Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Creme para barrar «NUTELLA»

O frasco é o original, mas o conteudo foi made by me&bimby!

Creme para barrar «NUTELLA»

100 gr chocolate para culinária
100 gr avelãs
120 gr açucar
60 gr leite em pó
150 gr nata liquida

Trituram-se as avelãs e o chocolate alguns segundos na velocidade máxima, adicionam-se os restantes ingredientes e programa-se 3 a 4 min/vel. 6/temp. 70º, até obter um creme suave.
depois de pronto, deita-se num frasco.

Doce de Abóbora



Doce de abóbora

800 gr de abobora, descascada e limpa de sementes
500 gr de açucar
1 casquinha de limão
1 casquinha de laranja
1 pau de canela
Nozes a gosto (opcional)

Na Bimby:
Corta-se a abobora em cubos pequenos e deitam-se no copo, juntamente com as cascas de laranja e de limão e o açucar. Tritura-se durante alguns segundos até ficar quase em puré. Junta-se o pau de canela e programa-se 25 min/vel. 2/100º. Depois retira-se o copinho da tampa e coloca-se o cesto por cima, para evitar salpicos e programa-se mais 10 ou 15 minutos/vel. 2/ temp. Varoma. Findo este tempo, verifica-se a consistência, se ainda estiver muito liquido, repete-se o ultimo passo.
Juntam-se nozes picadas grosseiramente, antes de colocar o doce nos frascos (opcional).

Tradicional:
Num tacho deitam-se todos os ingredientes e põe-se no fogão, em lume brando. Vai-se mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, depois de cozido e bem apurado, retira-se o pau de canela e tritura-se com a varinha mágica.
Juntam-se nozes picadas grosseiramente, antes de colocar o doce nos frascos (opcional). 

Em qualquer dos casos, deita-se o doce ainda quente em frascos esterilizados, tapam-se os frascos e metem-se de cabeça para baixo até arrefecerem, desta forma cria-se vácuo dentro do frasco e o doce conserva-se mais tempo.

domingo, 18 de outubro de 2009

Dourada ao Sal

Ingredientes:
2 douradas
2 kg de sal
1 litro água

Ao comprar as douradas, não se pode pedir para tirar as escamas (muito importante!!!!) - apesar de que desta vez o marido esqueceu-se e elas foram arranjadas-.
Lavam-se e secam-se bem as douradas.
Na Varoma deita-se uma camada de sal, em cima do sal colocam-se as douradas e cobrem-se com o restante sal.
No copo deita-se a água, programa-se 10min./temp. varoma/vel. 2.
Quando o tempo acaba, tira-se rapidamente o copinho e mete-se a Varoma, programa-se 40 min/temp. Varoma/ vel. 4.



Para acompanhar cozi batatas, brócolos e couve-flor. A meio do tempo, coloca-se o cesto dentro do copo e retoma-se a cozedura. Não temperar o acompanhamento com sal, porque a água que vai escorrendo da Varoma é bastante salgada e vai dar gosto aos legumes.


Na cozinha tradicional, procede-se da mesma forma, colocando os peixes e o sal num tabuleiro e vai ao forno durante cerca de 40 minutos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Filet Mignon à la moutarde (Lombinhos de porco com mostarda)



1 ou 2 lombinhos de porco, conforme o tamanho deles
100 gr cogumelos frescos (ou uma lata ) - não usei
75 gr vinho da Madeira ou Vermute (eu usei vinho do Porto)
100 gr leite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 ou 3 colheres de café de mostarda (conforme o gosto)
1/2 caldo Knorr de galinha
2 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de maizena
sal e pimenta a gosto


Laminam-se os cogumelos, depois de bem lavados. Cortam-se os lombinhos em 'rodelas' e no cesto colocam-se em camadas alternadas a carne e os cogumelos.
Deita-se a cebola e os alhos no copo e tritura-se 5seg/vel. 5.
Terminado o tempo deita-se o leite, a mostarda, o vinho, o caldo knorr, o sal e a pimenta, mete-se o cesto no copo e programa-se 25 a 30 minutos, vel. 4, temp. 100º (eu coloquei 40 min no total, para a carne ficar bem cozinhada). E meio do tempo mexe-se o conteúdo do cesto (eu mexi 3 vezes durante a cozedura). no fim do tempo, tira-se a carne e os cogumelos para um prato de servir e reserva-se quente.
No copo junta-se a maizena e as natas e programa-se mais 3 min/temp. 80º, vel. 4.
Finalmente, deita-se o molho em cima da carne e serve-se de seguida.

