sábado, 20 de fevereiro de 2010

Trilogia do Mar

Jantarinho de comemoração do 5º aniversário do nosso casamento!!


Lombo de tamboril: 600g - usei tamboril e salmão
Gambas cozidas: 400g
Mexilhões em 1/2 casca: 400g
Cebola: 1 grande
Tomate aos pedaços: 1 lata peq.
Alho: 3 dentes
Louro: 1 folha
Caldo Knorr de alho e salsa: 1
Azeite: q.b.
Vinho branco: 1/2 copo
Leite de coco: 1/2 copo
Tabasco - não usei
Pimenta preta: q.b.
Salsa, coentros e cebolinho para polvilhar - usei apenas coentros
Tirinhas de pimento verde e vermelho(opcional) - não usei

Coze-se o tamboril em água e sal. Depois de cozido parte-se em lascas grossas, descasca-se os camarões e reservam-se. De seguida abrem-se os mexilhões numa frigideira, coa-se a água dos mexilhões e reserva-se um pouco. Retira-se meia casca dos mexilhões e de seguida, numa frigideira funda anti aderente, faz-se um refogado com a cebola picada os alhos, o louro e tempera-se com pimenta preta. Quando alourar junta-se o tomate aos bocados o caldo knorr, o vinho branco, a água dos mexilhões e tapa-se a frigideira. Deixa-se apurar cerca de 10/15 minutos e por fim junta-se o leite de côco, rectifica-s os temperos. Mesmo no final, junta-se o tamboril, as gambas e os mexilhões e envolvem-se bem no molho até levantar fervura. Polvilhar com bastante salsa e cebolinho e/ou coentros.
Acompanha com salada verde e arroz branco (Jasmim) - usei mistura de 3 arroz (da América, selvagem e vermelho da Tailândia).
Pode substituir o tamboril, por lulas ou outro peixe.
  


E para a sobremesa, fondue de chocolate:
Frutas a gosto (eu usei 1 pera, 1 maçã, 1 banana, 1 laranja, alguns morango)
Também se pode juntar uns pedaços de pão de ló, bolo de iogurte, ou outro bolo a gosto.
1 tablete de chocolate para culinária
1/2 pacote de natas

Derrete-se o chocolate com as natas e deita-se no recipiente para fondue. 
Para saborear, é só molhar as frutas e/ou bolo no chocolate derretido (cuidado para não queimar a lingua!)

Coelho guisado com massa

1 coelho cortado em pedaços
1 cebola cortada em meias luas
2 dentes de alho em lâminas
1 tomate bem maduro ou polpa de tomate
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 fio de azeite
vinho tinto q.b.

Juntam-se todos os ingredientes num tacho, rega-se com bastante vinho tinto e deixa-se marinar durante pelo menos meia hora, coloca-se em lume brando durante mais ou menos uma hora (vai-se controlando a quantidade de molho e se necessário junta-se mais vinho ou um pouco de água).
Quando estiver quase pronto, coze-se a massa à parte, com água e sal.

Porco com molho barbecue

240 gr arroz agulha (ou outro de grão longo)
500 gr de lombo de porco
2 tomates
1/2 pimento verde
2 dentes de alho
200 gr polpa tomate
50 gr mel
4 colheres sopa molho inglês
2 colheres sopa óleo
1 pitada de cominhos
sal e pimenta a gosto
1500 gr água


Pesar o arroz no cesto e passá-lo por água para retirar o amido.
Cortar a carne em cubos regulares (cerca de 3 cm de lado), os tomates em quartos e o pimento em 8 pedaços iguais e reservar.
Descascar os alhos e colocá-los com os restantes ingredientes no copo, programar 10 seg/vel 5. Juntar a carne e  programar 1min/ colher inversa/vel. 2. Deitar o conteúdo do copo numa saladeira.
Deitar a água no copo e programar 5 min/100º/vel. 1.
Enquanto a água aquece, mete-se um papel vegetal na Varoma, fazem-se as espetadas intercalando carne, tomate e pimentos, colocam-se na Varoma e deita-se a marinada por cima.
Quando a água já estiver a ferver, abre-se o copo, coloca-se o cesto com o arroz, fecha-se e coloca-se a Varoma em cima, programa-se 25 min/Varoma/vel. 1.
Pessoalmente, achei que 25 minutos é pouco para a carne e muito para o arroz, portanto, a melhor opção será programar os 25 minutos, sem colocar o cesto com o arroz, findo esse tempo, abrir, colocar o cesto e programar mais 10 a 15 min para terminar a carne e cozer o arroz.
Serve-se muito quente!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Doce de Abóbora

Este doce foi feito meio «a olho», não pesei a abóbora (usei metade da abóbora da foto), mas devia ter seguramente mais de 5 Kg!


