quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bolo de Bolacha

2 pacotes de bolacha Maria
200 gr manteiga ou margarina (usei planta)
2 gemas de ovo
150 gr açúcar
café forte (açucarado ou não, dependendo do gosto) - eu uso sempre sem açúcar, para cortar o doce do creme

No copo pulverizei o açúcar durante 10 seg, vel 7, juntei a margarina à temperatura ambiente, depois um pouco de café que por estar quente vai ajudando a trabalhar todo o creme e no fim as gemas. Todo este processo à velocidade 3 e sem tempo programado, é ir controlando até estar homogéneo e com textura bem cremosa.
Depois do creme pronto é montar o bolo. Vão-se embebendo as bolachas no café à medida que se vão metendo no bolo.

No centro de um prato coloca-se uma bolacha e à volta dessa colocam-se outras seis bolachas, depois barram-se ligeiramente com creme e por cima mais uma camada de bolachas, depois creme, depois bolachas... e assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Barra-se todo o bolo com mais creme e depois decora-se a gosto.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Empadão

4 salsichas grelhadas que tinham sobrado de um almoço
2 costoletas grelhadas que sobraram de um jantar
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço mouro
1 cebola
1 ou 2 alhos
1 bocadinho de pimento
polpa de tomate q.b.

Picam-se as carnes todas na picadora e reservam-se. Picam-se a cebola e os alhos e faz-se um refogado, junta-se o pimento e a polpa de tomate ao refogado e finalmente a carne picada, deixa-se cozinhar. Entretanto coze-se o arroz com água e um ou dois caldos knorr (conforme a quantidade de arroz).
Unta-se um tabuleiro, no fundo mete-se metade do arroz, por cima a carne e a ultima camada será de arroz. Pincela-se com ovo batido e metem-se umas rodelinhas de chouriço para decorar. Vai ao forno alourar e está pronto a servir!
Acompanha bem com uma saladinha verde, bem temperada.

Eu gosto mais de empadão com puré de batata, mas essa não é a opinião geral da malta cá de casa, por isso, tenho de me render de vez me quando.
Outra opção interessante é metade do tabuleiro ser com arroz outra metade com puré ou se toda a gente gostar de ambas as coisas, em baixo colocar o arroz e em cima puré (ou o contrário)... o limite é a imaginação!!!!

Que meninos tão queques!!!!

4 ovos
2 iogurtes cremosos (eu usei naturais, mas podem ser de aroma)
3 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1/2 copo medida de óleo

Batem-se os ovos inteiros com o açucar (eu bati à mão). Junta-se a farinha copo a copo e intercalando com o óleo. Por fim juntam-se os iogurtes, que se envolvem na massa, sem bater muito.
Coloca-se a massa em formas de queques e vão cozer a forno previamente aquecido a 180º.
Para lhes dar um toque diferente por cima deles deitei, nuns pepitas de chocolate, noutros amêndoa laminada, noutros uma mistura de chocolate e coco, noutros nougatine e noutros ainda pérolas de açúcar coloridas.
Basicamente é bolo de iogurte transformado em queques e estão bons, mas bons!

domingo, 11 de abril de 2010

Omelete na Varoma

6 ovos
100 gr bacon em cubos
150 gr queijo ralado
1/2 pacote de natas
1 raminho de salsa picada

Batem-se os ovos, junta-se as natas, o bacon, o queijo e a salsa picada.
No copo colocam-se 800 gr de água, no tabuleiro baixo da Varoma mete-se uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e aí deita-se o preparado.
Programa-se 15 minutos/Varoma/vel. 2.
Quando acaba o tempo verifica-se se está cozinhado e se for necessário programa-se à mesma velocidade e temperatura durante mais uns minutinhos.
Uma alternativa bem mais saudável do que as que habitualmente comemos, bem embebidas em óleo...

Souflé de pescada e camarão

A receita está aqui e não me apetece copiá-la! lol


Com uma saladinha fica bom, mas bom!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bacalhau de Páscoa

Esta receita é a receita de Bacalhau à Barrete Verde (um restaurante em Alcochete).

Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau
2 Cebolas grandes
½ Pimento Vermelho
1 pouco de colorau
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
1 pouco de vinagre
Leite e pimenta q.b
4 ovos e farinha
Coentros picados

Preparação:
Demolha-se o Bacalhau;
Depois de demolhado, partem-se as postas do bacalhau ao meio e retiram-se as espinhas;
Deixar o bacalhau em leite e pimenta de um dia para o outro;
Põe-se o azeite numa frigideira com a cebola cortada em rodelas finas;
Quando a cebola estiver a ficar frita, coloca-se o pimento em tiras finas, o pimentão, a polpa de tomate e um pouco de sal e vinagre, a gosto;
Passa-se o bacalhau por farinha e ovo e frita-se em óleo;
Depois de o bacalhau estar frito, coloca-se num recipiente e deita-se a cebola preparada previamente por cima;

Acompanhamento
Migas
Ingredientes;
1 pão de centeio demolhado;
½ molho de grelos;
1 pouco de coentros;
Mostarda q.b.;
Azeite;
Alhos;


Mete-se tudo num tacho e deixa-se cozinhar.


Batatas cozidas e depois salteadas em azeite, alho e cubinhos de bacon.


Dá um trabalhão infernal, mas o resultado vale bem a pena! Este foi feito pelo maridinho no Domingo de Páscoa.

terça-feira, 30 de março de 2010

Biscoitos Diversos

500 gr farinha
200 gr manteiga
2 ovos
250 gr açúcar
1 colher chá fermento royal
1 copo de leite (mais ou menos, conforme a textura e consistência da massa)

Rebuçados de várias cores pulverizados (cada cor em separado) na bimby (2 toques de turbo para cada 4 rebuçados).
15 chocolatinhos Daim's (aqueles suecos muito bons que se vendem no IKEA) pulverizados na bimby



Juntei todos os ingredientes no copo, programei 30 seg/vel. 5 e no fim programei mais 3 min/vel. espiga. Dividi a massa em 3 partes e depois fiz assim:

Uma das partes ficou 'em bruto' e depois de disparar os biscoitos com forma de saida que deixa um
buraquinho no centro dos biscoitos e esse buraquinho foi cheio com o pó colorido dos rebuçados (com o calor do forno derrete e fica uma pelicula transparente com cor e sabor).

Noutra parte juntei pepitas de chocolate de 2 colheres de sopa de coco ralado.

A terceira e ultima parte foi misturada com os Daim's pulverizados.

Depois foi disparar, cozer e comer!

Bifinhos com cogumelos revisitados

4 bifinhos de perú temperados com sal, alho e sumo de limão
Mistura de cogumelos congelados

Grelhei os bifinhos no grelhador eléctrico e entretanto fiz arroz de manteiga e salteei a mistura de cogumelos com azeite e alho.
Servi assim:
 Ontem não me apetecia os tradicionais bifes com cogumelos e decidi alterar e inventar e improvisar! O resultado agradou e a experiência é a repetir.

Bolo de Amendoa com recheio de ovos moles (1 bolo para 3 aniversários)

6 ovos
150 gr manteiga/margarina amolecida
200 gr farinha
200 gr açucar
100 gr amendoa moída
1 colher chá fermento royal
1 pitada de canela
1 iogurte cremoso natural
Ovos moles caseiros ou de compra

Bate-se a manteiga amolecida (não derretida) com o açucar até obter um creme homogéneo. Juntam-se as gemas e bate-se bem, vai-se juntando a farinha com o fermento e a canela. No final acrescenta-se o iogurte e as claras previamente batidas em castelo.
Vai a cozer na forma escolhida, untada e polvilhada com farinha (eu uso um spray fantástico que não suja as mãos e dispensa a farinha!) em forno aquecido a 180º. O meu demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.
Enquanto o bolo coze, preparam-se os ovos moles (receita do livro base da Bimby):

8 gemas
140 gr água
250 gr açúcar

Mete-se a água e o açucar no copo, programa-se 17min/temp. Varoma/vel 1 1/2. Desfazem-se as gemas num recipiente.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer a calda de açucar e depois junta-se lentamente às gemas.
Programa-se mais 5 min/temp. 100º/vel. 2 e vai-se deitando a mistura de gemas e calda pelo bocal. Depois de o tempo acabar verifica-se se o creme engrossou, se não programa-se mais uns minutos (eu juntei um colher de sopa de maizena e engrossou que foi um mimo!