Enquanto o carne cozinhou fiz um arroz de alho para acompanhar:

5 ou 6 dentinhos de alho que se esborracham com o cabo de uma faca
azeite
arroz 
águ
sal a gosto

Num tacho deitam-se os alhos e o azeite, até os alhos começarem a 'estalar', junta-se o arroz (uma mão bem cheia por pessoa) e deixa-se fritar até ficar branco. Junta-se a água já a ferver (o dobro da quantidade de arroz) e deixa-se cozer durante cerca de 10 minutos.

Se o arroz for feito com alhos da avó Caina, fica muito, mas muito melhor!! eheheheh (obrigada minha Kiduxa)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Açorda de gambas

Eu que nem gosto de açorda de marisco, vejam lá o que tive vontade de fazer ontem... enfim... esbarrei com a receita e pronto, teve de ser...

Para o fumet:
125 gr. cascas/cabeças de gambas
300 gr água

Na bimby:
Colocar tudo no copo, 5 min, temp. 100º, vel 3. No fim do tempo coar o liquido com o cesto e reservá-lo.
(Eu como sou mais prática usei fumet 'instantâneo', juntei-lhe água quente e já está!).

Tradicional:
Ferver a água com as cascas durante uns 8 minutinhos, coar e reservar o liquido.

Para a açorda:
500 gr pão
200 gr água
1/2 kg camarão
100 gr azeite (usei só 50gr)
8 dentes de alho (menos se preferirem)
coentros a gosto
sal e pimenta qb
picante a gosto

Parte-se o pão em pedaços e rega-se com o fumet.
Entretanto deitam-se os alhos, o azeite e os coentros no copo e pica-se durante 20 seg/vel 5. e de seguida programa-se 5 min/100º/vel.1.
Coloca-se a borboleta, junta-se o pão e a água, rectificam-se os temperos e junta-se o picante a gosto e programa-se 5min./100 º/vel 1. No final do tempo juntam-se os camarão e programa-se mais 5min/100º/vel 1.
Deita-se tudo numa travessa e junta-se um ou dois ovos batendo energicamente para misturar bem.

Tradicional:
Picar os alhos e os coentros para um tacho, juntar o azeite e refogar legeiramente. Juntar o pão e a água, rectificar temperos, juntar picante e deixar ferver, adicionar os camarões e fever mais um pouco. No fim deitar numa travessa e juntar dois ovos, que se batem energicamente.

Et voilá...

sábado, 12 de setembro de 2009

Boeuf Bourguignon

Boeuf Bourguignon de  La France Gourmande - esta receita pertence à cozinha regional francesa, mas fica aqui a tradução da mesma (e também a receita original)

Tempo de preparo: 01 min 09 h

Ingredientes para 6 pessoas
1,2 kg de carne de vaca para guisar
200 g de bacon
3 cenouras
3 cebolas grandes
2 dentes de alho
320 g de vinho tinto (Borgonha Passetoutgrain)
30 g de azeite
1 cubo de caldo de carne
salsa
Sal e pimenta

Preparação
Um dia antes, cuidadosamente limpa-se a carne e corta-se em pedaços de 1,5 centímetro, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se  marinar no vinho por 12 h (se preferir pode colocar também as cebolas, alhos e cenouras cortadas em rodelas). Coloca-se o alho e a cebola cortada no copo e programe 5 seg /vel. 5. Adicione as cenouras, descascadas e cortadas em fatias grossas, o bacon e o azeite, 3 mn/100 ° / Velocidade 1. Adicione a carne sem a marinada e progrma 8 mn/100 ° / vel 1. Adicione o vinho e o caldo de carne, cerca de 30 a 40 mn/100º / colher inversa . Sirva quente, decorado com salsa, e acompanhado de massa fresca ou batatas cozidas no forno.
 





