fermento royal
1 pitada de canela
1 iogurte cremoso natural
Ovos moles caseiros ou de compra
Bate-se a manteiga amolecida (não derretida) com o açucar até obter um creme homogéneo. Juntam-se as gemas e bate-se bem, vai-se juntando a farinha com o fermento e a canela. No final acrescenta-se o iogurte e as claras previamente batidas em castelo.
Vai a cozer na forma escolhida, untada e polvilhada com farinha (eu uso um spray fantástico que não suja as mãos e dispensa a farinha!) em forno aquecido a 180º. O meu demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, preparam-se os ovos moles (receita do livro base da Bimby):
8 gemas
140 gr água
250 gr açúcar
Mete-se a água e o açucar no copo, programa-se 17min/temp. Varoma/vel 1 1/2. Desfazem-se as gemas num recipiente.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer a calda de açucar e depois junta-se lentamente às gemas.
Programa-se mais 5 min/temp. 100º/vel. 2 e vai-se deitando a mistura de gemas e calda pelo bocal. Depois de o tempo acabar verifica-se se o creme engrossou, se não programa-se mais uns minutos (eu juntei um colher de sopa de maizena e engrossou que foi um mimo!
Depois de desenformado, deixa-se arrefecer um pouco o bolo e corta-se longitudinalmente ao meio (eu cortei em três) e depois de bem frio recheia-se com os ovos moles.
O meu foi coberto e decorado com pasta de açúcar, porque foi para comemorar o aniversário de uns amigos.
Etiquetas:
Amendoa,
Bolos de Aniversário,
Bolos de Fatia,
Ovos Moles,
Pasta de Açucar
domingo, 21 de março de 2010
Iogurtes com aromas e Iogurtes com pedaços
Foi a primeira experiência, com os aromas e também com os pedaços. Ainda não sei se estão bons ou se resulta, porque acabei de os fazer e estão fermentar...
1 litro de leite (meio-gordo)
1 copinho bem cheio de leite em pó
1/2 copinho de açucar
1 iogurte natural
Deita-se o leite, o leite em pó e o acuçar no copo, programa-se 3min/vel. 4/50º . Findo este tempo junta-se o iogurte e mistura-se 15seg/vel. 4, sem temperatura.
Depois é só distribuir pelos recipientes escolhidos e levar ao forno previamente aquecido a 50º (e já desligado), colocados dentro de um saco térmico e enrolados numa mantinha ou em panos de cozinha.
Para os de aromas, coloquei 1/2 colher de café de aroma de limão, em dois frasquinhos e 1/2 colher de aroma de café noutros dois frasquinhos e depois misturei bem.
Limão:
Café:
Para os de pedaços, cortei 1/2 pessego em calda, 1 pera em calda, 2 rodelas de ananás em calda e 8 morangos em calda em pedaços pequenos e cada um dos frutos num frasquinho, noutro meti 1 colher de sopa de coco ralado e deitei o preparado por cima de cada fruto. O ultimo é com mel, primeiro deitei o preparado e depois juntei o mel, que ficou depositado no fundo do frasquinho.
Pêssego e Ananás:
Morango e Mel:
Coco e Pêra:
Etiquetas:
Bimby,
Invenções,
Iogurtes com aromas,
Iogurtes com pedaços
Migas com entrecosto
De véspera temperam-se as carnes (usei umas fatias - bifes- de lombo de porco e entrecosto) com massa de alho e massa de pimentão (não usar mais sal, uma vez que as massas já o têm em quantidade bastante considerável) e deita-se um pouco de vinho branco. As carnes devem ficar bem envolvidas nesta marinada.
Derrete-se banha qb numa frigideira, fritam-se as carnes e quase no final deita-se a marinada.
Num tacho coloca-se o pão duro (na impossibilidade de ter pão alentejano, desta vez fiz com pão francês mesmo...), um pouco de massa de alho, água para empapar e um pouco de sal e vai fervendo para secar. Entretanto a cerna já está frita e junta-se às migas parte da gordura da fritura, para dar cor e sabor às mesmas. Esta gordura também vai ajudar a descolá-las do tacho e tendo a consistência certo é fácil moldar um rolo com elas.
Derrete-se banha qb numa frigideira, fritam-se as carnes e quase no final deita-se a marinada.
Num tacho coloca-se o pão duro (na impossibilidade de ter pão alentejano, desta vez fiz com pão francês mesmo...), um pouco de massa de alho, água para empapar e um pouco de sal e vai fervendo para secar. Entretanto a cerna já está frita e junta-se às migas parte da gordura da fritura, para dar cor e sabor às mesmas. Esta gordura também vai ajudar a descolá-las do tacho e tendo a consistência certo é fácil moldar um rolo com elas.