Depois de desenformado, deixa-se arrefecer um pouco o bolo e corta-se longitudinalmente ao meio (eu cortei em três) e depois de bem frio recheia-se com os ovos moles.
O meu foi coberto e decorado com pasta de açúcar, porque foi para comemorar o aniversário de uns amigos.

domingo, 21 de março de 2010

Iogurtes com aromas e Iogurtes com pedaços

Foi a primeira experiência, com os aromas e também com os pedaços. Ainda não sei se estão bons ou se resulta, porque acabei de os fazer e estão  fermentar...

1 litro de leite (meio-gordo)
1 copinho bem cheio de leite em pó
1/2 copinho de açucar
1 iogurte natural

Deita-se o leite, o leite em pó e o acuçar no copo, programa-se 3min/vel. 4/50º . Findo este tempo junta-se o iogurte e mistura-se 15seg/vel. 4, sem temperatura.
Depois é só distribuir pelos recipientes escolhidos e levar ao forno previamente aquecido a 50º (e já desligado), colocados dentro de um saco térmico e enrolados numa mantinha ou em panos de cozinha.


Para os de aromas, coloquei 1/2 colher de café de aroma de limão, em dois frasquinhos e 1/2 colher de aroma de café noutros dois frasquinhos e depois misturei bem.

Limão:

Café:


Para os de pedaços, cortei 1/2 pessego em calda, 1 pera em calda, 2 rodelas de ananás em calda e 8 morangos em calda em pedaços pequenos e cada um dos frutos num frasquinho, noutro meti 1 colher de sopa de coco ralado e deitei o preparado por cima de cada fruto. O ultimo é com mel, primeiro deitei o preparado e depois juntei o mel, que ficou depositado no fundo do frasquinho.

Pêssego e Ananás:
Morango e Mel:
Coco e Pêra:

Migas com entrecosto

De véspera temperam-se as carnes (usei umas fatias - bifes- de lombo de porco e entrecosto) com massa de alho e massa de pimentão (não usar mais sal, uma vez que as massas já o têm em quantidade bastante considerável) e deita-se um pouco de vinho branco. As carnes devem ficar bem envolvidas nesta marinada.
Derrete-se banha qb numa frigideira, fritam-se as carnes e quase no final deita-se a marinada.
Num tacho coloca-se o pão duro (na impossibilidade de ter pão alentejano, desta vez fiz com pão francês mesmo...), um pouco de massa de alho, água para empapar e um pouco de sal e vai fervendo para secar. Entretanto a cerna já está frita e junta-se às migas parte da gordura da fritura, para dar cor e sabor às mesmas. Esta gordura também vai ajudar a descolá-las do tacho e tendo a consistência certo é fácil moldar um rolo com elas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pasteis de Nata

Ingredientes:
500 gr de massa folhada (usei um rolo de massa folhada fresca)
250 gr de leite
250 gr de natas
175 gr de açúcar
50 gr de farinha
5 gemas
Casca de 1 limão
1 pau de canela

Preparação:
Colocar no copo todos os ingredientes do recheio excepto a casca do limão e o pau de canela.
Misturar uns segundos à velocidade 4.
Colocar a borboleta, juntar o pau de canela e a casca do limão e programar 18 min./temp.90º/vel. 1 1/2.
Estender a massa folhada e forrar com ela as forminhas. (usei formas de silicone)
Retirar o pau da canela e a casca do limão e deitar o preparado nas formas. 
 
Pincelar o rebordo da massa com ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 a 20 minutos. 
 

Ensopado de borrego

Faz-se um refogado com banha, cebola, alho e louro, junta-se o borrego que entretanto foi temperado com sal e polvilhado com farinha e deixa-se fritar ligeiramente. Quando estiver lourinho de todos os lados, rectificam-se os temperos e polvilha-se com colorau, junta-se água suficiente para cozinhar a carne e ensopar o pão.
À parte, cozem-se batatas às rodelas.
Ao empratar, colocam-se umas tostas ou fatias de pão torrado que são regadas com o molho da carne.