Temps de préparation : 01 h 09 mn





Ingrédients pour 6 personnes

1,2 kg de boeuf à braiser (jumeau macreuse paleron ou gite de noix)
200 g de lardons
3 carottes
3 gros oignons
2 gousses d'ail
320 g de vin rouge (Bourgogne Passetoutgrain)
30 g d'huile d'olive
1 cube de bouillon de bœuf
persil
sel et poivre
Préparation

La veille, dégraisser soigneusement la viande et la couper en morceau de 1,5 cm de côté. La faire mariner dans le vin pendant 12 h. Mettre l'ail et l'oignon coupés en deux dans le bol et mixer 5 sec/vitesse 5. Ajouter les carottes épluchées et coupées en grosses rondelles, les lardons et l'huile d'olive et programmer 3 mn/100°/vitesse 1. Ajouter la viande égouttée et régler 8 mn/100°/vitesse 1. Ajouter le vin et le cube de bouillon, le sel et le poivre et régler environ 30 à 40 mn/100°/sens inverse/mijotage. Servir bien chaud décoré de persil, accompagné de pâtes fraîches ou de pommes de terre cuites au four.

domingo, 6 de setembro de 2009

Chamuças

Sexta-feira foi dia de jantar ligeiro.

Tinha umas folhas de massa filo que andavam meio perdidas no frigorífico e para as aproveitar fiz umas chamuças (já andava há muito para experimentar, porque não gosto das de compra e pensei 'se fosse eu a fazer talvez gostasse...').
Adaptei esta receita.

Para já, não usei massa folhada, usei massa filo, como disse anteriormente. A massa não era muita, portanto também não fiz a receita inteira:

1 cebola
1 dente de alho
1 tomate maduro (ou um pouquinho de polpa de tomate)
1 cenoura
1 malagueta pequena (ou mais, conforme o gosto)
250 gr de carne de vaca picada
1 colher de sopa de farinha de milho
1 colher de chá de caril (usei uma mistura das Antilhas chamada COLOMBO)
1 raminho de coentros
1 esguicho de vinagre (quantidade a gosto)
20 gr azeite

Cebola, alho, tomate, cenoura, malagueta. coentros e azeite 7 seg/vel 7.
A seguir 3 min/100º/vel 2 para refogar.
Juntei a carne, farinha, vinagre e colombo e programei 10 min/temp. Varoma/vel. 2.

Depois foi só cortar a massa em quadrado e formas as chamuças, que foram ao forno pinceladas com gema de ovo batida.

Bon appétit!

Além das chamuças, papámos uma focaccia (de compra, mas muito boa!) de três queijos e fiz uma salada com folhas de alface, uma embalagem pequena de mozzarela fresca em bolinhas, tomate cereja e umas nozes pecãs para complementar, temperei com sal, um fio de azeite e vinagre balsâmico (temos pena, mas desta não há fotos...)





PS: Eu estava certa! Feitas por mim, são bastante mais comestíveis! lol

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tiramisu


Ingredientes:
3 ovos
500gr mascarpone
120gr açucar
palitos la reine
café forte q.b.
rum ou whisky ou Kalua a gosto
cacau em pó para polvilhar

Modo de preparação:
Faz-se o café forte e adiciona-se a bebida alcoólica.
Batem-se as claras em castelo (se for na Bimby, 3 min/vel 6 com a borboleta, retiram-se do copo e reservam-se numa taça).
Mexem-se as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado (3 min/vel 5).
Junta-se o mascarpone e bate-se bem (2min/vel 4).
Finalmente juntam-se as claras em castelo.

Num pirex ou forma desmontável (como eu fiz), coloca-se uma camada de palitos la reine embebidos na mistura de café e licor, por cima deita-se metade do creme, seguida de mais uma camada de palitos la reine e para terminar, o restante creme. Polvilha-se com cacau em pó, para o retoque final...