Usei 1 Kg de açucar branco e cerca de 1 Kg de uma mistura de açucar amarelo e mascavado. Juntei uma casquinha de laranja e uma de limão.


Tudo dentro de um tacho enorme, a ferver durante horas esquecidas. Quase no final passei com a varinha mágica. Depois foi deitar nos frascos, deixar arrefecer e hummmmmmmm...


Em 3 dos frasquinhos mais pequenos juntei canela em pó e mexi bem.

Calamares com arroz de bacon e cogumelos e salada

1 embalagem de calamares pré-cozinhados
Arroz qb (neste quase para 4 pessoas)
1 embalagem de bacon cortado aos cubos
1 lata pequena de cogumelos laminados
Alface e tomate cherry


Os calamares estiveram cerca de meia hora na actifry. Enquanto isso deita-se o bacon num tacho e deixa-se fritar na própria gordura, eu juntei um pouco de alho em pó e cebola picada, depois de obacon começar a ganhar cor, juntam-se os cogumelos e o arroz. Deixa-se fritar ligeiramente e acrescenta-se a água, no dobro da quantidade do arroz. Depois de 10 minutos de fervura rectificam-se os temperos e apaga-se o lume.
Para a salada, cortam-se os tomates cherry em quartos e a alface em juliana, tempera-se com sal, azeite, vinagre e umas folhinhas de oregãos.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Bolo de iogurte marmoreado

2 iogurtes
4 ovos
3 copos do iogurte de açucar
3 copos do iogurte de farinha
1/2 copo do iogurte de óleo
100 gr chocolate

Numa taça  batem-se os ovos com o açucar, vai-se juntando a farinha peneirada e à medida que se vai tornando mais dificil de bater, vai-se juntando o iogurte e o óleo.
Divide-se a massa em duas partes
Derrete-se o chocolate no micro-ondas (eu usei metade chocolate amargo e metade chocolate branco) e junta-se a uma das partes da massa.

Unta-se uma forma e vão-se deitando as massas branca e castanha intercaladas de modo a criar uma mescla de cores.
Vai ao forno durante cerca de meia hora.

Como às vezes invento um bocado, adaptei a receita do bolo de iogurte e o resultado foi este!

Bacalhau no forno

O marido de vez em quando gosta de brincar aos cozinhados... e eu acho que só lhe faz bem!!! E a mim também ... eheheh

Ingredientes:
4 postas de bacalhau demolhadas
1 L leite
1 Kg batatas
Sal e pimenta qb
2 cebolas
5 dentes de alho
1,5 dl azeite
1/2 pimento encarnado
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
1 raminho de salsa
1 colher sopa vinagre
Escalda-se o bacalhau no leite durante 5 minutos e reserva-se no caldo.Cozem-se das batatas com a pele em água temperada com sal, durante meia hora.
Refogam-se as cebolas cortadas às rodelas finas e os alhos picados no azeite e acrescentam-se os pimentos cortados às tiras, tempera-se com sal e pimenta e reserva-se.
Cortam-se as batatas às rodelas e colocam-se no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Por cima colocam-se as postas de bacalhau e o refogado.
Leva-se ao forno durante 30 minutos a 180º.
Retira-se do forno, polvilha-se com salsa picada, salpica-se com o vinagre e serve-se de imediato.

Costeletas fritas

Temperam-se 4 costeletas de porco com sal, alho, louro e regam-se com um fio de vinagre.
Numa frigideira coloca-se um pouco de banha e azeite. Fritam-se as costeletas até estarem bem douradinhas de ambos os lados. No final junta-se o 'sumo' do tempero e deixa-se apurar um pouco.
Para acompanhar fiz trigo com macedónia de legumes:
Num tacho deita-se um fio de azeite, quando estiver bem quente deita-se a quantidade desejada de trigo e deixa-se fritar ligeiramente (mesmo procedimento do arroz frito), junta-se água quente no dobro da quantidade de trigo, quando já estiver a ferver à cerca de 5 minutos (mais ou menos metade do tempo total necessário), junta-se uma lata pequena de macedónia de legumes cozidos, mexe-se, verificam-se os temperos e deixa-se o trigo 'enxugar'. Depois de a água ser totalmente absorvida, desliga-se o lume e está pronto a servir!