Delicia fresca

Com um pacotinho de um bolinho instantâneo fantástico vindo de Londres, mais uma lata pequena de pêssego em calda e um pacote e natas batido em chantilly, fiz esta delícia:


quinta-feira, 11 de março de 2010

Home Made Pizza

1 receita de massa para pizza do livro base da bimby
100 gr bacon aos cubos
200 gr peito de frango fumado
100 gr queijo emmental ralado e cortado em tiras
150 gr mozzarela fresca ralada (comprei um pedaço e ralei na bimby)

Prepara-se a massa conforme as instruções do livro (pode usar-se massa de compra, era o que eu fazia quando não tinha a amiga bimby!). Estende-se a massa no tabuleiro do forno, em cima de papel vegetal. Deita-se o molho de tomate (eu uso um molho top secret que não divulgo! lol) e recheia-se a gosto. Nesta usei os ingredientes acima indicados, sendo o ultimo ingrediente o queijo ou queijos escolhidos.
E está pronta para ir ao forno durante cerca de 20 minutos, a 200º:

Depois do forno, é cortar e papar!!!

Manjar de 3 chocolates com ginjinha

 

- 300 g de palitos de champanhe
- 250 g de chocolate negro
- 200 g de açúcar fino
- 150 g de manteiga amolecida
- 50 g de açúcar em pó
- 5 ovos
- 5 dl de natas
- 4 dl de Ginjinha (usei licor de cereja)
- 1 pau de canela
- Raspas de chocolate de leite q.b.
- Raspas de chocolate branco q.b.


 Num tacho, leve ao lume a Ginjinha de Óbidos com 50 g do açúcar e o pau de canela e deixe ferver até reduzir e evaporar o álcool. Retire do lume e deixe amornar. Pique o chocolate com uma faca, deite-o para uma tigela e leve a derreter em banho-maria. Retire do lume e deixe amornar. Noutra tigela, junte a manteiga com os restantes 150 g de açúcar e bata bem até ficar um creme liso. Adicione as gemas, uma a uma e batendo sempre, junte depois o chocolate derretido e bata bem. À parte, bata as claras em castelo, adicione ao preparado, envolva suavemente, junte também metade das natas e envolva novamente.
Numa taça ou tacinhas, coloque camadas alternadas de creme de chocolate e de palitos de champanhe demolhados na mistura da ginja, sendo que a última camada deve ser de palitos de champanhe. Leve ao frigorífico e deixe arrefecer.
Bata as restantes natas em chantilly com o açúcar em pó. Deite num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha pequenas rosáceas sobre os palitos de champanhe. Polvilhe com raspas de chocolate de leite e de chocolate branco e sirva decorado a gosto.


Pataniscas com arroz de grelos

Pataniscas:

1 posta de bacalhau
3 ovos
farinha qb
sal e pimenta a gosto
1 raminho de salsa picada
1/2 cebola picada

Coze-se o bacalhau. Retira-se do lume e limpa-se de peles e espinhas. Com um garfo, desfia-se o bacalhau, juntam-se os ovos um a um batendo e envolvendo bem, aos poucos junta-se a farinha até a massa ter a consistência desejada. Por fim junta-se a cebola e a salsa picadas e rectificam-se os temperos. Fritam-se colheradas de massa em óleo bem quente.
Como cá em casa há um habitante que não gosta de bacalhau, também fiz algumas do mesmo modo, mas com uma posta de pescada cozida.


Arroz de grelos:

Coze-se um molho de grelos em água e sal.
À parte faz-se um refogado com cebola e alho picados e um pouco de azeite. Junta-se um pouco de polpa de tomate e deita-se a quantidade desejada de arroz, deixa-se fritar ligeiramente. Quando o arroz estiver esbranquiçado, deitam-se os grelos escorridos e junta-se água suficiente para cozinhar o arroz. Tempera-se com sal e está pronto!

sábado, 6 de março de 2010

É frut'ó chocolate??