Pão de pirex

 
Ingredientes

175 gr de agua
20 gr de azeite
15 gr de fermento de padeiro fresco
300 gr de farinha (se durante o amassado for necessario mais, junta-se + um pouco)
1 colh de café de sal

Preparação

Colocar no copo, a agua, o azeite e o fermento de padeiro, programar 2m, 37º, veloc 2. De seguida adicionar a farinha, o sal e programar 10s, veloc 6 e depois 2m veloc. espiga.

Enquanto está a amassar verificar através do bucal  se a massa está descolada das paredes do copo, se não está (nem todas as farinhas absorvem os mesmos liquidos) juntamos pouco a pouco mais farinha até a massa começar a descolar das paredes do copo.

Enfarinhamos as mãos, retiramos a massa e passamos para um local enfarinhado, damos a forma à massa e pomos dentro de um pirex c/tampa, previamente pincelado c/azeite e fazemos uns cortes rápidos, pincelamos c/azeite e polvilhamos c/farinha.

Levar ao forno em frio a 220º durante uns 40 a 50m, até que o mesmo esteja dourado.

Queijo fresco e Requeijão

À terceira tentativa, o queijinho fresco ficou quase quase P-E-R-F-E-I-T-O!!!

A receita original está no forum bimby:




Ingredientes:
1 litro LEITE GORDO FRESCO DO DIA
120 gr. leite gordo em pó
20 gotas de coalho líquido
1a colher de chá de sal

Preparação:
Colocar o leite líquido e o em pó no copo, misturar 10 Seg., Vel. 4. 
Em seguida, programar 5 Min., Temp. 37°, Vel. 2.
Colocar 20 gotas de coalho líquido e misturar 2 Min., Vel. Colher (mexer suave).
Deixa-se arrefecer à temperatura ambiente, sem mexer (cerca de 1 ½ hora)
Passado este tempo dão-se uns cortes para que o soro se solte melhor e deixa-se descansar mais 1 hora.
Depois verte-se para um passador de rede fina para que saia todo o soro.
Mexe-se com a ajuda de uma colher para que todo o soro saia para a taça em baixo.
Passa-se o queijo para o cesto 
Por baixo coloquei papel de cozinha para ir ensopando o soro.
Vai-se apertando aos poucos para que tome a forma do cesto e deixa-se um par de horas para que todo o soro saia lentamente.

Também fiz Requeijão, mas só consegui um pedacinho tão pequenino que não tive tempo de tirar foto...
Coloca-se o soro que saiu da 'pasta' anterior num tacho a ferver durante alguns minutos.
Com a ajuda de uma espumadeira vai-se retirando o requeijão que vem acima e coloca-se num cestinho (eu meti-o num papel vegetal).


Nota pessoal: as duas tentativas anteriores tinham sido com coalho em pó e não resultaram nada bem. Com o coalho liquido ficaram muito bons! Já posso voltar a tentar.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Legumes à minha moda

Ingredientes:
- duas cenouras, cortadas em rodelas
- uma courgete, não muito pequena, cortada em cubos
- 500 gr de feijão verde cortado em pedaços
- 1 tomate grande bem maduro
- 100 gr de bacon às tirinhas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 20 gr de azeite
Preparação:
Deitar no copo o azeite, a cebola cortada ao meio e o dente de alho (junto sempre o azeite antes de picar a cebola e o alho, porque assim eles não ficam tão dispersos dentro do copo), programar 5 seg / vel 7. Juntar o tomate sem pele e sem grainhas e o bacon. Programar 3.5 min/100º/vel 1. De seguida juntam-se os legumes e programa-se entre 20 e 25 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços de feijão.
Findo este tempo , é só saborear... estes foram acompanhamento de uns belos bifes grelhados!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bimbices de ontem e de hoje...