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Carne,
Cozinha Tradicional,
Pão,
Porco
segunda-feira, 15 de março de 2010
Pasteis de Nata
Ingredientes:
500 gr de massa folhada (usei um rolo de massa folhada fresca)
250 gr de leite
250 gr de natas
175 gr de açúcar
50 gr de farinha
5 gemas
Casca de 1 limão
1 pau de canela
Preparação:
Colocar no copo todos os ingredientes do recheio excepto a casca do limão e o pau de canela.
Misturar uns segundos à velocidade 4.
Colocar a borboleta, juntar o pau de canela e a casca do limão e programar 18 min./temp.90º/vel. 1 1/2.
Estender a massa folhada e forrar com ela as forminhas. (usei formas de silicone)
Retirar o pau da canela e a casca do limão e deitar o preparado nas formas.
Pincelar o rebordo da massa com ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 a 20 minutos.
Ensopado de borrego
Faz-se um refogado com banha, cebola, alho e louro, junta-se o borrego que entretanto foi temperado com sal e polvilhado com farinha e deixa-se fritar ligeiramente. Quando estiver lourinho de todos os lados, rectificam-se os temperos e polvilha-se com colorau, junta-se água suficiente para cozinhar a carne e ensopar o pão.
À parte, cozem-se batatas às rodelas.
Ao empratar, colocam-se umas tostas ou fatias de pão torrado que são regadas com o molho da carne.
À parte, cozem-se batatas às rodelas.
Ao empratar, colocam-se umas tostas ou fatias de pão torrado que são regadas com o molho da carne.
Etiquetas:
Borrego,
Carne,
Cozinha Tradicional
Delicia fresca
Com um pacotinho de um bolinho instantâneo fantástico vindo de Londres, mais uma lata pequena de pêssego em calda e um pacote e natas batido em chantilly, fiz esta delícia:
quinta-feira, 11 de março de 2010
Home Made Pizza
1 receita de massa para pizza do livro base da bimby
100 gr bacon aos cubos
200 gr peito de frango fumado
100 gr queijo emmental ralado e cortado em tiras
150 gr mozzarela fresca ralada (comprei um pedaço e ralei na bimby)
Prepara-se a massa conforme as instruções do livro (pode usar-se massa de compra, era o que eu fazia quando não tinha a amiga bimby!). Estende-se a massa no tabuleiro do forno, em cima de papel vegetal. Deita-se o molho de tomate (eu uso um molho top secret que não divulgo! lol) e recheia-se a gosto. Nesta usei os ingredientes acima indicados, sendo o ultimo ingrediente o queijo ou queijos escolhidos.
E está pronta para ir ao forno durante cerca de 20 minutos, a 200º:
Depois do forno, é cortar e papar!!!
100 gr bacon aos cubos
200 gr peito de frango fumado
100 gr queijo emmental ralado e cortado em tiras
150 gr mozzarela fresca ralada (comprei um pedaço e ralei na bimby)
Prepara-se a massa conforme as instruções do livro (pode usar-se massa de compra, era o que eu fazia quando não tinha a amiga bimby!). Estende-se a massa no tabuleiro do forno, em cima de papel vegetal. Deita-se o molho de tomate (eu uso um molho top secret que não divulgo! lol) e recheia-se a gosto. Nesta usei os ingredientes acima indicados, sendo o ultimo ingrediente o queijo ou queijos escolhidos.
E está pronta para ir ao forno durante cerca de 20 minutos, a 200º:
Depois do forno, é cortar e papar!!!
Etiquetas:
Bimby,
Cozinha Tradicional,
Pizza
Manjar de 3 chocolates com ginjinha
- 300 g de palitos de champanhe
- 250 g de chocolate negro
- 200 g de açúcar fino
- 150 g de manteiga amolecida
- 50 g de açúcar em pó
- 5 ovos
- 5 dl de natas
- 4 dl de Ginjinha (usei licor de cereja)
- 1 pau de canela
- Raspas de chocolate de leite q.b.
- Raspas de chocolate branco q.b.
Num tacho, leve ao lume a Ginjinha de Óbidos com 50 g do açúcar e o pau de canela e deixe ferver até reduzir e evaporar o álcool. Retire do lume e deixe amornar. Pique o chocolate com uma faca, deite-o para uma tigela e leve a derreter em banho-maria. Retire do lume e deixe amornar. Noutra tigela, junte a manteiga com os restantes 150 g de açúcar e bata bem até ficar um creme liso. Adicione as gemas, uma a uma e batendo sempre, junte depois o chocolate derretido e bata bem. À parte, bata as claras em castelo, adicione ao preparado, envolva suavemente, junte também metade das natas e envolva novamente.
