Cozem-se as pernas de pato (uma por pessoa) durante cerca de meia hora, com um dente de alho e uma cebola pequena e uma folha de louro.No fundo do tabuleiro coloca-se o arroz cru, em quantidade suficiente para o numero de pessoas a que se destina a refeição, por cima metem-se as pernas de pato e as rodelas de chouriço e deita-se a água da cozedura do pato (mais ou menos duas vezes a medida de arroz).
Vai a forno quente o tempo suficiente para cozer o arroz e tostar as pernas de pato.
O arroz fica soltinho e com um gostinho fantástico!
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
domingo, 17 de janeiro de 2010
Bolo Prestígio
Vi esta receita e não resisti... achei (e tinha razão!) que devia ser muito bom!!!!
Para a massa:
1 chávena (chá) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de açúcar
2 col. (sopa) de cacau em pó
2 col. (sopa) de chocolate em pó
1 col. (chá) de fermento em pó
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
1/4 de chávena. (chá) de azeite ou óleo
1/4 de chávena (chá) de natas
1/4 de chávena (chá) de leite
Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e misture-os bem. Junte o azeite ou óleo e misture. Junte os ovos e misture bem. Depois em seguida as natas e o leite, sempre misturando. Coloque numa forma untada. Leve ao forno em 180º, pré-aquecido, por 30/40 minutos, retire do forno e reserve sobre uma grade.
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
1 col. (sopa) de manteiga sem sal
Juntam-se todos os ingredientes num tacho e leva-se o fogo médio até ferver, mexendo sempre. Retira-se do lume e reserva-se.
Desenforma-se o bolo e corta-se ao meio, fazendo dois discos. Coloca-se um na forma onde se cozeu o bolo, pode molhar-se, se quiser. Eu salpiquei com um pouco de leite. Sobre o 1º disco, na forma, coloca-se o recheio. Cobre-se com o outro disco, molha-se (caso tenha molhado o primeiro, também). Tapa-se com papel alumínio e leva-se ao frigorífico por umas duas horas (deixei de um dia para o outro). Desenforma-se e prepara-se a cobertura.
Para a cobertura (esta cobertura não é muito doce, tem um travo amarguinho, mas casa muito bem no bolo que tem um recheio bastante doce):
1 col. (sopa) de cacau em pó
3 col. (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha (200ml) de creme de leite
Juntam-se todos os ingredientes numa tigela própria para microondas. Mistura-se bem incorporando todos eles. Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Retira-se e mexe-se bem. Deixa-se arrefecer e cobre-se o bolo.
Para a massa:
1 chávena (chá) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de açúcar
2 col. (sopa) de cacau em pó
2 col. (sopa) de chocolate em pó
1 col. (chá) de fermento em pó
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
1/4 de chávena. (chá) de azeite ou óleo
1/4 de chávena (chá) de natas
1/4 de chávena (chá) de leite
Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e misture-os bem. Junte o azeite ou óleo e misture. Junte os ovos e misture bem. Depois em seguida as natas e o leite, sempre misturando. Coloque numa forma untada. Leve ao forno em 180º, pré-aquecido, por 30/40 minutos, retire do forno e reserve sobre uma grade.
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
1 col. (sopa) de manteiga sem sal
Juntam-se todos os ingredientes num tacho e leva-se o fogo médio até ferver, mexendo sempre. Retira-se do lume e reserva-se.
Desenforma-se o bolo e corta-se ao meio, fazendo dois discos. Coloca-se um na forma onde se cozeu o bolo, pode molhar-se, se quiser. Eu salpiquei com um pouco de leite. Sobre o 1º disco, na forma, coloca-se o recheio. Cobre-se com o outro disco, molha-se (caso tenha molhado o primeiro, também). Tapa-se com papel alumínio e leva-se ao frigorífico por umas duas horas (deixei de um dia para o outro). Desenforma-se e prepara-se a cobertura.
Para a cobertura (esta cobertura não é muito doce, tem um travo amarguinho, mas casa muito bem no bolo que tem um recheio bastante doce):
1 col. (sopa) de cacau em pó
3 col. (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha (200ml) de creme de leite
Juntam-se todos os ingredientes numa tigela própria para microondas. Mistura-se bem incorporando todos eles. Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Retira-se e mexe-se bem. Deixa-se arrefecer e cobre-se o bolo.
Biscoitos de Limão
Ingredientes:
125 g de açucar
200 g de manteiga
1 Ovo
uma pitada de sal
1 limão (raspa)
3 colher (de sopa) de sumo de limão
300 g de farinha
1 c.de chá de fermento
Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga. Misture bem o açúcar com a manteiga e acrescente o ovo, o sal, a raspa e o sumo do limão.