23 de Agosto de 2009


Depois de pesquisas aturadas, sempre se conseguiram alguns resquícios bimbólicos de ontem:

Bolo do Caco:
- 300 gr de água
- 1 c café sal
- 70gr batata doce
- 1 saq. fermento para pão
- 1 dente de alho
- 250 gr farinha
Colocar 200 gr de água no copo, o sal, a batata descascada e programar 25 min/100º/vel. 1.
Depois da batata cozida, escorrer bem a água e reduzir a puré 30 seg./vel. 4.
Juntar o fermento, o resto da água, o alho, o sal e programar 1 1/2 min./50º/vel. 2.
Adicionar a farinha e programar 30 seg./vel.6 até a massa ficar elástica.
Formar bolas achatadas com cerca de 1 cm de espessura.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar as rodelas de massa, uma a uma, cerca de 8 minutos, virando de vez em quando até estarem douradinhas.

in A Bimby Na Cozinha Tradicional Portuguesa e no fórum dos bimbólicos

O resultado foi este:

Manteiga de Alho e Salsa para acompanhar o Bolo do Caco:
2 pacotes de natas
3 dentes de alho
salsa q.b.

Deitar as natas bem geladinhas no copo, programar 5 min./vel. 7 (eu usei vel. 9).
Verificar se o soro está separado, se não colocar mais 2 ou 3 min.
Juntar os alhos e a salsa e programar mais 1 ou 2 min/vel. 7.
Retira-se do copo, coloca-se no cesto da Bimby, lava-se com água fria e corrente.
Absorve-se o excesso de água com papel e cozinha.
Broa de milho
há várias receitas no forum

Biscoitos de Canela e Erva Doce:

E aqui ficam os de hoje!

Bolo de Claras do livro base, à volte coloquei leite condensado de chocolate:

Bolo de Claras (versão Torta de Claras -lol- o recheio foi de leite condensado com chocolate)
esta foi para oferecer a uns amigos e a bolita escura em cima do tabuleiro é uma flor de chá , ver aqui


E o jantar foi chilli com carne, receita do livro base (muito bom! foi a primeira vez que fiz e vou certamente repetir), uns misturaram com o arroz:
outros quiseram separar as águas...

3 comentários:

Kiduxa disse...
Heheh! Passámos metade do nosso fim-de-semana a cozinhar! Somos umas fantásticas! hihih
sarokas disse...
Tu és fantástica! Foi um fds cheio de bimbalhices, hihihih
Célia Novais Rosado disse...
Bigada amigas!!! Somos todas fantásticas! eheheh Brevemente haverá novidades...

Ontem fiz destes...

9 de Agosto de 2009


E a receita está aqui.

Além destes também fiz dois gelados, um de baunilha e um de chocolate. Este ultimo valeu-me um grande elogio! O Miguel disse «gosto mais deste gelado de chocolate do que dos de compra!» Ora, para quem conhece o Miguel, isto é de facto uma vitória! Ah, e há uns dias (antes das férias para ser mais precisa) tinha feito doce de ginja que os pimpolhos também apreciaram bastante.

4 comentários:

Kiduxa disse...

Que grande elogio à "mãe" Rosada!!!!

Kiduxa disse...

Não digas é de que é feito o bolo! hihih

sarokas disse...

Andas sempre a bimbar, força.
Eu fiz o doce de manga do livro dos doces e digo-te que fica muito boa. Esta semana vou estrear-me nas compotas depois mostro o resultado.

Isso não se faz, andar a comprar as pobres crianças pela boca, ai, ai, ai!!!

Gigi disse...

Anda uma pessoa a tentar fazer dieta e a menina aqui a postar coisas saborosas.

malvada.

Hoje quando cheguei a casa fiz...

31 de Março de 2009




Bons!!! E bimbólicos! É a receita das madalenas do livro base.

5 comentários:

Fátima disse...

Parabéns! o blog estás lindo!

Bolinhos..nham, nham...deixa o Carlos e casa comigo loool

beijinhos para os dois

Fátima

sarokas disse...

Hummm que aspectos deliciosos..
Pena que vivamos tão longe!!

Kiduxa disse...

Nham, nham!

Papas disse...

OK. tb quero um destes!

Ana Maria disse...

Tambem já fiz. Mas não devia, porque depois como. Ai, ai.
Bjinhos