Biscoitos de Laranja

Ingredientes:
Casca de 1 laranja
Sumo de 1 laranja
300 gr. Farinha
100 gr. Açúcar
180 gr. de Manteiga
1 Ovo
1 pitada de sal

No copo deita-se o açúcar e a casca de laranja, pulveriza-se 45 seg/vel. 8.
Juntam-se os restantes ingredientes e programa-se 1 min/vel.6.
Coloca-se a massa no dispara-biscoitos, com a forma de saída escolhida, disparam-se os biscoitos sobre papel vegetal ou sobre um tapete de silicone e colocam-se no forno, durante 10/15 min a 180º.


Biscoitos de chocolate

Ingredientes:
100 gr. de Chocolate em pó
100 gr. de Açúcar
120 gr. de Margarina
1 Ovo
250 gr. de Farinha
1 colher (de chá) de Fermento

Juntam-se todos os restantes ingredientes e programa-se 1 min/vel.6.
Achei que a consistência da massa não era a ideal e juntei umas gotinhas de leite para facilitar.
Coloca-se a massa no dispara-biscoitos, com a forma de saída escolhida, disparam-se os biscoitos sobre papel vegetal ou sobre um tapete de silicone e colocam-se no forno, durante 10/15 min a 180º.
 
Deixei uma parte das duas massas, juntei-as e coloquei-as no dispara-biscoitos e assim obtive também uns biscoitos mistos.
Ainda não os provei, mas tenho uma caixa cheia para saborear... ;)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Trilogia do Mar

Jantarinho de comemoração do 5º aniversário do nosso casamento!!


Lombo de tamboril: 600g - usei tamboril e salmão
Gambas cozidas: 400g
Mexilhões em 1/2 casca: 400g
Cebola: 1 grande
Tomate aos pedaços: 1 lata peq.
Alho: 3 dentes
Louro: 1 folha
Caldo Knorr de alho e salsa: 1
Azeite: q.b.
Vinho branco: 1/2 copo
Leite de coco: 1/2 copo
Tabasco - não usei
Pimenta preta: q.b.
Salsa, coentros e cebolinho para polvilhar - usei apenas coentros
Tirinhas de pimento verde e vermelho(opcional) - não usei

Coze-se o tamboril em água e sal. Depois de cozido parte-se em lascas grossas, descasca-se os camarões e reservam-se. De seguida abrem-se os mexilhões numa frigideira, coa-se a água dos mexilhões e reserva-se um pouco. Retira-se meia casca dos mexilhões e de seguida, numa frigideira funda anti aderente, faz-se um refogado com a cebola picada os alhos, o louro e tempera-se com pimenta preta. Quando alourar junta-se o tomate aos bocados o caldo knorr, o vinho branco, a água dos mexilhões e tapa-se a frigideira. Deixa-se apurar cerca de 10/15 minutos e por fim junta-se o leite de côco, rectifica-s os temperos. Mesmo no final, junta-se o tamboril, as gambas e os mexilhões e envolvem-se bem no molho até levantar fervura. Polvilhar com bastante salsa e cebolinho e/ou coentros.
Acompanha com salada verde e arroz branco (Jasmim) - usei mistura de 3 arroz (da América, selvagem e vermelho da Tailândia).
Pode substituir o tamboril, por lulas ou outro peixe.
  


E para a sobremesa, fondue de chocolate:
Frutas a gosto (eu usei 1 pera, 1 maçã, 1 banana, 1 laranja, alguns morango)
Também se pode juntar uns pedaços de pão de ló, bolo de iogurte, ou outro bolo a gosto.
1 tablete de chocolate para culinária
1/2 pacote de natas

Derrete-se o chocolate com as natas e deita-se no recipiente para fondue. 
Para saborear, é só molhar as frutas e/ou bolo no chocolate derretido (cuidado para não queimar a lingua!)

Coelho guisado com massa

1 coelho cortado em pedaços
1 cebola cortada em meias luas
2 dentes de alho em lâminas
1 tomate bem maduro ou polpa de tomate
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 fio de azeite
vinho tinto q.b.

Juntam-se todos os ingredientes num tacho, rega-se com bastante vinho tinto e deixa-se marinar durante pelo menos meia hora, coloca-se em lume brando durante mais ou menos uma hora (vai-se controlando a quantidade de molho e se necessário junta-se mais vinho ou um pouco de água).
Quando estiver quase pronto, coze-se a massa à parte, com água e sal.