Por último envolva a farinha e o fermento.
Mexa bem e coloque a massa num saco de pasteleiro, munido de boquilha frisada. Prepare pequenos bolinhos no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.Retire, deixe arrefecer e sirva.
Acima está a receita original, que eu adaptei à Bimby e fiz assim:
No copo coloquei o açucar e a casca de limão que pulverizei 10 seg/vel 6, juntei a manteiga (usei apenas 100 gr) e misturei durante cerca de 15 seg/vel 4, acrescentei o ovo, o sal, e o sumo de limão, mesmo tempo e velocidade. Finalmente juntei a farinha e o fermento, envolvi no preparado, 15 seg/vel. 4, mexendo com a espátula para a farinha ficar bem misturada. Depois programei 3 min/vel. espiga.
Usei o dispara-biscoitos, trocando a forma de saida da massa de cada vez que o voltava a encher. Disparei os biscoitos sobre um tapete de silicone e sobre papel vegetal.
Foram ao forno durante cerca de 15 minutos e ficaram DELICIOSOS!!!
125 g de açucar
200 g de manteiga
1 Ovo
uma pitada de sal
1 limão (raspa)
3 colher (de sopa) de sumo de limão
300 g de farinha
1 c.de chá de fermento
Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga. Misture bem o açúcar com a manteiga e acrescente o ovo, o sal, a raspa e o sumo do limão.
Por último envolva a farinha e o fermento.
Mexa bem e coloque a massa num saco de pasteleiro, munido de boquilha frisada. Prepare pequenos bolinhos no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.Retire, deixe arrefecer e sirva.
Acima está a receita original, que eu adaptei à Bimby e fiz assim:
No copo coloquei o açucar e a casca de limão que pulverizei 10 seg/vel 6, juntei a manteiga (usei apenas 100 gr) e misturei durante cerca de 15 seg/vel 4, acrescentei o ovo, o sal, e o sumo de limão, mesmo tempo e velocidade. Finalmente juntei a farinha e o fermento, envolvi no preparado, 15 seg/vel. 4, mexendo com a espátula para a farinha ficar bem misturada. Depois programei 3 min/vel. espiga.
Usei o dispara-biscoitos, trocando a forma de saida da massa de cada vez que o voltava a encher. Disparei os biscoitos sobre um tapete de silicone e sobre papel vegetal.
Foram ao forno durante cerca de 15 minutos e ficaram DELICIOSOS!!!
Etiquetas:
Bimby,
Biscoitos e Bolachas,
Cozinha Tradicional,
Dispara-biscoitos
Dobrada com feijão branco
1,5 Kg dobrada
1 Kg feijão branco seco (pode ser usado feijão cozido e em conserva)
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
Vinho branco
Água
Sal e pimenta qb
Malagueta (opcional e a gosto)
Lava-se muito bem a dobrada em várias águas, põe-se de molho com sumo de limão e um limão cortado em pedaços, durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo esfrega-se novamente com a água e os pedaços de limão. Mete-se na panela de pressão, com bastante água temperada com sal. Deixa-se cozer durante entre uma hora e meia e duas horas.
Escorrer-se a dobrada, depois de cozida e reserva-se.
Num tacho bem grande faz-se um refogado com o azeite a cebola, os alhos e a cenoura cortada em rodelas.
Quando a cebola estiver transparente, junta-se o feijão seco bem lavado (não é preciso demolhar e cozer antes, apesar de isso encurtar em muito o tempo de confecção deste prato), a dobrada, o sal, a pimenta (a malagueta), o vinho branco e a água, mais ou menos em partes iguais, até cobrir o conteúdo do tacho.
Deixa-se cozinhar durante cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando para evitar que oegue ao fundo do tacho. Sempre que necessário deve juntar-se mais água ao preparado.
Quando o feijão estiver bem cozido e apurado, verifica-se a 'consistência' do molho, se necessário, retira-se uma pequena quantidade de feijão que se reduz a puré e se volta a colocar no tacho (repete-se esta operação até o molho estar suficientemente espesso.
Rectificam-se os temperos e serve-se acompanhada com arroz branco.
1 Kg feijão branco seco (pode ser usado feijão cozido e em conserva)
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
Vinho branco
Água
Sal e pimenta qb
Malagueta (opcional e a gosto)
Lava-se muito bem a dobrada em várias águas, põe-se de molho com sumo de limão e um limão cortado em pedaços, durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo esfrega-se novamente com a água e os pedaços de limão. Mete-se na panela de pressão, com bastante água temperada com sal. Deixa-se cozer durante entre uma hora e meia e duas horas.