Arroz doce à antiga

250 gr arroz carolino
250 gr açucar
1250 gr leite
4 gemas
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
Canela em pó, para decorar.

Coloca-se a borboleta nas lâminas (eu esqueci-me... lol), deita-se o leite, o arroz, a casca de limão e a pitada de sal. Programa-se 25 min/100º/vel. colher inversa. 10 minutos antes de terminar o tempo, junta-se o açucar pela abertura superior.
Entretanto, deitam-se as gemas numa tigela e junta-se um pouco da mistura contida no copo, mexendo bem até que as gemas aqueçam.
Programa-se 1 min/90º/vel. colher inversa, juntam-se as gemas e deixa-se terminar o tempo.
Verte-se para uma travessa (rejeita-se o pau de canela e a casca de limão), deixa-se arrefecer e decora-se com canela em pó.
A receita original está na Teleculinária Especial Robot de Dezembro 2009.

A opinião geral dos habitantes cá de casa é de que esta receita de arroz doce é muito melhor que a do livro base. Está aprovadíssima!!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Doce de Maçã

1 kg de maçãs
250 gr açúcar branco
250 gr açucar amarelo
1 pau de canela

Descascam-se as maçãs.
Metem-se duas ou três (se forem muito grandes, só uma) cortadas em quartos no copo juntamente com os açúcares (eu juntei também o pau de canela que ficou em pedacinhos pequenos) e tritura-se 15 seg/vel. 5.
Cortam-se as restantes maças em pedaços pequenos e deitam-se no copo. Programa-se 30min/temp. Varoma/vel. colher inversa.
Acabado este tempo, programa-se mais 10 minutos na mesma temperatura e velocidade, mas tira-se o copinho e coloca-se o cesto para evitar salpicos.
Deita-se o doce bem quente em frascos esterelizados e metem-se os frascos tapados de cabeça para baixo até arrefecerem.

Um frango quase maricas

1 frango do campo cortado em pedaços
2 caldos Knorr tempero da horta (alho, pimentão e louro)
1 limão
1 laranja
Pimenta moida na hora
Vinho tinto

Num tabuleiro que vá ao forno mete-se o frango. "Esmigalham-se" os caldos knorr e deitam-se por cima da carne. Cortam-se o limão e a laranja às rodelas e dispõe-se no tabuleiro, coloca-se pimenta a gosto e rega-se com vinho tinto.
Vai ao forno para assar o frango.

Acompanhamos com uma salada de alface, tomates cherry cortados ao meio e bolinhas de mozzarela cortadas em quartos, temperada com sal, pimenta, azeite, vinagre e umas folhinhas de oregãos.

Doce de Pêra

2,5 kg pêras (de qualquer tipo)
750 gr açúcar branco
250 gr açúcar amarelo
1/4 vagem de baunilha (opcional)

Descascam-se as pêras e cortam-se em pedacinhos pequeninos (mais pequenos do que para salada de fruta).
Num tacho deitam-se todos os ingredientes com um pouquinho de água.
Deixa-se ferver durante 2 horas ou mais tempo, até atingir o ponto de estrada ou até estar com a consistência desejada. A vagem de baunilha pode ser retirada a meio do tempo ou ser deixada até ao final.
Deita-se o doce ainda bem quente nos frascos esterelizados, tapam-se e deixam-se de cabeça para baixo até arrefecer (isto vai criar vácuo e fazer com o doce se conserve durante mais tempo).

Arroz de pato à minha moda

Cozem-se as pernas de pato (uma por pessoa) durante cerca de meia hora, com um dente de alho e uma cebola pequena e uma folha de louro.No fundo do tabuleiro coloca-se o arroz cru, em quantidade suficiente para o numero de pessoas a que se destina a refeição, por cima metem-se as pernas de pato e as rodelas de chouriço e deita-se a água da cozedura do pato (mais ou menos duas vezes a medida de arroz).
Vai a forno quente o tempo suficiente para cozer o arroz e tostar as pernas de pato.


O arroz fica soltinho e com um gostinho fantástico!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Bolo Prestígio

Vi esta receita e não resisti... achei (e tinha razão!) que devia ser muito bom!!!!