Numa taça ou tacinhas, coloque camadas alternadas de creme de chocolate e de palitos de champanhe demolhados na mistura da ginja, sendo que a última camada deve ser de palitos de champanhe. Leve ao frigorífico e deixe arrefecer.
Bata as restantes natas em chantilly com o açúcar em pó. Deite num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha pequenas rosáceas sobre os palitos de champanhe. Polvilhe com raspas de chocolate de leite e de chocolate branco e sirva decorado a gosto.
Etiquetas:
Chocolate,
Doces de Colher,
Sobremesas
Pataniscas com arroz de grelos
Pataniscas:
1 posta de bacalhau
3 ovos
farinha qb
sal e pimenta a gosto
1 raminho de salsa picada
1/2 cebola picada
Coze-se o bacalhau. Retira-se do lume e limpa-se de peles e espinhas. Com um garfo, desfia-se o bacalhau, juntam-se os ovos um a um batendo e envolvendo bem, aos poucos junta-se a farinha até a massa ter a consistência desejada. Por fim junta-se a cebola e a salsa picadas e rectificam-se os temperos. Fritam-se colheradas de massa em óleo bem quente.
Como cá em casa há um habitante que não gosta de bacalhau, também fiz algumas do mesmo modo, mas com uma posta de pescada cozida.
Arroz de grelos:
Coze-se um molho de grelos em água e sal.
À parte faz-se um refogado com cebola e alho picados e um pouco de azeite. Junta-se um pouco de polpa de tomate e deita-se a quantidade desejada de arroz, deixa-se fritar ligeiramente. Quando o arroz estiver esbranquiçado, deitam-se os grelos escorridos e junta-se água suficiente para cozinhar o arroz. Tempera-se com sal e está pronto!
1 posta de bacalhau
3 ovos
farinha qb
sal e pimenta a gosto
1 raminho de salsa picada
1/2 cebola picada
Coze-se o bacalhau. Retira-se do lume e limpa-se de peles e espinhas. Com um garfo, desfia-se o bacalhau, juntam-se os ovos um a um batendo e envolvendo bem, aos poucos junta-se a farinha até a massa ter a consistência desejada. Por fim junta-se a cebola e a salsa picadas e rectificam-se os temperos. Fritam-se colheradas de massa em óleo bem quente.
Como cá em casa há um habitante que não gosta de bacalhau, também fiz algumas do mesmo modo, mas com uma posta de pescada cozida.
Arroz de grelos:
Coze-se um molho de grelos em água e sal.
À parte faz-se um refogado com cebola e alho picados e um pouco de azeite. Junta-se um pouco de polpa de tomate e deita-se a quantidade desejada de arroz, deixa-se fritar ligeiramente. Quando o arroz estiver esbranquiçado, deitam-se os grelos escorridos e junta-se água suficiente para cozinhar o arroz. Tempera-se com sal e está pronto!
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Arroz,
Bacalhau,
Cozinha Tradicional
sábado, 6 de março de 2010
É frut'ó chocolate??
Biscoitos de Laranja
Ingredientes:
Casca de 1 laranja
Sumo de 1 laranja
300 gr. Farinha
100 gr. Açúcar
180 gr. de Manteiga
1 Ovo
1 pitada de sal
No copo deita-se o açúcar e a casca de laranja, pulveriza-se 45 seg/vel. 8.
Juntam-se os restantes ingredientes e programa-se 1 min/vel.6.
Coloca-se a massa no dispara-biscoitos, com a forma de saída escolhida, disparam-se os biscoitos sobre papel vegetal ou sobre um tapete de silicone e colocam-se no forno, durante 10/15 min a 180º.
Biscoitos de chocolate
Ingredientes:
100 gr. de Chocolate em pó
100 gr. de Açúcar
120 gr. de Margarina
1 Ovo
250 gr. de Farinha
1 colher (de chá) de Fermento
Juntam-se todos os restantes ingredientes e programa-se 1 min/vel.6.
Achei que a consistência da massa não era a ideal e juntei umas gotinhas de leite para facilitar.
Coloca-se a massa no dispara-biscoitos, com a forma de saída escolhida, disparam-se os biscoitos sobre papel vegetal ou sobre um tapete de silicone e colocam-se no forno, durante 10/15 min a 180º.
Deixei uma parte das duas massas, juntei-as e coloquei-as no dispara-biscoitos e assim obtive também uns biscoitos mistos.
Ainda não os provei, mas tenho uma caixa cheia para saborear... ;)
Etiquetas:
Bimby,
Biscoitos e Bolachas,
Dispara-biscoitos
Subscrever:
Mensagens (Atom)