Escorrer-se a dobrada, depois de cozida e reserva-se.
Num tacho bem grande faz-se um refogado com o azeite a cebola, os alhos e a cenoura cortada em rodelas.
Quando a cebola estiver transparente, junta-se o feijão seco bem lavado (não é preciso demolhar e cozer antes, apesar de isso encurtar em muito o tempo de confecção deste prato), a dobrada, o sal, a pimenta (a malagueta), o vinho branco e a água, mais ou menos em partes iguais, até cobrir o conteúdo do tacho.
Deixa-se cozinhar durante cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando para evitar que oegue ao fundo do tacho. Sempre que necessário deve juntar-se mais água ao preparado.
Quando o feijão estiver bem cozido e apurado, verifica-se a 'consistência' do molho, se necessário, retira-se uma pequena quantidade de feijão que se reduz a puré e se volta a colocar no tacho (repete-se esta operação até o molho estar suficientemente espesso.
Rectificam-se os temperos e serve-se acompanhada com arroz branco.
Broas de mel e erva doce
Ingredientes:
1 Limão e 1 Laranja
400 gr. de Farinha de Trigo
100 gr. de Farinha de Milho
1 Limão e 1 Laranja
400 gr. de Farinha de Trigo
100 gr. de Farinha de Milho
200 gr. de Açúcar
2 colheres (de sopa) de Erva Doce em Pó
1 colher (de sopa) de Canela em Pó
1 cubo (20 gr. ) de Fermento de Padeiro Fresco
Nozes, Amêndoas e Cranberries (ou outros frutos secos à escolha)
2 colheres (de sopa) de Mel
2 Ovos
200 gr. de Leite
40 gr. de Margarina
1 Ovo batido para pincelar
Açúcar Baunilhado para polvilhar
2 colheres (de sopa) de Erva Doce em Pó
1 colher (de sopa) de Canela em Pó
1 cubo (20 gr. ) de Fermento de Padeiro Fresco
Nozes, Amêndoas e Cranberries (ou outros frutos secos à escolha)
2 colheres (de sopa) de Mel
2 Ovos
200 gr. de Leite
40 gr. de Margarina
1 Ovo batido para pincelar
Açúcar Baunilhado para polvilhar
Preparação:
No copo da Bimby coloca-se a casca do limão e a casca da laranja.
Pulveriza-se 15 seg., vel. 5-7-10.
No copo da Bimby coloca-se a casca do limão e a casca da laranja.
Pulveriza-se 15 seg., vel. 5-7-10.
Adiciona-se a farinha de trigo e a farinha de milho.
Programa-se 30 seg., vel. 6, para misturar bem.
Junta-se o açúcar, a canela, a erva doce, os frutos secos e o fermento esfarelado com a mão.Programa-se 30 seg., vel. 6, para misturar bem.
Mistura-se 15 seg., vel. 4.
Adicionam-se os ovos, o mel, a margarina e o leite.
Adicionam-se os ovos, o mel, a margarina e o leite.
Mistura-se 10 seg., vel. 5.
Depois 2 min., vel. espiga.
Se achar a massa muito seca adiciona-se um pouco mais de leite.
Se achar muito mole junta-se mais farinha
Coloca-se num recipiente untado com azeite para levedar.
Tapa-se com um pano e depois com uma mantinha quente e deixa-se duplicar de volume durante 30 minutos.
Depois de levedada enfarinham-se as mãos e moldam-se broas com o tamanho a gosto, que se colocam num tabuleiro por cima do tapete de silicone (ou de papel vegetal).
Pincelam-se com ovo batido.
Com uma tesoura cortam-se em forma de cruz, puxando a massa para cima.
No topo de cada uma coloca-se um pouco de açúcar baunilhado e uma amêndoa ou noz.
Depois 2 min., vel. espiga.
Se achar a massa muito seca adiciona-se um pouco mais de leite.
Se achar muito mole junta-se mais farinha
Coloca-se num recipiente untado com azeite para levedar.
Tapa-se com um pano e depois com uma mantinha quente e deixa-se duplicar de volume durante 30 minutos.
Depois de levedada enfarinham-se as mãos e moldam-se broas com o tamanho a gosto, que se colocam num tabuleiro por cima do tapete de silicone (ou de papel vegetal).
Pincelam-se com ovo batido.