Para a massa:
1 chávena (chá) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de açúcar
2 col. (sopa) de cacau em pó
2 col. (sopa) de chocolate em pó
1 col. (chá) de fermento em pó
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
1/4 de chávena. (chá) de azeite ou óleo
1/4 de chávena (chá) de natas
1/4 de chávena (chá) de leite

Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e misture-os bem. Junte o azeite ou óleo e misture. Junte os ovos e misture bem. Depois em seguida as natas e o leite, sempre misturando. Coloque numa forma untada. Leve ao forno em 180º, pré-aquecido, por 30/40 minutos, retire do forno e reserve sobre uma grade.

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
1 col. (sopa) de manteiga sem sal

Juntam-se todos os ingredientes num tacho e leva-se o fogo médio até ferver, mexendo sempre. Retira-se do lume e reserva-se.

Desenforma-se o bolo e corta-se ao meio, fazendo dois discos. Coloca-se um na forma onde se cozeu o bolo, pode molhar-se, se quiser. Eu salpiquei com um pouco de leite. Sobre o 1º disco, na forma, coloca-se o recheio. Cobre-se com o outro disco, molha-se (caso tenha molhado o primeiro, também). Tapa-se com papel alumínio e leva-se ao frigorífico por umas duas horas (deixei de um dia para o outro). Desenforma-se e prepara-se a cobertura.



Para a cobertura (esta cobertura não é muito doce, tem um travo amarguinho, mas casa muito bem no bolo que tem um recheio bastante doce):
1 col. (sopa) de cacau em pó
3 col. (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha (200ml) de creme de leite

Juntam-se todos os ingredientes numa tigela própria para microondas. Mistura-se bem incorporando todos eles. Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Retira-se e mexe-se bem. Deixa-se arrefecer e cobre-se o bolo.

Biscoitos de Limão

Ingredientes:
125 g de açucar
200 g de manteiga
1 Ovo
uma pitada de sal
1 limão (raspa)
3 colher (de sopa) de sumo de limão
300 g de farinha
1 c.de chá de fermento
Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga. Misture bem o açúcar com a manteiga e acrescente o ovo, o sal, a raspa e o sumo do limão.
Por último envolva a farinha e o fermento.
Mexa bem e coloque a massa num saco de pasteleiro, munido de boquilha frisada. Prepare pequenos bolinhos no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.Retire, deixe arrefecer e sirva.

Acima está a receita original, que eu adaptei à Bimby e fiz assim:
No copo coloquei o açucar e a casca de limão que pulverizei 10 seg/vel 6, juntei a manteiga (usei apenas 100 gr) e misturei durante cerca de 15 seg/vel 4, acrescentei o ovo, o sal, e o sumo de limão, mesmo tempo e velocidade. Finalmente juntei a farinha e o fermento, envolvi no preparado, 15 seg/vel. 4, mexendo com a espátula para a farinha ficar bem misturada. Depois programei 3 min/vel. espiga.
Usei o dispara-biscoitos, trocando a forma de saida da massa de cada vez que o voltava a encher. Disparei os biscoitos sobre um tapete de silicone e sobre papel vegetal.
Foram ao forno durante cerca de 15 minutos e ficaram DELICIOSOS!!!

Dobrada com feijão branco

1,5 Kg dobrada
1 Kg feijão branco seco (pode ser usado feijão cozido e em conserva)
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
Vinho branco
Água
Sal e pimenta qb
Malagueta (opcional e a gosto)

Lava-se muito bem a dobrada em várias águas, põe-se de molho com sumo de limão e um limão cortado em pedaços, durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo esfrega-se novamente com a água e os pedaços de limão. Mete-se na panela de pressão, com bastante água temperada com sal. Deixa-se cozer durante entre uma hora e meia e duas horas.
Escorrer-se a dobrada, depois de cozida e reserva-se.
Num tacho bem grande faz-se um refogado com o azeite a cebola, os alhos e a cenoura cortada em rodelas.
Quando a cebola estiver transparente, junta-se o feijão seco bem lavado (não é preciso demolhar e cozer antes, apesar de isso encurtar em muito o tempo de confecção deste prato), a dobrada, o sal, a pimenta (a malagueta), o vinho branco e a água, mais ou menos em partes iguais, até cobrir o conteúdo do tacho.
Deixa-se cozinhar durante cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando para evitar que oegue ao fundo do tacho. Sempre que necessário deve juntar-se mais água ao preparado.
Quando o feijão estiver bem cozido e apurado, verifica-se a 'consistência' do molho, se necessário, retira-se uma pequena quantidade de feijão que se reduz a puré e se volta a colocar no tacho (repete-se esta operação até o molho estar suficientemente espesso.
Rectificam-se os temperos e serve-se acompanhada com arroz branco.