Com uma tesoura cortam-se em forma de cruz, puxando a massa para cima.
No topo de cada uma coloca-se um pouco de açúcar baunilhado e uma amêndoa ou noz.
Leva-se a forno pré-aquecido a 210º até dourarem e ficarem cozidas ( mais ou menos15 minutos).
Deixam-se arrefecer um pouco, descolam-se e colocam-se num cestinho até arrefecerem completamente.
Depois de frias podem congelar-se (se sobrar alguma, claro...).
Depois de frias podem congelar-se (se sobrar alguma, claro...).
Bifinhos com cogumelos
4 bifes de peru (ou outros a gosto)
6 cogumelos frescos
1 pacote de natas
manteiga e um pouco de azeite para fritar
Numa frigideira coloca-se a manteiga e o azeite, quando estiverem bem quentes metem-se os bifes as fritar. Quando estiverem dourados de ambos os lados, retiram-se e reservam-se. Na gordura deitam-se os cogumelos, depois de bem lavados e laminados. Deixa-se cozinhar os cogumelos e juntam-se as natas. Quando o molho começar a engrossar, juntam-se novamente os bifes, para serem envolvidos e tomarem o gosto do molho.
Para ficar menos enjoativo, junte sumo de meio limão, ao mesmo tempo que colocar as natas na frigideira.
Acompanha bem com massa, arroz ou batata frita. (neste caso servi com tagliatelle fresca cozida em água e sal).
6 cogumelos frescos
1 pacote de natas
manteiga e um pouco de azeite para fritar
Numa frigideira coloca-se a manteiga e o azeite, quando estiverem bem quentes metem-se os bifes as fritar. Quando estiverem dourados de ambos os lados, retiram-se e reservam-se. Na gordura deitam-se os cogumelos, depois de bem lavados e laminados. Deixa-se cozinhar os cogumelos e juntam-se as natas. Quando o molho começar a engrossar, juntam-se novamente os bifes, para serem envolvidos e tomarem o gosto do molho.
Para ficar menos enjoativo, junte sumo de meio limão, ao mesmo tempo que colocar as natas na frigideira.
Acompanha bem com massa, arroz ou batata frita. (neste caso servi com tagliatelle fresca cozida em água e sal).
Etiquetas:
Bifes,
Cogumelos,
Cozinha Tradicional,
Peru
domingo, 13 de dezembro de 2009
Entrecosto assado no forno
4 pedaços de entrecosto com ossos, temperados com sal, pimenta moida na hora, colorau, louro, sumo de limão e rodelas de laranja e limão.
Rega-se com um pouco de azeite, junta-se vinho branco e por cima põe-se umas nozinhas de manteiga ou margarina.
Vai ao forno a 180º durante mais ou menos uma hora.
Quando estiver quase assado juntam-se batatas q.b cortadas em cubos e uma cebola cortada em gomos.Retira-se do forno e... hummmm
Etiquetas:
Carne,
Cozinha Tradicional,
Porco
domingo, 6 de dezembro de 2009
Empadão
Sobras de carnes de cozido à portuguesa, picadas e refogadas com cebola, alho e tomate.
Arroz cozido com água e um caldo de legumes. (pode optar-se por fazer com puré de batata)
Unta-se um tabuleiro, deita-se metade do arroz, por cima a carne e finalmente uma ultima camada de arroz, pincela-se com gema de ovo e vai ao forno para alourar.
Acompanhar com uma salada verde.
Arroz cozido com água e um caldo de legumes. (pode optar-se por fazer com puré de batata)
Unta-se um tabuleiro, deita-se metade do arroz, por cima a carne e finalmente uma ultima camada de arroz, pincela-se com gema de ovo e vai ao forno para alourar.
Acompanhar com uma salada verde.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Açorda Alentejana de Bacalhau
Ingredientes:
Num recipiente alto, coloque os coentros previamente lavados e escolhidos, os dentes de alho, o sal e o azeite. Com a varinha mágica triture muito bem todos os ingredientes até ficarem em papa.
Ponha água ao lume a ferver com um fiozinho de azeite, e coza o bacalhau durante mais ou menos 5 minutos.
Ponha ao lume uma caçarola com água e um pouco de vinagre. Quando a água estiver a ferver escalfe os ovos que irá utilizar na açorda. Logo que os ovos estejam no ponto, retire-os e coloque-os num recipiente com água fria, afim de parar a cozedura.
Coloque a papa dos coentros dentro de uma terrina, verta a água onde cozeu o bacalhau que deverá estar a ferver (se não quiser poderá juntar apenas água fervida, ou a água onde escalfou os ovos).
Rectifique de sal, introduza o pão alentejano cortado muito fininho, os ovos e o bacalhau.
- 4 dl azeite
- Vinagre e sal q.b.
- 4 lombos de bacalhau
- 400 gr de pão alentejano
- 4 ovos
- 2 litros de água
- 6 dentes de alho
- 1 molho de coentros

Preparação:
Num recipiente alto, coloque os coentros previamente lavados e escolhidos, os dentes de alho, o sal e o azeite. Com a varinha mágica triture muito bem todos os ingredientes até ficarem em papa.Ponha água ao lume a ferver com um fiozinho de azeite, e coza o bacalhau durante mais ou menos 5 minutos.
Ponha ao lume uma caçarola com água e um pouco de vinagre. Quando a água estiver a ferver escalfe os ovos que irá utilizar na açorda. Logo que os ovos estejam no ponto, retire-os e coloque-os num recipiente com água fria, afim de parar a cozedura.
Coloque a papa dos coentros dentro de uma terrina, verta a água onde cozeu o bacalhau que deverá estar a ferver (se não quiser poderá juntar apenas água fervida, ou a água onde escalfou os ovos).
Rectifique de sal, introduza o pão alentejano cortado muito fininho, os ovos e o bacalhau.
A receita não é 'minha' e a foto também não... são daqui.
Etiquetas:
Bacalhau,
Cozinha Tradicional
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Douradas assadas no forno
Temperam-se as douradas com uma pasta feita com:
Sal e pimenta a gosto
colorau
alho picado (ou às rodelas)
um pouco de polpa de tomate
azeite
vinho branco
Dispõem-se as douradas num tabuleiro de ir ao forno, corta-se uma cebola em meias luas e meio pimento vermelho às tiras.
Mete-se no forno durante 30 minutos, no fim deste tempo juntam-se batatas cortadas em quartos a volta a ir ao forno mais uns 30 minutos.
Bon Appétit!
Sal e pimenta a gosto
colorau
alho picado (ou às rodelas)
um pouco de polpa de tomate
azeite
vinho branco
Dispõem-se as douradas num tabuleiro de ir ao forno, corta-se uma cebola em meias luas e meio pimento vermelho às tiras.
Mete-se no forno durante 30 minutos, no fim deste tempo juntam-se batatas cortadas em quartos a volta a ir ao forno mais uns 30 minutos.
Bon Appétit!
Codornizes na Actifry
6 codornizes
4 dentes alho
louro a gosto
sal e pimenta qb
Temperam-se as codornizes com sal, pimenta, o louro e o alho cortados em rodelas, regam-se com um fiozinho de azeite e com um pouco de vinho branco e programa-se a Actifry para 30 minutos de funcionamento, vai-se verificando se é necessário virá-las durante o tempo de preparação.
E como estava cheia de fome, esqueci-me de tirar fotos depois de prontas... dahhhh!
4 dentes alho
louro a gosto
sal e pimenta qb
Temperam-se as codornizes com sal, pimenta, o louro e o alho cortados em rodelas, regam-se com um fiozinho de azeite e com um pouco de vinho branco e programa-se a Actifry para 30 minutos de funcionamento, vai-se verificando se é necessário virá-las durante o tempo de preparação.
Broas de Mel e Erva Doce
125 gr. de Miolo de Noz
125 gr. de Mel
125 gr. de Açúcar
250 gr. de Água
125 gr. de Azeite
1 colher (de sopa) de Canela
1 colher (de chá) de Erva Doce
1 pitada de Cravinho Moído (não usei)
250 gr. de Farinha de Trigo
250 gr. de Farinha de Milho
Coloque no copo a noz e pique 15 seg., vel. 7.
Reserve.
Sem lavar o copo, junte a água, o azeite, o açúcar e o mel.
Programe 8 min., vel. 1, temp. 100º.
Junte os restantes ingredientes, excepto as farinhas, e programe 1 min., vel. 3.
Adicione por fim as farinhas, programe 5 min., temp. 100º, vel. 5.
Convém envolver bem com a espátula porque o copo fica bastante cheio.
Retire para uma taça e deixe arrefecer um pouco.
Depois molde broas com formato oval, dando golpes por cima com uma faca.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 190º.
Depois de frias passe-as por açúcar.
125 gr. de Mel
125 gr. de Açúcar
250 gr. de Água
125 gr. de Azeite
1 colher (de sopa) de Canela
1 colher (de chá) de Erva Doce
1 pitada de Cravinho Moído (não usei)
250 gr. de Farinha de Trigo
250 gr. de Farinha de Milho
Coloque no copo a noz e pique 15 seg., vel. 7.