Broas de mel e erva doce


Ingredientes:
1 Limão e 1 Laranja
400 gr. de Farinha de Trigo
100 gr. de Farinha de Milho
200 gr. de Açúcar
2 colheres (de sopa) de Erva Doce em Pó
1 colher (de sopa) de Canela em Pó
1 cubo (20 gr. ) de Fermento de Padeiro Fresco
Nozes, Amêndoas e Cranberries (ou outros frutos secos à escolha)
2 colheres (de sopa) de Mel
2 Ovos
200 gr. de Leite
40 gr. de Margarina
1 Ovo batido para pincelar
Açúcar Baunilhado para polvilhar

Preparação:
No copo da Bimby coloca-se a casca do limão e a casca da laranja.
Pulveriza-se 15 seg., vel. 5-7-10.
Adiciona-se a farinha de trigo e a farinha de milho.
Programa-se 30 seg., vel. 6, para misturar bem.
Junta-se o açúcar, a canela, a erva doce, os frutos secos e o fermento esfarelado com a mão.
Mistura-se 15 seg., vel. 4.
Adicionam-se os ovos, o mel, a margarina e o leite.
Mistura-se 10 seg., vel. 5.
Depois 2 min., vel. espiga.
Se achar a massa muito seca adiciona-se um pouco mais de leite.
Se achar muito mole junta-se mais farinha
Coloca-se num recipiente untado com azeite para levedar.
Tapa-se com um pano e depois com uma mantinha quente e deixa-se duplicar de volume durante 30 minutos.
Depois de levedada enfarinham-se as mãos e moldam-se broas com o tamanho a gosto, que se colocam num tabuleiro por cima do tapete de silicone (ou de papel vegetal).
Pincelam-se com ovo batido.
Com uma tesoura cortam-se em forma de cruz, puxando a massa para cima.
No topo de cada uma coloca-se um pouco de açúcar baunilhado e uma amêndoa ou noz.
Leva-se a forno pré-aquecido a 210º até dourarem e ficarem cozidas ( mais ou menos15 minutos).
Deixam-se arrefecer um pouco, descolam-se e colocam-se num cestinho até arrefecerem completamente.
Depois de frias podem congelar-se (se sobrar alguma, claro...).


Bifinhos com cogumelos

4 bifes de peru (ou outros a gosto)
6 cogumelos frescos
1 pacote de natas
manteiga e um pouco de azeite para fritar

Numa frigideira coloca-se a manteiga e o azeite, quando estiverem bem quentes metem-se os bifes as fritar. Quando estiverem dourados de ambos os lados, retiram-se e reservam-se. Na gordura deitam-se os cogumelos, depois de bem lavados e laminados. Deixa-se cozinhar os cogumelos e juntam-se as natas. Quando o molho começar a engrossar, juntam-se novamente os bifes, para serem envolvidos e tomarem o gosto do molho.
Para ficar menos enjoativo, junte sumo de meio limão, ao mesmo tempo que colocar as natas na frigideira.
Acompanha bem com massa, arroz ou batata frita. (neste caso servi com tagliatelle fresca cozida em água e sal).

domingo, 13 de dezembro de 2009

Entrecosto assado no forno

  
4 pedaços de entrecosto com ossos, temperados com sal, pimenta moida na hora, colorau, louro, sumo de limão e rodelas de laranja e limão.

Rega-se com um pouco de azeite, junta-se vinho branco e por cima põe-se umas nozinhas de manteiga ou margarina.
Vai ao forno a 180º durante mais ou menos uma hora.
Quando estiver quase assado juntam-se batatas q.b cortadas em cubos e uma cebola cortada em gomos.
Retira-se do forno e... hummmm

domingo, 6 de dezembro de 2009

Empadão

Sobras de carnes de cozido à portuguesa, picadas e refogadas com cebola, alho e tomate.
Arroz cozido com água e um caldo de legumes. (pode optar-se por fazer com puré de batata)

Unta-se um tabuleiro, deita-se metade do arroz, por cima a carne e finalmente uma ultima camada de arroz, pincela-se com gema de ovo e vai ao forno para alourar.
Acompanhar com uma salada verde.