Reserve.
Sem lavar o copo, junte a água, o azeite, o açúcar e o mel.
Programe 8 min., vel. 1, temp. 100º.
Junte os restantes ingredientes, excepto as farinhas, e programe 1 min., vel. 3.
Adicione por fim as farinhas, programe 5 min., temp. 100º, vel. 5.
Convém envolver bem com a espátula porque o copo fica bastante cheio.
Retire para uma taça e deixe arrefecer um pouco.
Depois molde broas com formato oval, dando golpes por cima com uma faca.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 190º.
Depois de frias passe-as por açúcar.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Espetadinhas de frango e bacon
3 peitos de frango
200 gr bacon fumado fatiado
sal e pimenta a gosto
pauzinhos de espetada
Cortam-se os peitos de frango em cubos de tamanho idênticos e temperam-se ligeiramente com sal e pimenta. Cortam-se as fatias de bacon ao meio e enrola-se cada cubo de frango num pedaço de bacon. À medida que se vão preparando os rolinhos, vão se espetando nos pauzinhos.
Colocam-se todas as espetadinhas num tabuleiro do ir ao forno e rega-se com um pouco de azeite ou vaqueiro liquida. Vai ao forno para cozinhar, durante cerca de 30 minutos, a 180º. Se preferir, e o tempo ajudar, pode assá-las no carvão, o que lhes dará um outro gostinho...
Acompanhei com:
Arroz de lombardo e bacon (uma ideia original de Kiduxa!)
Num tacho deitei uns cubos de bacon (que sobraram das espetadinhas), polvilhei com alho em pó e cebola laminada, reguei com um pouco de azeite e deixei refogar um pouco, depois juntei o arroz (cerca de uma mão cheia por cada pessoa), deixei-o fritar para ganhar gosto e depois de estar esbranquiçado adicionei lombardo já cortado em juliana e juntei a água já quente. Temperei com sal e deixei cozer o arroz durante cerca de 10 minutinhos.
As azeitona da fotos foram oferecidas por uma algarvia amiga e vizinha da minha mãe e como disse o Carlos, são um perigo (de tão saborosas!). Mãe, não te esqueças de agradecer por mim à "Mocha" !!
Etiquetas:
Acompanhamentos,
Arroz,
Bacon,
Frango
Creme para barrar «NUTELLA»
Creme para barrar «NUTELLA»
100 gr chocolate para culinária
100 gr avelãs
120 gr açucar
60 gr leite em pó
150 gr nata liquida
Trituram-se as avelãs e o chocolate alguns segundos na velocidade máxima, adicionam-se os restantes ingredientes e programa-se 3 a 4 min/vel. 6/temp. 70º, até obter um creme suave.
depois de pronto, deita-se num frasco.
Etiquetas:
Bimby,
Chocolate,
Doces e Compotas
Doce de Abóbora
Doce de abóbora
800 gr de abobora, descascada e limpa de sementes
500 gr de açucar
1 casquinha de limão
1 casquinha de laranja
1 pau de canela
Nozes a gosto (opcional)
Na Bimby:
Corta-se a abobora em cubos pequenos e deitam-se no copo, juntamente com as cascas de laranja e de limão e o açucar. Tritura-se durante alguns segundos até ficar quase em puré. Junta-se o pau de canela e programa-se 25 min/vel. 2/100º. Depois retira-se o copinho da tampa e coloca-se o cesto por cima, para evitar salpicos e programa-se mais 10 ou 15 minutos/vel. 2/ temp. Varoma. Findo este tempo, verifica-se a consistência, se ainda estiver muito liquido, repete-se o ultimo passo.
Juntam-se nozes picadas grosseiramente, antes de colocar o doce nos frascos (opcional).
Tradicional:
Num tacho deitam-se todos os ingredientes e põe-se no fogão, em lume brando. Vai-se mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, depois de cozido e bem apurado, retira-se o pau de canela e tritura-se com a varinha mágica.
Juntam-se nozes picadas grosseiramente, antes de colocar o doce nos frascos (opcional).
Em qualquer dos casos, deita-se o doce ainda quente em frascos esterilizados, tapam-se os frascos e metem-se de cabeça para baixo até arrefecerem, desta forma cria-se vácuo dentro do frasco e o doce conserva-se mais tempo.
Etiquetas:
Bimby,
Cozinha Tradicional,
Doces e Compotas
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Bolo de chocolate
Na sexta-feira houve um aniversariante lá por casa, como está de castigo, não houve festa de anos, nem bolinho de aniversário... para compensar os 'danos' no domingo fiz o bolo preferido dele (qualquer um que tenha muito, muito, muito chocolate!)
4 ovos (os meus tinham 270 gr)
o peso dos ovos em açucar (roubei um bocadinho de açucar, meti só 230 gr)
o peso do ovos em farinha (aqui também roubei um bocadinho... meti 250 gr)
1 chávena de leite
100 gr de chocolate em pó
1 frasco de Nutella
Batem-se as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado, aos poucos vai-se juntando a farinha que se vai alternando com pequenas quantidades de leite, de maneira a tornar mais fácil o bater da massa, depois junta-se o chocolate em pó e finalmente as claras batidas em castelo.
Vai cozer a 180º, durante cerca de meia-hora (depende do forno e do tipo de forma). Depois de cozido, desenforma-se, corta-se ao meio no sentido longitudinal, molha-se ligeiramente com leite simples ou com leite com chocolate (para os ainda mais gulosos!) e barra-se com uma camada não muito espessa de Nutella, sobrepõem-se as duas partes e cobre-se o bolo com Nutella, depois é só decorar a gosto e saborear (ok, também vale lamber os dedos... eheheh).
4 ovos (os meus tinham 270 gr)
o peso dos ovos em açucar (roubei um bocadinho de açucar, meti só 230 gr)
o peso do ovos em farinha (aqui também roubei um bocadinho... meti 250 gr)
1 chávena de leite
100 gr de chocolate em pó
1 frasco de Nutella
Batem-se as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado, aos poucos vai-se juntando a farinha que se vai alternando com pequenas quantidades de leite, de maneira a tornar mais fácil o bater da massa, depois junta-se o chocolate em pó e finalmente as claras batidas em castelo.
Vai cozer a 180º, durante cerca de meia-hora (depende do forno e do tipo de forma). Depois de cozido, desenforma-se, corta-se ao meio no sentido longitudinal, molha-se ligeiramente com leite simples ou com leite com chocolate (para os ainda mais gulosos!) e barra-se com uma camada não muito espessa de Nutella, sobrepõem-se as duas partes e cobre-se o bolo com Nutella, depois é só decorar a gosto e saborear (ok, também vale lamber os dedos... eheheh).
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Lasanha de aproveitamentos
Tinha no congelador uma caixa com vários pedaços de carne que foram sobrando de uma refeição aqui outra ali, mas que nunca chegavam para outra refeição de pelo menos um de nós, no frigorífico andavam duas costeletas grelhadas que sobraram de um almoço do fim de semana e ainda uma salsicha e meia de um jantar mais apressado. Cá por casa todo o mundo é fã de lasanha, e vai daí...
No copo meti meia cebola, 2 dentes de alho e um tomate maduro, programei 7seg/vel 5. depois juntei as carnes limpas e cortadas em pedaços, dei uns toques de turbo até a carne estar picada, juntei polpa de tomate e programei 10min/temp. 100º/vel. 2.
Quando acabou fiz a receita de bechamel, do livro base (600 gr leite, 60 gr farinha, 40 gr manteiga, sal, pimenta e noz moscada - 8 min./temp.90º/vel 4.
Depois disto foi só montar a lasanha no tabuleiro untado:
camadas sucessivas de folhas de lasanha, um pouco de bechamel e carne, sendo a última uma camada abundante de bechamel e por cima deita-se queijo ralado.
Vai ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos, ou o tempo suficiente para ficar douradinha, vejam lá se não apetece dar uma dentadinha...
No copo meti meia cebola, 2 dentes de alho e um tomate maduro, programei 7seg/vel 5. depois juntei as carnes limpas e cortadas em pedaços, dei uns toques de turbo até a carne estar picada, juntei polpa de tomate e programei 10min/temp. 100º/vel. 2.
Quando acabou fiz a receita de bechamel, do livro base (600 gr leite, 60 gr farinha, 40 gr manteiga, sal, pimenta e noz moscada - 8 min./temp.90º/vel 4.
Depois disto foi só montar a lasanha no tabuleiro untado:
camadas sucessivas de folhas de lasanha, um pouco de bechamel e carne, sendo a última uma camada abundante de bechamel e por cima deita-se queijo ralado.
Vai ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos, ou o tempo suficiente para ficar douradinha, vejam lá se não apetece dar uma dentadinha...
Etiquetas:
Aproveitamentos,
Bechamel,
Carne
Chicken Wings
Temperam-se as asas de frango (eram 20, acho eu...), com alho, sal, gengibre em pó, colorau, sumo de limão. deixa-se marinar durante pelo menos meia hora e fritam-se em óleo abundante.
Neste caso foram fritas na Actifry, que é outra amiga indispensável na nossa cozinha! Apenas uma colher de óleo deu para fritá-las todas!
Acompanhamos com arroz e salada.
Neste caso foram fritas na Actifry, que é outra amiga indispensável na nossa cozinha! Apenas uma colher de óleo deu para fritá-las todas!
Acompanhamos com arroz e salada.
Etiquetas:
Actifry,
Aves,
Carne,
Cozinha Tradicional
domingo, 18 de outubro de 2009
Cordon Bleu
Ingredientes:
4 bifes de peru
4 fatias de fiambre
8 fatias de queijo
1 ovo
pão ralado qb
Modo de preparação:
Abrem-se os bifes, temperam-se com sal fino e pimenta, em cima de cada bife coloca-se uma fatia de fiambre e duas de queijo (cortadas em 4 partes iguais, cada uma), fecham-se os bifes com palitos, passam-se por ovo batido e pão ralado e metem-se num tabuleiro, por cima de cada bife deitei umas gotas de vaqueiro líquida. Vai ao forno durante cerca de meia hora e está pronto! Podem ser fritos, em vez de feitos no forno.
Acompanha bem com qualquer coisa! Neste caso foi só uma bela saladinha de alface.
4 bifes de peru
4 fatias de fiambre
8 fatias de queijo
1 ovo
pão ralado qb
Modo de preparação:
Abrem-se os bifes, temperam-se com sal fino e pimenta, em cima de cada bife coloca-se uma fatia de fiambre e duas de queijo (cortadas em 4 partes iguais, cada uma), fecham-se os bifes com palitos, passam-se por ovo batido e pão ralado e metem-se num tabuleiro, por cima de cada bife deitei umas gotas de vaqueiro líquida. Vai ao forno durante cerca de meia hora e está pronto! Podem ser fritos, em vez de feitos no forno.
Acompanha bem com qualquer coisa! Neste caso foi só uma bela saladinha de alface.
Etiquetas:
Aves,
Carne,
Cozinha Tradicional
Dourada ao Sal
Ingredientes:
2 douradas
2 kg de sal
1 litro água
Ao comprar as douradas, não se pode pedir para tirar as escamas (muito importante!!!!) - apesar de que desta vez o marido esqueceu-se e elas foram arranjadas-.
Lavam-se e secam-se bem as douradas.
Na Varoma deita-se uma camada de sal, em cima do sal colocam-se as douradas e cobrem-se com o restante sal.
No copo deita-se a água, programa-se 10min./temp. varoma/vel. 2.
Quando o tempo acaba, tira-se rapidamente o copinho e mete-se a Varoma, programa-se 40 min/temp. Varoma/ vel. 4.
Para acompanhar cozi batatas, brócolos e couve-flor. A meio do tempo, coloca-se o cesto dentro do copo e retoma-se a cozedura. Não temperar o acompanhamento com sal, porque a água que vai escorrendo da Varoma é bastante salgada e vai dar gosto aos legumes.
Na cozinha tradicional, procede-se da mesma forma, colocando os peixes e o sal num tabuleiro e vai ao forno durante cerca de 40 minutos.
2 douradas
2 kg de sal
1 litro água
Ao comprar as douradas, não se pode pedir para tirar as escamas (muito importante!!!!) - apesar de que desta vez o marido esqueceu-se e elas foram arranjadas-.
Lavam-se e secam-se bem as douradas.
Na Varoma deita-se uma camada de sal, em cima do sal colocam-se as douradas e cobrem-se com o restante sal.
No copo deita-se a água, programa-se 10min./temp. varoma/vel. 2.
Quando o tempo acaba, tira-se rapidamente o copinho e mete-se a Varoma, programa-se 40 min/temp. Varoma/ vel. 4.
Para acompanhar cozi batatas, brócolos e couve-flor. A meio do tempo, coloca-se o cesto dentro do copo e retoma-se a cozedura. Não temperar o acompanhamento com sal, porque a água que vai escorrendo da Varoma é bastante salgada e vai dar gosto aos legumes.
Na cozinha tradicional, procede-se da mesma forma, colocando os peixes e o sal num tabuleiro e vai ao forno durante cerca de 40 minutos.
Etiquetas:
Bimby,
Cozinha Tradicional,
Peixe
Subscrever:
Mensagens (Atom)
